Você sabe quais são os EPI para Cozinha Industrial?

Os profissionais de cozinhas industriais precisam ter à disposição, os EPIs certos para executar as suas atividades com excelência. Mas também para entregar pratos e alimentos seguros aos clientes e consumidores.

Nesse sentido, as empresas com cozinhas industriais, precisam se esforçar em adquirir todos os EPIs necessários, para ajudar a minimizar os vários riscos que o trabalho em cozinha industrial pode oferecer aos profissionais.

Por isso, decidimos montar esse post, para te contar melhor quais são os reais riscos presentes dentro das atividades em cozinhas industriais, e quais EPIs são necessários para lidar com eles.

Um ponto muito importante de destacar, é que a não utilização dos EPIs corretos dentro das cozinhas industriais, pode levar a vários acidentes de trabalho.

Bem como ao surgimento de algumas doenças ocupacionais, as quais é possível evitar facilmente apenas com os equipamentos corretos.

Dessa forma, saber quais são os EPIs corretos para se utilizar na cozinha industrial, é mais do que fundamental tanto para proteger os profissionais da empresa, como para manter a empresa dentro da legislação, e evitar problemas judiciais.

Então, continue a leitura para entender como você pode minimizar a exposição aos riscos dentro das cozinhas industriais, utilizando os EPIs certos.

Leia a seguir:

Quais são os riscos dentro da cozinha industrial?

Muitas empresas não estão cientes sobre quais são os riscos dentro da cozinha industrial. Mas é fundamental conhecê-los, para saber como evitar acidentes de trabalho e preservar a saúde dos seus funcionários.

A cozinha industrial, de modo geral, conta com diversos riscos em todos os seus ambientes.

Por isso, os EPIs para esses espaços são altamente recomendados. Afinal de contas, apenas com os equipamentos de proteção certos, os profissionais conseguem ter uma alta produtividade.

Dentro de cozinhas, é necessário ter muita atenção em todos os momentos, pois um erro simples e pequeno, pode acabar levando a um acidente fatal. 

No geral, os riscos dentro das cozinhas industriais variam de um local para o outro. Assim, quem precisa realizar a avaliação e definir quais equipamento são essenciais, é o agente de risco.

Portanto, o primeiro passo para definir o EPI para a sua cozinha industrial, é fazendo o PPRA. 

O PPRA consiste em um programa de prevenção de riscos que surgiu com a iniciativa de conseguir identificar previamente, os possíveis riscos do ambiente, e definir uma boa estratégia de segurança para os colaboradores.

Contudo, todas as cozinhas industriais contam com algumas espécies de riscos comuns, e que podem acontecer com mais frequência. Conheça melhor sobre quais são eles a seguir:

Fonte/Reprodução:Freepik

Choques

Por conta das diversas máquinas elétricas que fazem parte das cozinhas industriais, há um elevado risco de choques térmicos, principalmente quando os funcionários manuseiam equipamentos metálicos estando com as mãos molhadas.

Queimaduras

Como já é de se esperar, um dos riscos mais comuns dentro das cozinhas industriais, são os riscos de queimaduras.

Afinal, os colaboradores lidam, diariamente, com óleo quente, fornos e panelas.

Cortes

Outro risco bem comum dentro das cozinhas industriais, é o de corte ou de perfuração, devido ao uso de objetos cortantes. 

Nesse tipo de risco, a melhor forma de realizar o controle e minimizar as ocorrências, é com o uso de equipamentos de proteção. 

Aliás, vale frisar que a empresa deve oferecer obrigatoriamente o EPI para cozinha industrial, independente de qual seja, e da quantidade.

Quedas

Por fim, um último risco em cozinhas industriais comum em todos os estabelecimentos, é o risco de queda.

Os pisos em cozinhas industriais costumam ser escorregadios, e ficam úmidos com frequência. Assim, os trabalhadores ficam propensos a acidentes como quedas e escorregões que, por sua vez, podem levar a fraturas e situações bem graves.

Apesar de esses serem os 4 principais tipos de riscos em cozinhas industriais, como comentamos acima, deve-se realizar uma avaliação por parte dos agentes de risco.

Pois o ambiente pode possuir outras situações de risco que os trabalhadores precisam evitar.

Quais são os EPI para Cozinha Industrial?

Uma das melhores formas de lidar com os riscos que comentamos acima, e com qualquer outro que o ambiente possua, é utilizando os equipamentos de proteção individual ideais.

Por isso, vamos citar agora quais são os principais e mais importantes EPIs para se utilizar dentro da cozinha industrial. Alguns, inclusive, são de uso obrigatório. Por isso, a empresa deve fornecê-los aos seus funcionários. Confira!

Avental

Os aventais dentro das cozinhas são itens essenciais para garantir a qualidade dos alimentos que estão sendo produzidos, pois evitam a contaminação.

Máscaras

Assim como os aventais, a máscara também é essencial dentro de uma cozinha.

Afinal de contas, elas ajudam a evitar a disseminação de vírus e doenças.

Toucas

As toucas são ótimos acessórios para evitar a queda de cabelos durante o processo de produção dos alimentos.

Luvas de Proteção

As luvas de proteção, por sua vez, representam um dos EPIs mais importantes para cozinhas industriais. Pois são elas que ajudam na proteção das mãos e dos braços dos profissionais.

Essas luvas de proteção para cozinhas industriais, estão disponíveis em vários modelos diferentes. 

Como também são itens obrigatórios, a empresa precisa fornecer para os seus funcionários.

A recomendação é optar por oferecer as luvas térmicas, pois elas ajudam a proteger tanto contra cortes e perfurações, como contra o calor e os choques térmicos.

Calçados de segurança

Por fim, os calçados de segurança, como botina, sapato e etc., ajudam a evitar as quedas e escorregões, que são situações de altíssimo risco dentro das cozinhas industriais, pois podem levar a lesões graves e até situações de invalidez.

Além disso, reforçar para os profissionais quais são os riscos que eles sofrem, e como devem se proteger no dia a dia de trabalho, é muito importante para que eles entendam qual é a importância de utilizar os equipamentos de segurança individual.

Você pode investir em treinamentos para ensinar como utilizar cada EPI dentro da cozinha industrial, e sempre realizar fiscalizações para garantir que tudo está correndo bem.

Esperamos ter ajudado a entender um pouco melhor sobre os riscos das cozinhas industriais, e quais EPIs podem te ajudar a minimizá-los!

Onde encontrar equipamentos de proteção para Cozinha Industrial?

Agora que você já sabe quais são os EPIs essenciais para cozinha industrial, porém sabe aonde encontrar equipamentos de proteção? acesse a loja virtual da PreveOeste e encontre vários tipos de produtos de segurança não só para o cozinha industrial mas para diversos segmentos.

Somos a maior loja de EPI online da região, possuímos uma variedade de produtos de limpezaequipamentos de proteção, descartáveis impermeáveis com os melhor preço, acesse já nosso site ou compre em nossa loja física.