Luva Nitrílica: O que é, qual a importância e como utilizar?

Você já ouviu falar em luvas nitrílicas?

Ela pode ser muito útil para os funcionários de diversos setores da indústria, já que muitas dessas áreas não podem utilizar o látex em seus EPI’s por conta de normas de segurança.

Mas como luvas são equipamentos de segurança descartáveis, muitas vezes não paramos para pensar quais são as melhores para o tipo de atividade e suas aplicações adequadas.

Por isso, nesse artigo você vai conhecer tudo sobre a luva nitrílica e a sua importância!

Leia a seguir:

O que é luva nitrílica?

A luva nitrílica é um equipamento de proteção individual (EPI) e é fabricado, como o próprio nome já sugere, com nitrilo, uma borracha sintética que oferece proteção contra cortes, perfurações e substâncias químicas, e também é menos propensa a causar alergia por ser hipoalergênica.

O nitrilo é um material totalmente produzido em laboratório e por causa disso apresenta propriedades diferentes das luvas naturais, como menos elasticidade.

Outra propriedade muito positiva é que a luva nitrílica possui sensibilidade tátil, ou seja, em procedimentos minuciosos não há perda da sensibilidade ou até mesmo da agilidade das mãos.

Ela também possui uma ótima relação de custo-benefício. Imagine ter uma luva que atende a todas as normas para um EPI, possui propriedades ainda melhores, que não comprometem a saúde e integridade dos colaboradores, e ainda está disponível no mercado por um preço acessível?

Qual a diferença entre luvas nitrílicas e luvas de látex?

As luvas de látex são o modelo mais comum do mercado. Sabe aquela luva amarela que possui talco? É exatamente essa!

Esse tipo de luva é muito versátil e possui um baixo custo de investimento, por isso, é muito presente nas mais diversas atividades que requerem o uso desse EPI.

Contudo, muitas pessoas possuem alergia à proteína do látex, causando uma hipersensibilidade e vermelhidão nas mãos e punhos, causando, muitas vezes, o descarte do material.

Já as luvas nitrílicas são feitas em laboratório com o objetivo de serem mais resistentes e oferecerem mais propriedades à determinadas atividades.

Por exemplo, ao manusear produtos químicos corrosivos, é preferível que se use uma luva nitrílica do que uma luva de látex. Pois, se caso a substância entre em contato com o EPI, a chance de a luva nitrílica ser corroída e o produto chegar na sua mão e causar algum dano é muito menor.

Além disso, o nitrilo é um material muito mais forte que o látex, chegando a ser até 3x mais resistente a perfurações e cortes, garantindo proteção em atividades mais arriscadas. 

Como utilizar luvas nitrílicas?

As luvas nitrílicas podem ser utilizadas como qualquer outra luva. Ou seja, colocadas em cada mão e ajustadas no punho, garantindo proteção.

Contudo, é necessário atenção ao removê-las:

  • Em primeiro lugar, deve-se apertar a região da borda externa da luva e retirando-a devagar;
  • Após retirar a luva de uma das mãos, segure a luva com a outra mão e assim vá retirando a outra luva da mesma forma;
  • Ao final, as duas luvas estarão do avesso, sem o risco de contaminar algum agente químico em suas mãos.

Para o descarte, deve-se colocá-las na lata de lixo não-classificado, já que não podem ser recicladas. E devem ser ensacadas para que não ocorra problemas de terceiro terem contato com as luvas contaminadas.

Como armazenar suas luvas nitrílicas?

O mais importante de tudo é instruir todos os colaboradores a cuidarem desse EPI para que não haja nenhum comprometimento da integridade do material, e muito menos para não se contaminarem.

Dessa forma, é importante guardá-las em local limpo e seco, longe de produtos químicos ou qualquer outro contaminante. Além de tomar cuidado com exposição excessiva de calor e luz ultravioleta.

E lembre-se: estresses tanto químicos quanto físicos podem causar danos às luvas nitrílicas. Caso isso aconteça, o descarte deve ser imediato!

Quais áreas utilizam a luva nitrílica?

As luvas nitrílicas são utilizadas, principalmente, em setores que têm contato com o público ou consumo direto deles.

E, claro, se você tem alergia ao látex, as luvas nitrílicas são uma ótima opção!

As principais categorias que utilizam luvas nitrílicas são:

Todos esses setores possuem contato direto com o público e devem utilizar as luvas nitrílicas, porque, mesmo que o funcionário não tenha alergia ao látex das luvas convencionais, o cliente pode ter. Assim, você evita complicações maiores.

E na indústria há o contato direto de um colaborador com solventes e substâncias químicas agressivas, e por isso o uso dos melhores EPIs deve ser uma obrigação!

Já na área da saúde, há o contato com secreções, patógenos sanguíneos e contaminantes ambientais. Utilizar uma luva mais resistente é fundamental para evitar a contaminação cruzada.

Por fim, a indústria alimentícia deve utilizar de luvas nitrílicas por conta da RDC nº26/2015, que apresenta o látex como um dos principais alergênicos.

Onde encontrar luva nitrílica com a melhor qualidade?

Luvas nitrílicas de boa qualidade e com certificação podem ser compradas diretamente por aqui.

Todas as luvas da PreveOeste são certificadas e possuem um dos melhores custos-benefício, além de possuírem um material de alta qualidade, garantindo conforto para que o colaborador possa realizar suas atividades com excelência!

Caso tenha mais dúvidas sobre as luvas nitrílicas ou dúvidas gerais, pode entrar em contato conosco pelo nosso site ou em nossas redes sociais! 

E você ainda irá contar com profissionais altamente qualificados para te atender com excelência e agilidade! E não se esqueça de nos seguir no Youtube para acompanhar mais reviews de diversos produtos de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *