Indústria Petroleira: quais os principais EPIs para segurança do trabalho?

Quem trabalha em uma plataforma de petróleo está sujeito a alguns riscos. Gases tóxicos, radiação ou fogo, por exemplo, são alguns dos fatores que podem causar acidentes e malefícios à saúde dos trabalhadores. 

Por esses e outros motivos, os equipamentos de proteção individual são fundamentais para garantir a segurança de quem trabalha no ramo. Se você quer descobrir quais os principais EPIs para a segurança do trabalho na indústria petroleira, continue com a gente!

Leia a seguir:

O que é Indústria Petroleira?

A indústria petroleira é dividida em três áreas de atuação: o upstream, o midstream e o downstream. 

O upstream abrange a exploração e produção do petróleo e gás natural. O midstream compreende os navios tanque e oleodutos que transportam o petróleo para as refinarias. O downstream inclui refino, comercialização e distribuição, até os postos de gasolina ou lojas de conveniência mais próximas.

O processo de extração do petróleo usado na indústria petroleira é realizado em três etapas:

  • Prospecção: Quando são localizados os depósitos de petróleo em bacias sedimentares a partir de análises e observações do subsolo na região;
  • Perfuração: Após serem encontrados os depósitos são marcados e, depois, perfurados com o objetivo de analisar a viabilidade econômica da extração;
  • Extração: Através de equipamentos especiais é realizada a extração. São utilizadas bombas em plataformas e navios, quando a extração é feita no solo do oceano. Em terra, são utilizados equipamentos  para bombear ou fazer jorrar o petróleo encontrado;

A indústria petroleira é uma das propulsoras da economia no mundo todo, sendo o petróleo uma das mais importantes fontes de energia.  

Áreas da Indústria Petroleira

Os profissionais que atuam na indústria petroleira podem trabalhar em diferentes áreas. A seguir vamos explicar cada uma delas! Confira!

Embarcação

Depois de produzidos, o petróleo e o gás natural são transportados até as refinarias e terminais. O transporte é feito por navios ou por dutos que fazem a ligação das áreas de produção aos locais de armazenamento e refino do petróleo.

Rebocador

O rebocador é uma embarcação projetada para puxar, empurrar e rebocar outros barcos ou navios em manobras críticas como atracação e desatracação. O rebocador é caracterizado por ser de porte pequeno, possuir motores potentes e ter alta capacidade de realizar manobras.

Pesquisa e plantas químicas

As refinarias de petróleo geram a matéria-prima para as petroquímicas que, por sua vez, transformam os derivados de petróleo em produtos essenciais para o dia a dia da sociedade, como plástico, vela, resina, entre outros. 

Hoje em dia, uma das áreas da indústria em que há mais desenvolvimento de tecnologia é a petroquímica e a indústria química, estimuladas pelas novas descobertas do segmento de petróleo e gás natural.

Campo terrestre

A produção de gás natural e petróleo também acontece em terra, com resultados constantes, se pensarmos que é uma área já bastante explorada. Esse resultado é possível graças ao desenvolvimento de novas tecnologias que aumentam a vida útil das regiões petrolíferas em terra.

Refinarias

As refinarias são complexos industriais onde acontecem as atividades de refino do petróleo e tratamento do gás natural. O petróleo chega à refinaria através de tubulações e navios, e então é refinado para produzir os derivados como: gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo-GLP, óleo combustível, lubrificantes e querosene.

Armazenagem

Nessa parte do processo os materiais derivados de gás natural ou petróleo são armazenados em reservatórios na superfície ou no subterrâneo, dependendo do tipo de material.

Transporte e distribuição

A distribuição é a última etapa do processo produtivo, quando o combustível chega ao consumidor final depois de ter sido transportado por caminhões tanque, navios e tubulações.

Quais são os principais riscos do trabalho na Indústria Petroleira

Trabalhar nas áreas que fazem parte do processo produtivo da indústria de petróleo, acaba envolvendo algumas situações de perigo. A seguir vamos descobrir os principais riscos para quem trabalha na indústria petroleira.

Incêndio

O incêndio é uma das principais ameaças que esse tipo de atividade oferece, pois além de caracterizar um grande risco à integridade física dos colaboradores, também pode abalar ou destruir completamente a estrutura do local.

Vazamento de gases

O processo de refinamento do petróleo funciona principalmente por meio da elevação de sua temperatura.

O problema é que esse processo acaba gerando muitos gases tóxicos e inflamáveis, que exigem o planejamento de uma elaborada rede de encanamento, para que os fluidos gasosos sejam adequadamente processados e não aconteçam vazamentos.

Exposição solar

Muitos serviços nesse ramo de atividade são executados na superfície, o que expõe os trabalhadores à luz solar por um longo período de tempo. Dessa forma, é recomendado o uso de EPIs como protetores solares e cremes para que o risco de doenças e queimaduras sejam diminuídos.

Explosões

Esse ambiente de trabalho está sujeito a vazamentos de gás e perda do controle de pressão dos fluidos encanados, que podem acabar resultando em explosões, que infelizmente não são raras quando se trata de indústria petroleira.

Quais os EPIs necessários para a Indústria Petroleira?

Para se proteger de eventuais acidentes e até como forma de prevenção, é necessária a utilização dos EPIs para quem trabalha na indústria petroleira. Os mais utilizados são:

Respirador

Fundamental para filtrar gases e partículas que podem causar danos a longo prazo à saúde dos trabalhadores.

Óculos de Proteção

Evita que os olhos do trabalhador entrem em contato direto com produtos tóxicos e químicos.

Capacete com Jugular

O capacete fica preso à cabeça do trabalhador, independente da condição de trabalho ou climática. Protege contra quedas e eventuais colisões com outros objetos.

Luvas de Proteção

São resistentes a diversos tipos de produtos químicos encontrados nas plataformas de gás e óleo e evitam problemas como escorregões e tropeços.

Protetor Auricular

O ambiente de trabalho nas indústrias petroleiras é extremamente barulhento. O uso do protetor auricular é muito importante para reduzir o impacto desses barulhos na audição do trabalhador.

Uniformes de Segurança

É fundamental para evitar a contaminação do trabalhador por produtos químicos e a absorção de gases tóxicos.

Encontre os EPIs que você precisa!

Como acabamos de saber, os EPIs são de extrema importância para os trabalhadores da indústria petroleira. Mas, não apenas para quem trabalha nesse ramo de atividade!

Evite situações de risco e se proteja de acidentes com os EPIs da PreveOeste!

Somos uma loja de epi com tradição na comercialização de equipamentos relacionados à saúde do trabalhador!

Acesse nosso site e conheça nossos produtos! 

Não sabe qual equipamento é o ideal para você? Os nossos profissionais estão à disposição para tirar todas as suas dúvidas. Entre em contato conosco!