Saiba quais são as diferenças das luvas de alta temperatura e de baixa temperatura
Um importantíssimo Equipamento de Proteção Individual (EPI), as luvas térmicas tem a função de proteger as mãos de temperaturas negativas e/ ou positivas, isso significa que ela é indicada para profissionais que trabalham em contato com superfícies ou em ambientes com essas características, como é o caso de frigoríficos, fornos, indústrias, metalurgia, entre outros.
Pode parecer algo não tão complexo, porém, é preciso estar atento, pois não basta a luva ser para o trabalho em temperatura.
Porém é necessário que cada luva seja a ideal e a certa para o tipo de temperatura que o colaborador irá mexer, ou seja, existem luvas específicas para altas temperaturas e para baixas temperaturas.
Por isso, para garantir a proteção dos seus colaboradores contra lesões e acidentes, é essencial saber qual a luva para proteção térmica ideal para cada tipo de trabalho executado pelos funcionários. Saiba quais as diferenças entre elas abaixo.
Leia a seguir.
- Qual a diferença das luvas de alta temperatura e baixa temperatura?
- Quais áreas necessitam usar as luvas térmicas?
- Qual a importância de utilizar as luvas térmicas?
- Encontre as melhores luvas térmicas aqui!
Qual a diferença das luvas de alta temperatura e baixa temperatura?
A grande diferença entre as luvas de alta e baixa temperatura é o tipo de material que elas são feitas, pois é de acordo com o material, que a proteção acontece.
Dessa forma, se o colaborador precisa se proteger do calor, ele vai precisar de luvas feitas com materiais específicos para isso, já se for temperaturas extremamente baixas, as luvas adquiridas serão confeccionadas com outro tipo de material para essa finalidade.
Sendo assim, confira abaixo os tipos de luvas para cada finalidade, temperatura baixa e alta:
Luvas para temperaturas altas
Para escolher a luva ideal para altas temperaturas é necessário avaliar qual a temperatura máxima da fonte de calor e por quanto tempo o trabalhador ficará exposto ao ambiente.
A partir disso, é possível analisar e escolher qual o EPI ideal para as mãos, e qual é o mais indicado ao serviço.
Veja a seguir algumas opções oferecidas pelo mercado:
Luva de silicone para alta temperatura
Indicadas para temperaturas até 500°C, as luvas de silicone para altas temperaturas são impermeáveis e oferecem muita resistência, além de proteger contra queimaduras.
Contém punho alongado, além das mãos auxilia na proteção do antebraço. Além disso, a palma antiderrapante evita o deslize dos objetos manuseados.
Esta luva é flexível e confortável, tem alta durabilidade e de fácil higienização.
Luva de fio térmico com látex
A luva de fio térmico com látex tem composição de látex, o que possibilita o manuseio de peças úmidas ou oleosas com segurança.
Sua proteção térmica chega a 250°C e proporciona resistência mecânica, e alta proteção para trabalhos que envolvam riscos combinados térmico e mecânico.
Luvas em fibra de Kevlar
As luvas em fibra de Kevlar são equipamentos que oferecem resistência mecânica e para alta temperatura.
O material tem espessura mais fina com destreza e alto nível de sensibilidade tátil.
Sua resistência chega a 500 °C, quando recoberta de silicone, e até 250 °C combinada com outros materiais, que podem ser fios de aço, látex natural, fibras de vidro, fibras sintéticas e revestimento nitrílico.
Luva em couro
As luvas feitas em couro também são ótimos equipamentos para proteção de atividades em alta temperatura.
Sua proteção térmica resiste a 350 °C e é indicada para trabalhos como soldagem.
Ela também apresenta ótima resistência para manusear agentes mecânicos.
Podemos ver sua maior utilização na indústria naval, automotiva, siderúrgica e metalúrgica.
Luva de fio thermastat
A luva de fio thermastat é produzida com fio de alta tecnologia, exatamente para a proteção térmica.
O equipamento oferece segurança contra temperaturas extremas de -30 a 100 °C, ideais para ambientes com riscos físicos mistos.
Luvas para baixas temperaturas
Atividades realizadas em temperaturas extremamente baixas também são prejudiciais ao trabalhador que as executam sem proteção alguma.
Por isso, o ideal é utilizar luvas para proteger as mãos contra lesões e queimaduras de pele, evitando até mesmo congelamento ou atrofia.
As luvas térmicas mais simples já oferecem uma boa solução, mas no mercado existe uma variedade de luvas capazes de oferecer grande proteção para condições de baixas temperaturas.
Luva de nylon
Uma boa opção para baixas temperaturas é a de nylon.
O modelo é confeccionado em tecido de poliéster e possui tratamento de impermeabilização em resina e regulagem no pulso. Além disso, a parte interna do equipamento é revestida com manta de poliéster.
Dessa forma, esse tipo de luva térmica é indicado para pessoas que trabalham em câmaras frias e altas temperaturas em geral.
Esses itens têm uma forte resistência térmica, garantindo a proteção das mãos em temperaturas de até -35 ºC.
Luva de Therma
Luva de segurança tricotada com fibras térmicas de poliéster e spandex, sem emendas, ambidestra.
O equipamento oferece segurança contra temperaturas extremas -10°C.
Luva Frio
Luva de segurança confeccionada com fios compostos de fibra acrílica, sintética e natural com revestimento de PVC, com proteção também no punho.
Indicada para trabalhos leves e médios, protegendo o usuário contra agentes mecânicos e atividades sob temperaturas de até -35°C.
No manuseio de peças frias, em atividades desenvolvidas em ambientes frios ou controlados.
Quais áreas necessitam usar as luvas térmicas?
Esse tipo de EPI é recomendado para os seguintes setores operacionais:
- Indústrias Alimentícias;
- Indústrias em geral;
- Portos e Terminais de cargas frias;
- Manipulação de empilhadeiras em ambientes refrigerados;
- Frigoríficos;
- Entre outras
Qual a importância de utilizar as luvas térmicas?
A luva de proteção resistentes à temperatura é muito importante para a segurança do profissional que lida diretamente com ambientes ou com itens muito aquecidos ou muito frios.
Tanto o calor excessivo quanto o ambiente muito frio são fatores de risco para a saúde do trabalhador. O objetivo das luvas é proteger o profissional de queimaduras e acidentes.
Sendo assim, é indispensável que o colaborador esteja devidamente protegido.
As luvas de proteção garantem que as mãos não tenham contato direto com a temperatura, evitando que o profissional sofra qualquer tipo de dano em sua pele.
Encontre as melhores luvas térmicas aqui!
Agora que você já sabe a diferença entre as luvas de alta e baixa temperatura, e que também obteve informações da importância do uso desse EPI, o próximo passo é adquirir o equipamento em um lugar de qualidade e confiança.
Aqui na PreveOeste temos os mais diversos tipos de luvas, com os melhores materiais, tamanhos e preço para proteger seus colaboradores.
Por meio de nossa loja virtual, você poderá conhecer nosso catálogo de luvas resistentes à temperaturas, além de ter acesso a todos os nossos produtos. Somos a maior loja de EPI online da região.
Não se esqueça: nos siga no Instagram para ver todas as novidades da área, acompanhe nosso canal no YouTube e fique bem informado através do blog!
Esse conteúdo te ajudou? Então explore nosso blog, que tem muito mais!