Quais as diferenças entre as botas EVA e PVC?

Botas de EVA e PVC são alguns dos calçados de proteção profissional que existem no mercado. Indústrias e empresas que oferecem certo risco de acidente, relacionados ao conjunto de tarefas atribuídas a seus colaboradores, devem oferecer o equipamento de proteção individual, conhecido como EPI.

Há uma regulamentação que garante os deveres de fornecimento destes materiais, por parte dos empregadores. Com isso, os materiais fornecidos devem estar de acordo com a respectiva Lei que assegura a eficácia e eficiência do produto.

No caso dos calçados ocupacionais e/ou de segurança no trabalho, há a necessidade de aprovação de acordo com as Normas ABNT NBR ISO 20344:2008; ABNT NBR ISO 20347:2008.

Com isso, é função deste artigo explicar o que são botas de EVA e PVC, tal como suas importâncias, diferenças e como encontrar a melhor opção para o seu negócio. Vamos com a gente descobrir?

Leia a seguir:

O que é bota EVA?

A bota de EVA é um dos principais equipamentos de segurança no Trabalho, sendo notória por sua composição emborrachada e versátil. Podem ser encontradas em cano baixo, médio e longo. Além disso, o EVA, em sua formação estrutural, conta com propriedades adesivas e a prova de água, o que permite maior segurança contra acidentes causados por superfícies escorregadias.

Outro fator importante, é a flexibilidade do material. Ele precisa ser resistente à penetração de objetos perfurantes, sendo botas com resistência ao corte na região do cabedal, um diferencial. Além disso, é característico deste material apresentar resistência elétrica menor que 110 kW, o que significa que ele dissipa as cargas eletrostáticas, evitando que se acumulem no corpo.

Entre tantos atributos, ainda vale ressaltar que o conforto é fundamental, apresentando absorção de impactos em partes do pé, como calcanhares e tornozelos e, para o produto que apresentam proteção na região do cabedal, proteção do metatarso, ou seja, calçados com proteção contra impacto na região dorsal do pé: ideal para ambientes com risco de queda de objetos pesados sobre o pé.

O que é bota PVC?

Outro material, que atende objetivos similares, é o PVC, um polímero sintético de plástico. A bota de PVC é indicada para atividades que exijam proteção contra riscos leves, sendo ideal para trabalho em locais úmidos, molhados e que tenham muita lama, devido ao solado antiderrapante.

Entre as suas características, podemos destacar a durabilidade e resistência a intempéries, ou seja, condições climáticas intensas. Além disso, as botas feitas de PVC são sólidas e resistentes a choques, auto-extinguível, impermeável e versáteis.

Para mais, o fato de sua fabricação consumir baixa demanda de energia, a relação do custo benefício com um uso mais sustentável, garante uma relação vantajosa ao consumidor final.

Qual a importância de utilizar as botas de EVA e PVC como EPI?

A importância de se utilizar botas de EVA e PVC como EPI de sua empresa, se dá pelo fato de serem fabricados por materiais altamente versáteis, de alta adaptabilidade e conforto e uma média de baixo preço em comparação com outros materiais.

Além disso, são ecologicamente sustentáveis e apresentam alto índice de desempenho perante situações adversas que envolvam o clima, a umidade, a regulação termostática de seus colaboradores, bem como previne de possíveis acidentes que envolvam a disseminação de eletricidade, dissipando-a.

Certamente, é importante frisar que, a escolha das características secundárias, devem ser feitas perante análises da função desempenhada pelo contratado. É de suma importância que o calçado obedeça às normas asseguradas por lei, garantindo, então, o dever e direito, respectivamente, do contratante e do contratado.

Quais as diferenças entre as botas EVA e PVC?

As principais diferenças entre as botas EVA e PVC estão relacionadas a como esses materiais interagem com a matéria em que entram em contato. Por exemplo, o EVA, apesar de ser um polímero e, consequentemente, similar ao PVC, tem uma densidade menor. Inclusive, a densidade do EVA é menor do que a densidade da água, ou seja, é como se ele fosse mais leve, portanto, flutuando quando colocado sobre um balde cheio de água, por exemplo.

A superfície do EVA tende a ser mais macia do que a do PVC. Grosso modo, é como se o material do EVA fosse mais emborrachado, enquanto a superfície do PVC aparenta mais uma característica plástica.

Outra diferença que podemos destacar é o preço: as botas de PVC tendem a ser consideravelmente mais baratas, quando comparadas às botas de EVA. Também há a diferença empregada entre si e entre elas mesmas. Ou seja, as botas de EVA podem ser pretas ou brancas, bem como as botas de PVC. Normalmente, a cor pode ter influência na hora de decidir qual a mais adequada para o seu negócio, como veremos a seguir.

Quais as diferenças entre as botas EVA e PVC?

Para encontrar as melhores botas para o seu segmento o, é preciso ter em mente a atribuição que o seu colaborador desenvolverá, bem como os possíveis riscos de acidentes que a área dispõe. Além do material, propriamente dito, outro fator determinante na hora de escolher a bota ideal é a altura do cano, bem como a cor (se é branca ou se é preta).

A cor influencia na hora da escolha, devido a sua composição. Isso significa, por exemplo, que uma bota de cor branca de EVA, devido ao seu alto teor de nitrila, se mostra mais eficiente do que a bota de EVA preta, contra gorduras, sangues e outras substâncias similares. Por isso, as botas de EVA brancas são mais indicadas para uso em hospitais ou açougues, de maneira geral.

Para além do material, num geral, as botas feitas desses polímeros citados durante o artigo, temos as indicações principais para cada uma delas: a) bota branca: mais indicada para uso em locais úmidos, laboratórios, unidades de saúdes, câmeras frias e etc; b) bota preta: usadas para limpezas, construções, ambientes com alto risco de queda de objetos. Vigilâncias e etc.

Sendo assim, uma Bota Galocha EVA Overtech Branca Cano Médio CA 16065 Vulcabras é a mais indicada para uso em açougues, enquanto a Bota EVA Branca acqua Foot BB86 Biqueira de composite CA 39347-SoftWorks, devida a biqueira presente, seria a mais ideal para locais que, além de apresentar um possível risco de contaminação por materiais orgânicos, também apresenta risco de queda de objetos pesados.

Já a bota de PVC preta biqueira de aço cano longo CA 35399/35400 Calfor Pampeana é a mais recomendada para trabalhos em fazendas, indústrias e/ou segurança, por exemplo.

Agora que você já sabe qual é a bota mais indicada para o seu negócio, você pode comprá-la aqui na PreveOeste!

Consultando a nossa loja online, você pode fazer o seu pedido e receber diretamente em sua casa.

E, se tiver alguma dúvida, os nossos profissionais estão à disposição para orientá-lo. Entre em contato conosco! Será um prazer ajudar na segurança do seu negócio!Não se esqueça: nos siga no Instagram para ver todas as novidades da área, acompanhe nosso canal no YouTube e fique bem informado através do nosso blog!

Conheça uma infinidade de produtos com os melhores preços no nosso site na maior loja de EPIs online da região