Capacete de segurança: Qual sua usabilidade e quais existem no mercado
Os capacetes de segurança são equipamentos de proteção individuais (EPIs) desenvolvidos para proteger a área da cabeça dos trabalhadores e para a prevenção de algumas situações de risco que sua função pode oferecer à sua integridade física.
Normalmente utilizados na construção civil e indústria, o capacete é um item obrigatório e fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores dessas e das demais áreas em que possam ser utilizados.
Escolher o capacete de segurança ideal para o tipo de serviço que o trabalhador exerce é fundamental, pois é preciso que o equipamento não limite seus movimentos e suporte o impacto relacionado ao tipo de material com que trabalha.
A seguir, vamos descobrir mais informações sobre os tipos de capacete de segurança, suas funções e tudo o que você precisa saber sobre esse importante item de segurança.
Leia a seguir:
- O que são capacetes de segurança?
- Cuidados com o Capacete de Segurança
- Qual a importância de um capacete de segurança?
- Quais áreas precisam usar o capacete de segurança?
- Encontre os melhores capacetes para o seu negócio
O que são capacetes de segurança?
Os capacetes de segurança são EPIs indispensáveis para diminuir os riscos de ferimentos graves em casos de acidentes.
Isso porque, devido a proteção que exercem na cabeça do usuário, o capacete pode absorver impactos causados pela queda de fios elétricos, objetos pesados, vidros, entre outros itens perigosos que possam estar presentes no ambiente de trabalho.
Normalmente o capacete é produzido com materiais plásticos rígidos, como o polietileno, existindo no mercado diversos modelos, cada um com uma característica específica para cada tipo de situação e ambiente.
A utilização do capacete de segurança está condicionado pela NR 6, uma das principais Normas Regulamentadoras do país, que é a que define e regulamenta a utilização dos EPIs.
Tipos de capacetes de segurança
A Norma Regulamentadora 6, descreve três tipos diferentes de capacetes de proteção. São eles:
- Capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio;
- Capacete para proteção contra choques elétricos;
- Capacete para proteção do crânio e face contra agentes térmicos,
Esses três tipos de capacetes de segurança, são divididos da seguinte forma:
Capacete Tipo I
Também conhecido como capacete de aba total, nele a aba do capacete circunda totalmente o objeto. São produzidos com o intuito de reduzir o impacto causado por choques no topo da cabeça.
Esse tipo de capacete tem ainda a função de proteger contra raios solares, líquidos e também situações de contato com energia elétrica.
Capacete Tipo II
O capacete tipo II também pode ser encontrado como capacete de aba frontal. Nesse caso, não contém aba lateral nem aba traseira. São projetados para a redução do impacto causado por colisões na parte superior ou lateral da cabeça.
Lembra bastante um chapéu, pois possui somente uma aba na região frontal, que tem a função de proteger o rosto e os olhos do indivíduo. Esse tipo de capacete é muito utilizado na construção civil.
Capacete Tipo III
Esse tipo de capacete não contém nenhum tipo de aba e também é denominado como capacete de alpinista. Proporciona proteção contra impactos na área da cabeça, sendo um modelo mais compacto do que os outros mencionados. Pode ser utilizado em diferentes segmentos de empresas.
Classes de Capacetes
Os capacetes de segurança oferecidos no mercado atualmente, são separados em duas classes:
- Classe A: Capacete de uso geral normalmente é indicado para proteger o indivíduo contra impactos. Seu uso não é recomendado quando houver riscos de choques elétricos, pois não possui isolamento
- Classe B: Capacete que oferece isolamento contra choques elétricos, podendo ser utilizado para esse fim.
Em determinados ambientes de trabalho, o capacete ainda pode designar a função que o trabalhador exerce. Exemplos:
- Amarelo: o mais comum e utilizado por todos;
- Vermelho: carpinteiro;
- Laranja: eletricista;
- Branco: encarregados e mestres de obras ;
- Azul: pedreiro;
- Marrom: visitantes;
- Cinza: destinado a engenheiros e arquitetos;
- Verde: serventes e operários;
- Preto: técnico em segurança do trabalho.
Cuidados com o Capacete de Segurança
Para garantir a integridade e durabilidade do capacete de segurança são necessárias algumas ações, tais como:
Limpeza
Não é recomendada a lavagem do capacete, somente em casos extremos em que a sujeira acaba prejudicando seu uso correto e suas propriedades são afetadas.
O ideal é que o equipamento seja limpo com pano macio, água em temperatura ambiente e sabão neutro. Não utilize produtos anti oxidantes e corrosivos.
Cuidados
O capacete de segurança não é descartável, portanto, utilize-o somente para a sua finalidade. Evite carregar objetos dentro dele e não o deixe jogado em superfícies imperfeitas e exposto às condições climáticas.
Guarde em local apropriado
Após seu uso, o capacete deve ser limpo e mantido em um local protegido do calor, frio, umidade, poeira, chuva etc.
O ideal é que ele seja guardado dentro de sua embalagem e mantido em um local seco e ventilado.
Qual a importância de um capacete de segurança?
O capacete de segurança é um EPI obrigatório em determinadas áreas profissionais e sua principal função é a de proteger a cabeça do trabalhador contra impactos causados por quedas de materiais, choques, colisões e também contra choques elétricos.
Eles são importantes justamente para garantir a integridade física e saúde dos trabalhadores nessas situações. Lesões na cabeça podem provocar desorientação momentânea, tontura, desmaio ou, em casos mais graves, até levar a uma fratura do crânio e à morte.
Quais áreas precisam usar o capacete de segurança?
O uso dos capacetes de segurança é recomendado paras os trabalhadores dos seguintes segmentos:
- Construção Civil;
- Mineração;
- Escavação;
- Alpinismo industrial;
- Carpintaria;
- Empresas de fornecimento de energia Elétrica;
- Indústria Automobilística,
- Indústria Metalúrgica;
- Setor petrolífero;
Encontre os melhores capacetes para o seu negócio
Conforme ressaltamos neste texto, os capacetes são fundamentais e imprescindíveis para garantir a segurança dos trabalhadores que atuam em funções que oferecem riscos de impacto ou mesmo de choques elétricos.
Além de obrigatório para certificar a segurança dos funcionários e visitantes no ambiente de trabalho, esse equipamento de proteção individual é exigido por lei! As empresas devem oferecer gratuitamente a seus colaboradores.
Se você está a procura de capacetes de segurança, acesse o site da PreveOeste e encontre o que há de melhor no mercado! Nós teremos prazer em atendê-lo e indicar o melhor equipamento para o seu tipo de negócio!
Proteja seus funcionários oferecendo mais segurança e dê mais credibilidade à sua empresa! Adquira equipamentos de proteção na maior loja de epi online da região! Afinal, funcionário seguro é sinônimo de produtividade!