O que são luvas de vinil, qual importância e onde usar?

Dentro dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), existe uma série de produtos destinados a proteger as mãos. Neles se encontram também as luvas de vinil. 

Os EPIs com essa função variam entre luvas térmicas, luvas de vaqueta, luvas para baixa temperatura, luvas de procedimento cirúrgico, luvas de procedimento, entre outas. 

Assim como as luvas de látex e luvas de nitrílica, as luvas de vinil são muito comuns em ambientes relacionados a saúde e em funções que exigem a manipulação de alimentos, produtos químicos e contato constante com fluidos. 

O que irá diferenciá-la das demais é o seu material de confecção, assim como sua adequação por parte do usuário. 

Felizmente, na PreveOeste, temos uma variedade de modelos de luvas de vinil disponíveis em nosso site. Não deixe de consultar. 

Leia a seguir:

Mas, afinal, o que são luvas de vinil?

As luvas de vinil podem ser feitas de material misto, ou seja, com látex na composição, ou 100% de vinil, também chamado de policroleto de vinil, o PVC.

Seu objetivo, assim como outras luvas de procedimento, é evitar que a mão do usuário entre em contato com substâncias danosas para o organismo. 

Principalmente na área da saúde, oferecem proteção por um curto período para fluídos e agentes infecciosos. Logo, acabam sendo recomendadas para atividades mais ágeis ou em outros setores com menor risco biológico: preparo de alimentos, por exemplo.

Por serem mistas ou ausente de látex, podem ser uma boa opção para quem é alérgico ou desenvolveu alergia pelo uso constante de luvas de látex. 

Oferece muita agilidade e sensibilidade tátil, mas deve-se dobrar o cuidado na utilização, pois rompem com mais facilidade. 

É muito acessível e com ampla utilização no mercado. 

Quais as principais áreas que utilizam as luvas de vinil?

Como apresenta menor flexibilidade e é recomendada para atividades mais ágeis, nas quais os fluídos ou substâncias ficam pouco tempo em contato com a superfície das mãos, a luva de vinil é muito presente em áreas como:

Cozinha Industrial

Perfeita para a manipulação de produtos, alimentos e utensílios em larga escala para diferentes processos. 

Confeitarias

Ideal para o contato com ingredientes sensíveis, manuseio de ferramentas e preparo de alimentos. 

Clínicas de estética

Constantemente, o profissional da estética lida com o contato direto na pele dos pacientes, cabelos, unhas, e demais partes do corpo. 

As luvas de vinil podem proteger ambos os lados ao longo do processo, seja de pequenos riscos biológicos até o manuseio de produtos químicos.

Procedimentos Industriais

Neste setor, é recomendada para a manipulação rápida de determinados produtos químicos. 

Eventos em Igrejas

Por mais curioso que seja, as luvas de vinil são procuradas por denominações de diferentes religiões para eventos onde ocorrem, seja por motivos festivos ou de culto, a manipulação de alimentos em ambientes coletivos, como a distribuição da ostea ou pão na celebração da ceia. 

Bibliotecas e arquivos

As luvas de vinil são uma opção muito acessível para quem trabalha com o manuseio de arquivos, livros e jornais. 

Muitos desses objetos podem soltar substâncias e contem ácaros, dependendo do tipo de acervo, de modo que o contato direto é prevenido de maneira eficiente por esse EPI. 

Restaurantes

Não é incomum notarmos luvas de vinil sendo utilizadas não apenas nas cozinhas dos restaurantes, mas disponíveis no buffet para os clientes vestirem-na antes de manusear os talheres ou consumir determinados alimentos. 

Quantas áreas, não? 

Apesar de, aparentemente, mais frágil do que as luvas de látex ou nitrílica, as luvas de vinil são versáteis e constantes em muitos segmentos. 

Qual a importância de usar uma luva de vinil?

Como todo EPI, a luva de vinil deve ser comercializada acompanhada de seu devido Certificado de Aprovação (CA). É através dele que o usuário pode verificar a validade de comercialização do produto, assim como suas atribuições e uso. 

Por meio dessas informações, fica claro também a importância de utilizar o EPI para sua função adequada. 

No caso das luvas de vinil, elas são aprovadas para a proteção das mãos do usuário contra agentes químicos como: detergentes, sabões, amoníaco e similares.

Logo, fazendo uso correto e adequado, o usuário fica resguardado de certos riscos. 

Lembrando que é sempre recomendado, durante o uso, evitar tocar o rosto e outras partes do corpo enquanto estiver utilizando das luvas. 

É importante, também, fazer o descarte adequado, retirando-as pelo elástico do pulso, para que saiam pelo avesso das mãos do usuário, que deverá, após o uso, higienizar as mãos. 

Como as luvas de vinil são um pouco mais frágeis, é recomendado retirar anéis e outros adereços das mãos antes de vesti-las, pois podem gerar cortes na superfície da luva e impedir seu poder impermeabilizante.

Por último, as luvas de vinil não são recomendadas para procedimentos cirúrgicos e hospitalares. 

Onde comprar luvas de vinil com a melhor qualidade?

A PreveOeste oferece uma série de modelos de luvas de vinil para seus clientes. 

Basta acessar nosso site e procurar nossa guia específica de luvas, onde você encontra todos os modelos disponíveis acompanhados de seus devidos Certificados de Aprovação, além das descrições, vantagens, benefícios e aplicações deste EPI.

Tal cuidado no fornecimento é para que nosso cliente possa escolher com clareza e consciência aquilo que procura para realização do seu serviço com o máximo possível de segurança. 

Não deixe de consultar nossos produtos, assim como visitar o canal da PreveOeste no Youtube, onde há uma série de vídeos de produtos apresentados por profissionais qualificados e entendidos no mundo dos EPIs.