Conjunto Plástico: o que é, onde utilizá-lo e qual sua importância?

Você já ouviu falar em conjunto plástico?

Sabia que ele é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que garante segurança e conforto para o corpo inteiro do colaborador?

Em muitos segmentos industriais, o funcionário precisa ter um conjunto de EPIs para garantir a sua proteção, o que muitas vezes pode impactar na sua mobilidade e versatilidade para conseguir realizar as tarefas do dia a dia.

Por isso, utilizar um conjunto plástico é uma opção muito mais flexível e pode unir segurança e praticidade para o trabalhador!

Nesse artigo, iremos conhecer tudo sobre esse tipo de EPI e a sua grande importância para o dia a dia de uma empresa!

Leia a seguir:

O que é conjunto plástico?

O conjunto plástico é constituído de uma espécie de camiseta de manga longa e calça, com o objetivo de proteger todo o tronco do usuário, inclusive membros superiores e inferiores. 

Alguns conjuntos também possuem touca para garantir a proteção do crânio do indivíduo.

Os conjuntos plásticos, em sua maioria, são fabricados em resina de polietileno, um tipo de polímero muito resistente e bastante utilizado para equipamentos de proteção por conta de suas propriedades. Sendo elas:

  • Alta flexibilidade;
  • Boa resistência ao impacto;
  • Altamente resistente à água;
  • Baixa reatividade química;
  • Relativamente resistente ao calor;
  • Resistência à abrasão;
  • Alta resistência química.

Entre diversas outras propriedades, que conferem ao polietileno uma infinidade de benefícios. Por isso, esse material é tão utilizado para confecção de EPIs!

Ainda, o conjunto plástico não apresenta nenhum componente metálico na sua confecção e, assim, não possui nenhum risco de saúde ao usuário, desde que utilizado da maneira correta.

Eles também são impermeáveis, garantindo proteção contra respingos de água e até substância químicas.

Qual a importância de utilizar um conjunto plástico?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são utilizados para proteger o colaborador nas suas atividades de trabalho, para prevenir possíveis acidentes e outros problemas que podem decorrer dessas tarefas.

Utilizar o conjunto plástico pode ser muito importante em atividades que necessitam proteger todo o tronco, além dos membros inferiores.

Para exemplificar essa importância, imagine lidar com tarefas do dia a dia da construção civil: Você precisa ter o contato direto com umidade e outros equipamentos que podem provocar perfurações e rasgos.

Sendo o mais prático e seguro possível, optar por utilizar um conjunto plástico irá prevenir acidentes de trabalhos que poderiam ocorrer nessas ocasiões, além de proteger totalmente o trabalhador.

Por isso, utilizar um conjunto plástico é muito importante para a proteção!

Quais segmentos precisam dos conjuntos plásticos?

Diversos segmentos utilizam o conjunto plástico como um Equipamento de Proteção Individual obrigatório para garantir a segurança ao usuário.

Suas vantagens e benefícios são diversos e, por isso, muitas áreas preferem usar o kit completo, ao invés de utilizar EPIs separados.

Vamos conferir a lista com os segmentos que mais utilizam desse equipamento de proteção?

  • Frigoríficos;
  • Indústria alimentícia;
  • Food service;
  • Hospitais e clínicas;
  • Salões de beleza;
  • Prestadores de serviços (motoqueiros, postos de lavagem, higienização em geral);
  • Construção civil;
  • Laticínios.

Muitos outros segmentos também utilizam. Caso você tenha dúvidas se a sua atividade necessita de um conjunto plástico para proteção, é só clicar aqui que nós te ajudamos!

E lembre-se, o empregador tem algumas responsabilidades com os EPIs, sendo algumas delas:

  • Dar o equipamento adequado para o trabalhador;
  • Orientar e dar treinamento ao usuário de como utilizar o EPI da forma correta;
  • Exigir o uso correto do EPI;
  • Substituir o equipamento imediatamente se danificado.

Já as obrigações do empregado:

  • Utilizar o EPI apenas para a sua finalidade;
  • Ser responsável pelo armazenamento e conservação do equipamento de proteção;
  • Comunicar à empresa caso o EPI tenha sua integridade física danificada.

Como cuidar do seu conjunto plástico?

Os conjuntos plásticos, em sua maioria, podem ser reutilizados, desde que a sua integridade física não esteja danificada, ou seja, desde que ele não apresente rasgos ou perfurações.

Além disso, caso você manuseie produtos químicos ou biológicos durante as tarefas, o recomendado é descartar o seu conjunto plástico da forma correta conforme as normas da sua empresa e após o uso.

Para higienizar o seu conjunto plástico, é necessário lavá-lo em água corrente e utilizar sabão neutro. Além de deixar secar ao sol e não colocar em máquinas de secagem.

E o armazenamento deve ser feito longe da luz e calor excessivos, em local arejado e seco.

Também é importante sempre estar atento ao prazo de validade do conjunto plástico e também ao prazo de validade do Certificado de Aprovação! Se você quiser saber mais sobre e qual a importância de estar atento a esses prazos de validade.

Encontre os melhores conjuntos plásticos para você ou para o seu negócio!

Os melhores conjuntos plásticos, com entrega para todo o Brasil e a garantia que você merece estão disponíveis para compra no site da PreveOeste!

A PreveOeste trabalha há mais de 20 anos com linhas de EPIs, descartáveis e produtos de limpeza, entregando qualidade e agilidade em todo atendimento com os nossos clientes!

Os conjuntos plásticos disponíveis para compra são da Prevemax, uma empresa parceira, que produz equipamentos de segurança com qualidade!

Todos os conjuntos atendem aos requisitos definidos na resolução RDC 91/2001 da ANVISA e possuem Certificado de Aprovação, comprovando sua qualidade.

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para estar por dentro de todos os conteúdos e reviews de equipamentos de segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *