A NR 11 garante a segurança dos trabalhadores de atividade logística. Confira mais sobre ela e suas atualizações aqui!
Garantir a segurança dos trabalhadores é o principal objetivo das Normas Regulamentadoras (NRs). Para isso, são estabelecidos procedimentos de prevenção para que o número de acidentes e doenças ocupacionais sejam diminuídos dentro do ambiente de trabalho.
As NRs criaram regras obrigatórias para serem adotadas por qualquer empresa pública ou privada, que possua o regime de contratação CLT de seus funcionários. Essas regras visam o bem estar e a segurança do trabalhador durante sua jornada de trabalho e, caso não cumpridas, poderão acarretar em multas e suspensão das atividades das empresas.
Algumas normas regulamentadoras são bem específicas, como é o caso na NR 11 que veremos a seguir com mais detalhes.
Leia a seguir:
- O que é a NR 11?
- Qual a importância da NR 11?
- Quais são as principais medidas da NR 11?
- Atualizações da NR 11
- Como faço para que minha empresa fique de acordo com a NR 11?
O que é a NR 11?
A NR 11 é uma Norma Regulamentadora que tem como objetivo garantir a segurança dos profissionais que trabalham com a movimentação, transporte, armazenamento,manuseio de materiais de diversos segmentos.
Essa norma estabelece as obrigações devidas a cada tipo de atividade logística, as quais se referem ao transporte, movimentação e armazenamento de cargas diversas.
Os equipamentos utilizados para a movimentação de materiais considerados pela NR 11 são:
- Ascensores;
- Elevadores de carga;
- Empilhadeiras;
- Guindastes;
- Guinchos;
- Monta-carga;
- Pontes-rolantes;
- Talhas;
- Esteiras-rolantes;
- Transportadores de diferentes tipos.
Segundo a norma, eles serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as garantias necessárias de segurança e resistência conservados e em perfeitas condições de uso.
Para a aplicação dos padrões estabelecidos pela NR 11, deverão ser realizados diagnósticos de revisão das atividades executadas pela empresa e a comparação dos resultados encontrados, com aqueles exigidos pela legislação.
Logo, deverá ser criado um plano de ação claro e objetivo, determinando os responsáveis e o prazo de entrega para cada uma das adequações identificadas.
Vale ressaltar ainda que as regras da NR 11 se aplicam a transportadoras, galpões de armazenamento, canteiros de obras, almoxarifados, centros de distribuição, entre outros.
Ademais, seguir as orientações estabelecidas pela NR 11 é fundamental, pois, além de garantir que a empresa esteja dentro da legislação, são importantes para a prevenção de possíveis acidentes no ambiente de trabalho.
Qual a importância da NR 11?
O cumprimento das determinações estabelecidas pela NR 11 é essencial para que a empresa demonstre preocupação com a segurança e saúde do trabalhador.
Ao cumprir a Norma Regulamentadora nº 11, a empresa:
- Constrói um sentido de responsabilidade social;
- Reduz as chances acidentes de trabalho;
- Cria um ambiente seguro nas dependências do local de trabalho;
- Preserva a integridade física dos colaboradores;
- Impede processos trabalhistas e o pagamento de multas;
- Otimiza a motivação e o engajamento dos colaboradores.
Além disso, o cumprimento das NRs melhora a reputação da empresa no mercado de trabalho, trazendo respeito e aumentando o interesse de profissionais qualificados.
Quais são as principais medidas da NR 11?
A NR 11 estabelece uma série de medidas que tem como objetivo orientar tanto as empresas como os trabalhadores, quanto às suas responsabilidades no transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de material.
Cada item possui normas específicas, que focam na preservação da saúde física do trabalhador e na implementação de um ambiente seguro para que os acidentes sejam evitados. A seguir, veja as principais medidas em cada item.
Medidas de transporte
Trata-se de um plano de prevenção com orientações para que os funcionários que trabalham no setor de transporte sintam-se seguros e possam exercer suas atividades com confiança e tranquilidade.
Um dos itens mais importantes dessa medida se refere às inspeções permanentes e a utilização de equipamentos corretos para a realização das tarefas. Dessa forma, o empregador antecipa possíveis problemas e consegue solucioná-los antes que ocorra alguma situação de perigo.
Medidas de movimentação
Qualquer falha no que se refere a movimentação de material pode resultar em acidentes graves.
Nesse sentido, a NR 11 oferece às empresas uma orientação quanto aos cuidados que devem ser tomados durante a movimentação de materiais, conforme podemos destacar em seguida: “Em todo o equipamento será indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida“.
“Para os equipamentos destinados à movimentação do pessoal serão exigidas condições especiais de segurança”.
Medidas de armazenagem
A NR 11 também estabelece medidas específicas quando se trata do armazenamento correto dos materiais, facilitando não apenas o manuseio desses itens, mas demarcando uma área específica para que esses materiais sejam armazenados.
Dessa forma, evita que o transporte de materiais obstrua áreas importantes da empresa, como portas de equipamentos contra incêndio, saídas de emergência, entre outros.
Medidas de manuseio de materiais
Na questão do manuseio de materiais, a NR 11 estabelece que, sobretudo no caso de materiais perigosos, os profissionais estejam devidamente capacitados, habilitados para realizar o trabalho e utilizando os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) necessários para realizar a atividade.
Atualizações da NR 11
A última atualização da NR 11 ocorreu em abril de 2016, quando as seguintes medidas foram determinadas:
- As inspeções rotineiras e manutenções sejam realizadas por profissional capacitado ou qualificado;
- Interrupção de circulação de pessoas nas áreas de movimentação de chapas durante a realização da atividade;
- A área de armazenagem de chapas seja protegida contra intempéries (na redação anterior, essa medida tinha um caráter apenas recomendatório);
- Estabelecimento de condições ambientais e equipamentos para movimentação de chapas fracionadas de rochas ornamentais em marmorarias;
- Definição de regras específicas para carga e descarga de chapas de rochas ornamentais;
- Definição de parâmetros e programas de capacitação para o desempenho da atividade.
Como faço para que minha empresa fique de acordo com a NR 11?
Como pudemos constatar nesse texto, as empresas que atuam no segmento de transporte, armazenagem, manuseio e movimentação de materiais devem cumprir todas as determinações estabelecidas na NR 11 para ficarem de acordo com a lei e, principalmente, oferecer a proteção necessária a seus colaboradores contra acidente e doenças.
O uso de EPIs é uma das principais ações que podem ser tomadas pelas empresas com o objetivo de diminuir os perigos e seus impactos dentro do ambiente de trabalho.
Adquira já o EPI ideal para sua empresa na PreveOeste, uma das melhores empresas quando o assunto é a proteção dos seus funcionários!
Conheça uma variedade enorme de produtos para a proteção na maior loja de EPIs online da região e se surpreenda com a qualidade e os bons preços!