Frigoríficos: o que é e qual a importância para a sociedade?

Você sabe a importância que os frigoríficos possuem para a sociedade? De forma bem resumida, sem eles os alimentos que chegam em nossos lares não estariam no estado de conservação ideal para o consumo. 

Isso sem falar de remédios e outros produtos que são diretamente afetados pelo uso dos frigoríficos. 

Os frigoríficos constituem um processo que vai além de executar o abate dos animais e fazer a conservação de suas carnes em ambiente refrigerado. A parte do transporte afeta diretamente na qualidade dos alimentos e também de remédios que necessitam ser mantidos em baixas temperaturas. 

Por isso, o transporte frigorifico precisa ser realizado com toda a atenção e cuidado, respeitando as exigência e especificações de cada produto, para que ele chegue ao local de venda em perfeitas condições para ser comercializado.

Leia a seguir:

O que é um frigorífico?

O frigorífico é o local onde se realiza uma série de operações controladas e devidamente monitoradas, que envolvem: 

  • Recepção;
  • Descanso pré-abate;
  • Pendura;
  • Atordoamento;
  • Sangria;
  • Escaldagem;
  • Depenagem; 
  • Retirada da cabeça e pés;
  • Evisceração;
  • Resfriamento;
  • Gotejamento das carcaças
  • Transporte ao local de venda. 

Lembrando que os produtos derivados de animais também necessitam de refrigeração, como leite, manteiga, requeijão, iogurtes, queijos, frios, entre outros.

Alguns remédios e vacinas também necessitam de ambientes preparados para sua manipulação e armazenamento, pois são sensíveis à luz e temperatura.

O frigorífico para medicamentos é um ambiente confinado, com isolamento térmico nas paredes e teto, onde é colocado um equipamento para retirada de calor. 

Esse equipamento mantém o ambiente refrigerado com temperaturas positivas estáveis, e tem o objetivo de manter a qualidade e, consequentemente, a validade dos medicamentos, que podem sofrer danos se expostos a altas temperaturas ou temperaturas congelantes (abaixo de 0º C).

 A câmara frigorífica para medicamentos é montada com painéis isolantes, com núcleo de isolamento térmico e as partes laterais em chapas de aço.

Quais são os setores de um frigorífico

Os setores de um frigorífico de abate são:

  • Produção/Criação;
  • Abate;
  • Desossa;
  • Miúdos;
  • Graxaria;
  • Estocagem;
  • Embalagem;
  • Expedição;
  • Transporte/Distribuição.

Já no setor farmacêutico, são três os principais setores envolvidos na refrigeração:

  • Produção;
  • Armazenamento;
  • Transporte/Distribuição;

Os maiores frigoríficos brasileiros

Você sabe quais são considerados os maiores frigoríficos do Brasil? Confira a seguir a lista!

1.JBS

Maior empresa de proteína animal e segunda maior de alimentos do mundo, a JBS é a segunda maior companhia brasileira e a maior empresa privada em faturamento.

Entre as marcas que fazem parte do grupo JBS podemos destacar a Swift, Seara, Friboi, Maturatta, Marba, Rezende, Hans, Doriana, Primor e Delícia.

2.BRF

A BRF surgiu em 2009 pela fusão de duas concorrentes. A Perdigão, fundada em 1930 em Videira (SC), e a Sadia, que surgiu na década seguinte em Concórdia, também em Santa Catarina. Como resultado da fusão, a BRF é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e é a maior exportadora de carne de frango do Brasil.

Entre as marcas pertencentes à BRF, as mais conhecidas são Sadia e Perdigão, especializadas na venda de aves e suínos, embutidos e congelados. Além dessas, a linha de margarinas Qualy, Decline e Claybom.

3.Marfrig

A Marfrig, maior produtora de hambúrguer do mundo e fabricante da carne que recheia o Big Mac, é dona de um portfólio focado em bovinos, com marcas como Bassi, de carnes premium, Montana, de carnes para churrasco, além de produtos plant-based (carnes vegetais), como a Revolution, e carnes carbono zero, como a Viva.

4.Minerva Foods

A Minerva Foods vem se destacando no cenário do agronegócio brasileiro por suas técnicas de gestão. A companhia não é a maior produtora de proteína animal do país, mas é uma das principais exportadoras e tem sido bem-sucedida em fechar parcerias fora do Brasil.

Apesar da forte exposição ao mercado externo, com a China sendo o seu principal cliente atualmente, a empresa não se beneficia como a Marfrig e a JBS do bom momento do mercado americano.

Os maiores acidentes que podem acontecer em um frigorífico

Quem trabalha em um frigorífico se depara diariamente com uma série de riscos que a maior parte das pessoas sequer imagina, como:

  • Exposição constante a facas, serras e outros instrumentos cortantes; 
  • Realização de movimentos repetitivos que podem gerar graves lesões e doenças; 
  • Pressão psicológica para dar conta do alucinado ritmo de produção; 
  • Jornadas exaustivas até mesmo aos sábados; 
  • Ambiente asfixiante;
  • Frio extremo.

A seguir listamos os principais acidentes que acontecem em frigorífico:

Cortes e lacerações

Devido a muitas atividades estarem ligadas a objetos e máquinas cortantes, esse é um dos principais acidentes que costumam ocorrer em frigoríficos.

Contusões, escoriações e fraturas

Por se tratar de um ambiente em que o trabalhador está constantemente realizando transporte de cargas e movimentos repetitivos, além de lidar com animais imprevisíveis, as lesões e fraturas também são muito comuns.

Queimaduras

Em contato constante com baixas temperaturas, os colaboradores de um frigorífico também estão expostos a lesões como a queimadura por frio.

Doenças transmitidas por animais

Embora mais difíceis de acontecer, algumas doenças podem ser transmitidas dos animais para os humanos.

A importância da segurança do trabalho para a saúde do trabalhador de um frigorífico

Muitos trabalhadores da indústria frigorífica estão expostos diariamente a diversos riscos nas atividades, visando atender a alta demanda.

Isso porque, por muitas vezes as empresas não cumprem a legislação quanto à segurança dos trabalhadores e o resultado será a ocorrência de doenças e até sérios acidentes de trabalho.

Conhecida como Norma Regulamentadora dos frigoríficos, a NR-36 é a mais recente norma regulamentadora publicada, tendo como objetivo o estabelecimento de um padrão de qualidade que visa avaliar, controlar e monitorar os riscos existentes nas atividades relacionadas ao abate e processamento de carnes e seus derivados.

A NR-36 visa garantir maior segurança, saúde e qualidade de vida aos colaboradores do setor, estabelecendo requisitos mínimos para que realizem suas atividades com maior segurança, priorizando sempre a sua própria proteção.

Quais são os EPIs necessários para um frigorífico?

A implementação dos EPIs (equipamentos de proteção individual) é, sem dúvidas, a medida preventiva mais eficiente que visa reduzir os riscos que os trabalhadores de frigoríficas enfrentam diariamente.

Vamos saber quais são os principais EPIs utilizados em frigoríficos? Veja a seguir!

Aventais Impermeáveis

Os aventais têm o objetivo de proteger o corpo dos funcionários, gerando impermeabilidade e conforto térmico. É essencial para quem atua em abatedouro ou em locais com câmaras frias.

Botas e calçados

O calçado precisa envolver os pés, protegê-los e proporcionar uma locomoção confortável. É obrigatório em qualquer frigorífico, principalmente onde há maiores riscos de quedas.

Luvas

Protege contra agentes biológicos, produtos químicos e demais, que podem causar risco ao funcionário. Luvas anti cortes também são extremamente necessárias.

Óculos de segurança

Os óculos têm a função de proteger os olhos do trabalhador contra os riscos de fluídos esguichados, partículas em lançamentos, líquidos corrosivos, entre outros.

Mangotes

Os mangotes têm o objetivo de envolver os braços e proteger o profissional de respingos e contato com peças cortantes e agentes corrosivos, além de propiciar adequação térmica.

Máscara de proteção

A máscara é indicada nas tarefas em que é necessário manter a proteção em relação ao produto.

Capacete de segurança

Possui a função de proteger a cabeça do funcionário nos casos de queda de objetos ou até mesmo, de promover o conforto térmico.

Vestimenta de trabalho

Ela tem a atribuição de envolver as partes do corpo e gerar o isolamento térmico. Entre as principais peças, podemos apontar: japona térmica, calça frigorífica, macacão de segurança, meia térmica e capuz de malha.

Os EPIs com o melhor custo-benefício estão aqui! 

Se você ainda não protegeu seus colaboradores contra os riscos de acidentes de trabalho, procure a PreveOeste! 

Somos a empresa com os EPIs de maior qualidade e confiabilidade do mercado, e o melhor, você não vai pagar muito por isso!
Acesse nosso site e se surpreenda com tudo o que podemos oferecer à sua empresa!