O que é uma loja de EPIs?

EPIs são Equipamentos Proteção Individual obrigatórios previstos na Norma Regulamentadora 6 (NR6), proposta pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Sua função é garantir e prevenir a integridade dos colaboradores que exercem atividades consideradas nocivas à saúde e com potencial de risco à sua segurança.

Cada área de atuação requer um equipamento de proteção específico e é de responsabilidade do empregador e especialista conceder esses materiais para o funcionário conforme cada atividade exercida, ainda que seja dentro de uma mesma área ou profissão. 

Como exemplo, podemos citar um canteiro de obras.

Nesse caso, é necessário que os pedreiros tenham um tipo de proteção, administradores outras, funcionários que devem ficar em andaimes e assim por diante.

Cada uma com sua função e seu equipamento adequado.

Mas, voltando aos equipamentos, entre eles estão capacetes, luvas, máscaras, óculos, botas, entre muitos outros.

Para saber mais sobre os EPIs e onde encontrar os melhores equipamentos, confira o conteúdo exclusivo que preparamos a seguir. 

Leia a seguir:

Qual a importância dos EPIs? 

Manter a segurança do colaborador deve ser uma das prioridades da empresa, independente de seu segmento, e um dos meios de garantir a segurança no dia a dia é pelos EPIs.

A maior importância dos Equipamentos de Proteção Individuais é evitar os acidentes de trabalho, sendo benéfico tanto para o trabalhador, que é prioridade, quanto para o empregado!

Por mais que falamos constantemente que é extremamente necessário proteger o funcionário, na prática nem sempre é isso que acontece. 

De acordo com dados publicados pelo Ministério do Trabalho e Previdência de 2019, conseguimos entender esse cenário.

O número de acidentes no Brasil chega a 586.857 no ano, sendo que nos registros – em separado dos dados totais – de acidentes sem Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) chega a 99.118.

O Brasil está apenas atrás da China, Estados Unidos e Rússia no Ranking de Acidentes Fatais e, esses registros mostram que os mais comuns são por queda, choque e lesões. Assustador, né?

Diante desse cenário, entendemos porque é tão importante usar os EPIs, e levantamos também outra questão: a fiscalização. 

Toda empresa está sujeita a ter suas atividades fiscalizadas pelos agentes regulatórios.

Normalmente, elas ocorrem sem agendamento e com qualquer fim, seja para verificar os EPIs ou as situações trabalhistas contratuais. 

Por meio dessas fiscalizações, o Ministério do Trabalho e Emprego consegue garantir a execução das leis trabalhistas de segurança. 

Quais áreas precisam utilizar EPIs?

É difícil listar todas as áreas que precisam utilizar os EPIs, pois todas as que submeterem os trabalhadores a qualquer risco de segurança devem incorporar os acessórios ao seu dia a dia. 

Só para você ter uma ideia, os EPIs são necessários desde os cozinheiros – atividade mais comum – aos pilotos de avião.

Ainda sim, vamos destacar para você quais são as principais áreas, de modo a facilitar o entendimento da importância dos equipamentos de proteção individual. 

Construção Civil 

Os equipamentos de proteção são muito comuns na rotina dos profissionais da construção civil, seja pelos pedreiros ou engenheiros. 

A periculosidade dessa atividade requer uso de coletes, capacetes, luvas e óculos

Esses equipamentos fazem parte dos protocolos de segurança da área para evitar acidentes de trabalho, desde os mais leves aos mais graves. 

Atividades de serviço público de segurança

Os colaboradores responsáveis pela integridade da população também são obrigados a utilizar itens de proteção individual.

Entre esses colaboradores estão:

  • Os policiais, devido ao contato de armas de fogos e armas brancas, devem utilizar coletes a prova de balas; 
  • Os bombeiros devem utilizar capacetes, roupas especiais, óculos que protegem contra o fogo;
  • Os militares, que utilizam, também, coletes a prova de bala e semelhantes.

Eletricistas e semelhantes

Os eletricistas de alta-tensão têm contato constante com situações que podem colocar sua vida em risco devido suas atividades com a alta eletricidade, cabos, fios etc. 

Os principais EPIs são óculos de proteção e luvas adequadas.

Mas vai muito além disso! Esses profissionais precisam de um plano completo de prevenção a acidentes.

Além dessas atividades há muitas outras que utilizam esses acessórios como profissionais que mexem em maquinários pesados, produtores rurais, petroleiros e madeireiros.

Vamos reforçar que qualquer área que pode, de alguma forma, lesionar a saúde do profissional, deve ter o equipamento de proteção à disposição. 

Quais os EPIs mais conhecidos do mercado?

Conforme falamos acima, os EPIs são obrigatórios em muito mais funções do que imaginamos e há uma imensidão de produtos disponíveis no mercado. 

Com isso, elegemos os mais conhecidos no mercado. Veja abaixo: 

Proteção da cabeça

Os equipamentos destinados à proteção da cabeça são os tão conhecidos capacetes

Apesar de parecer óbvio, há diferentes modelos disponíveis no mercado e cada um para uma função diferente. 

Há modelos que são ideais para impacto por objetos; modelos para proteger contra choques elétricos e proteção para contato com agentes térmicos. 

Além de modelos com aba total, frontal e sem aba. 

Cada um deles é específico para uma atividade, ambiente interno e externo, proteção da face ou não, que devem ser utilizados em alturas ou não, entre outras especificações.

Proteção auditiva

Para proteger a audição é necessário utilizar protetores auriculares, tampões ou abafadores auditivos

Eles são usados normalmente para evitar qualquer barulho alto, principalmente de maquinários, que podem afetar de qualquer forma ou intensidade a audição do trabalhador. 

Proteção facial

Para proteção facial é necessário utilizar óculos, viseiras e máscaras de proteção. 

Assim como os EPIs citados acima, existem proteções faciais de diversos tipos. 

Cada EPI é utilizado conforme o local onde o colaborador é exposto. 

Ou seja, há opções para manusear produtos químicos, quentes, pesados, se é para ser utilizados em ambientes internos e externos, entre outros.

Proteção das mãos e braços

Para proteção das mãos e braços, o ideal é utilizar luvas, mangotes e abraçadeiras.

Assim como falamos acima, é essencial identificar, em primeiro lugar, a atividade em que o EPI vai ser utilizado para, depois, entender de quais materiais eles precisam ser feitos.

O que é uma loja de EPI?

Te explicamos o que são EPIs e para que eles servem, agora vamos te mostrar onde encontrá-los.

As lojas de EPI são locais, virtuais ou físicos, especializados em oferecer esses equipamentos com todas as exigências previstas pelas leis de trabalho. 

A PreveOeste é a principal delas. 

Em nossa loja virtual estão disponíveis os acessórios que atendem todas as áreas de trabalho, garantindo a segurança de todos os seus colaboradores.

E, vale ressaltar: temos o compromisso de garantir e tornar acessível a utilização deles, independente dos portes de empresas e áreas que necessitam dessa atenção redobrada. 

Entre em contato conosco e garanta o melhor custo-benefício do mercado, na maior loja de EPIs online da região!