Entenda mais sobre a durabilidade dos EPIs

Como qualquer produto, os EPIs contam com um prazo de validade, que pode identificar o tempo aproximado de duração de um equipamento.
Manter o pleno funcionamento dos EPIs passa diretamente pela sua saúde, tanto no cuidado com o prazo de validade quanto com a manutenção do equipamento.
Alguns cuidados básicos como higienização correta e armazenamento adequado dependendo do material, influenciam diretamente na durabilidade do equipamento.
Leia a seguir:
- Cuidado com o Certificado de Autorização
- Período aproximado de durabilidade
- EPIs fora do prazo e suas complicações
Cuidado com o Certificado de Autorização
Todo e qualquer EPI comercializado no Brasil precisa ser aprovado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho. Estando tudo nos conformes, o Certificado de Autorização é emitido atestando que o EPI atende ao nível de proteção proposto.
Esse certificado geralmente atesta o tempo de validade dos equipamentos em questão. Isso é importante notar na hora de fazer uma compra para saber se o EPI não está próximo de exceder o prazo de validade.
Período aproximado de durabilidade
Abaixo, separamos uma tabela com alguns EPIs e seus prazos de duração de forma aproximada. Vale lembrar que a frequência da utilização e a manutenção do equipamento influenciam diretamente nesses números.
- Avental de PVC — 30 dias;
- Calçado de segurança (botina) — 6 meses;
- Capacete — 1 ano;
- Luvas de PVC — 5 a 10 dias;
- Óculos de proteção — 6 meses a 1 ano;
- Protetor auricular (plug) — 1 a 2 meses.
EPIs fora do prazo e suas complicações
Mais do que colocar em risco a segurança do trabalhador que utiliza um EPI fora do prazo, as complicações que uma empresa pode ter ao deixar o equipamento de proteção individual vencer são enormes.
EPIs vencidos, falta de EPIs ou falta de cobrança de uso dos equipamentos podem gerar multas de um valor considerado alto e trazer ainda mais complicações para a empresa.
Portanto, acompanhar o prazo de validade dos equipamentos de proteção individual é uma tarefa importante para a empresa e também para o trabalhador.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe por aí!
Deixe um comentário