Conheça quais são os EPIs para soldadores e qual é a importância de cada um deles para a proteção do trabalhador.

O soldador é um profissional que precisa lidar, diariamente, com muita luminosidade e altíssimas temperaturas, o que, consequentemente, causa riscos de danos bem severos para a saúde.

Por isso, é muito importante que as empresas que possuam atividades relacionadas ao processo de solda, redobrem a atenção com relação ao controle dos riscos dos profissionais dessa área.

Para isso, é necessário equipar todo o local de trabalho do soldador, com os EPIs considerados essenciais.

Pensando nessa necessidade de algumas empresas, preparamos este post para falar um pouco mais sobre quais são os EPIs indicados para soldador, e os 7 principais utilizados para o exercício essa função. 

Leia a seguir:

EPI para soldador – quais são os riscos de trabalhar com solda?

Os profissionais em soldagem lidam, diariamente, com riscos tanto físicos, como químicos e mecânicos, incluindo situações de corte, abrasão, perfuração, exposição à radiações ultravioletas e infravermelho, altas temperaturas e muito mais.

No caso dos riscos químicos, o mais impactante é a reação da fusão do metal, que ocorre naturalmente durante o processo executado pelo soldador, e libera fumos metálicos.

Isso faz com que os profissionais fiquem expostos a uma grande diversidade de metais, o que é muito prejudicial para a saúde no longo prazo.

Outro risco importante que devemos mencionar com relação ao trabalho dos soldadores, é a inalação de poeiras tóxicas, que pode acontecer em níveis variados. Assim como os riscos ergonômicos, derivado das posições utilizadas no dia a dia de trabalho.

7 EPI’s indispensáveis para soldador

Quando o assunto é EPI para soldador, muitas empresas acreditam que é necessário oferecer apenas proteção para a região dos globos oculares, e para a face do profissional que lida diretamente com solda.

Contudo, todo o corpo precisa ser protegido nesse tipo de trabalho.

Tanto os membros superiores, como o tronco e os membros inferiores, precisam receber proteção durante trabalhos e processos realizados com solda. Por isso, confira a seguir os melhores EPIs para soldadores que a sua empresa precisa garantir:

Máscara para solda

Existem 2 tipos de máscaras para soldar: as máscaras passivas e as ativas. As máscaras para solda passivas não são capazes de reagir com a luz, o que quer dizer que elas sempre ficam no modo de proteção.

Por outro lado, as máscaras de solda ativas são capazes de reagir, e interagir com a luminosidade gerada durante os processos de proteção. Nesse caso, elas começam a escurecer assim que captam algum sinal de luz.

No caso das máscaras de solda passivas, alguns modelos permitem ajustar a intensidade do filtro, para que a usabilidade seja mais eficiente no dia a dia.

Independente de qual modelo for utilizado, é obrigatório que os profissionais utilizem óculos de proteção sob as máscaras.

Respirador

Quando estamos falando sobre trabalhos de solda, ter uma proteção respiratória é mais do que obrigatório e necessário.

Os profissionais que atuam nessa área, precisam utilizar ao menos os respiradores com filtro do tipo PFF2, que ajudam a proteger tanto contra poeira, como também contra fumos metálicos, sendo a máscara mais indicada para solda.

Além disso, vale a pena investir em sistemas de exaustão para dispersar os fumos metálicos que são gerados por conta do processo de soldagem. 

Desse modo, ao investir nesses sistemas, é possível diminuir ainda mais a exposição dos profissionais a esses contaminantes.

Óculos de proteção

Como comentamos mais acima, o uso de óculos de proteção em processos de solda é obrigatório. Por isso, esse epi para soldador não poderia faltar, de forma alguma, em nessa lista.

Os óculos de proteção precisam contar com proteção contra raios UV, e serem utilizados sob as máscaras de solda. Portanto, podemos considerar esses dois EPIs como os principais, e mais essenciais para qualquer soldador.

Além de ajudar a proteger os olhos da luminosidade e radiação, os óculos de proteção para solda também evitam que as partículas entrem em contato direto com os olhos dos profissionais, o que causa danos irreversíveis para a visão.

Luvas de segurança

As chamadas luvas de segurança, por sua vez, ajudam na proteção mecânica e na proteção térmica das mãos.

Geralmente, as melhores luvas de segurança para soldadores são as produzidas em materiais de couro como a luva de raspa, mas existem diferentes tipos desse material. 

Elas ajudam a reduzir o contato com o calor, que é produzido durante a soldagem, e contra possíveis respingos advindos dos metais que são gerados na fusão.

Na hora de adquirir as luvas de segurança, é essencial conferir se elas são específicas para soldas.

Avental também é um epi para soldador

O avental de soldar, mais conhecido como de raspa, é um dos EPIs considerados básicos no serviço de soldagem.

Ele pode ser confeccionado em fibras, couros e diversos outros tipos de materiais. Mas o ponto mais importante de se analisar, é se ele realmente é resistente, e se consegue proteger o corpo do profissional contra o calor, e contra os respingos de metais líquidos.

Calçado adequado

Para os trabalhos de solda, os profissionais devem utilizar calçados que ajudem a proteger os pés em casos de quedas de objetos, respingos de líquidos quentes e contra o calor.

Por isso, indica-se o uso de mais esse epi para soldador, que ajuda a evitar alguns graves acidentes durante a execução do trabalho.

EPI para soldador protetor auditivo

Por fim, o último EPI que não pode faltar na vida de um soldador é o protetor auditivo. Afinal, os trabalhos com solda são altamente prejudiciais para os ouvidos.

Para determinar qual protetor auditivo utilizar, é necessário avaliar a quantidade de ruído do ambiente de trabalho durante os processos de solda. Se o ruído médio passar de 85 dB, torna-se obrigatório utilizar protetores auditivos.

Fonte/Reprodução: Freepik

Bônus: Importância do EPC para o Soldador

Além dos EPIs, a adoção de EPCs, que são os equipamentos de proteção coletiva, também podem beneficiar, e muito, o trabalho dos soldadores na sua empresa, principalmente por oferecerem uma proteção geral para o ambiente de solda.

Algumas recomendações de EPCs que valem a pena investir e equipar o local de trabalho dos soldadores são:

  • Cortinas anti-chamas para soldagem;
  • Sistemas de exaustão, e os
  • Sistemas absorventes de ruídos (BAFFLE).

Outro ponto importantíssimo é garantir que a ventilação da área de trabalho dos soldadores seja ideal, bem como a calibração dos exaustores e todas as sinalizações de segurança.

Onde encontrar equipamentos de proteção para soldador?

Agora que você já sabe quais são os EPIs essenciais para soldadores, porém sabe aonde encontrar equipamentos de proteção? acesse a loja virtual da PreveOeste e encontre vários tipos de produtos de segurança não só para o soldadores mas para diversos segmentos.

Somos a maior loja de EPI online da região, possuímos uma variedade de produtos de limpezaequipamentos de proteção, descartáveis impermeáveis com os melhor preço, acesse já nosso site ou compre em nossa loja física.