Vacinação contra Covid-19: Mais de 120 milhões de doses já foram aplicadas no Brasil
A vacinação contra a Covid-19 está em pleno funcionamento no território nacional e, a cada nova atualização, temos mais esperança de estar chegando ao fim de uma das maiores pandemias da história.
Na última pesquisa feita em nosso país, já haviam sido distribuídas cerca de 124 milhões de doses e o número pode aumentar com novas doses de vacina chegando nos próximos dias.
Leia a seguir:
Projeção da pandemia
Um levantamento feito por uma plataforma das principais universidades brasileiras fez uma projeção de quando o Brasil estará 100% imunizado, com toda a população e contando já a segunda dose da vacina.
Os cálculos foram levantados ainda na metade de maio e o sistema utilizou dados disponibilizados pelo governo federal para obter o ritmo da vacinação em cada cidade. Com isso, foi feita uma projeção de quando toda a população já terá recebido todas as doses necessárias do imunizante.
A previsão estipulada para que todo o país esteja imunizado, seria precisamente no natal do próximo ano, dia 25 de dezembro de 2022.
Nova vacina pode mudar o panorama
No entanto, existe uma carta na manga chegando e ainda a possibilidade da chegada de outras vacinas para ajudar no combate ao coronavírus. A nova vacina que está vindo para auxiliar no combate à covid-19 é a Janssen, do grupo Johnson & Johnson.
A Janssen, no entanto, tem um diferencial entre as já existentes: dose única. A esperança é que com a nova vacina o processo de imunização seja acelerado e que o raio de vacinação possa aumentar para outras faixas etárias e classes profissionais.
Primeira cidade 100% vacinada do país
A cidade de Alcântara, no Maranhão, é a primeira cidade no Brasil a ter 100% da sua população vacinada contra a covid-19. O município é reconhecido pela grande presença de quilombolas, um dos grupos inseridos no público-alvo na vacinação.
O andamento da vacinação segue crescendo no país e alguns Estados estão projetando a população imunizada com, pelo menos, a primeira dose da vacina até agosto, setembro e outubro.
- Até agosto: Ceará;
- Até setembro: Rio Grande do Sul, Sergipe, Maranhão e Pará;
- Até outubro: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Piauí.
Os demais Estados do Brasil não tem previsão sobre uma data específica para ter a população adulta vacinada.
Até que a vacina chegue para todo o nosso país, é extremamente importante fazer o uso correto da máscara e manter o distanciamento social sempre que for necessário.
Se gostou deste conteúdo, compartilhe com os amigos!
Deixe um comentário