Quais os tipos de luva de procedimento e suas utilizações?

As luvas de procedimento podem ser confeccionadas com vinil, borracha natural, sintética ou uma mistura de ambas. Não são reutilizáveis e auxiliam em procedimentos não invasivos.

Protegem as mãos do usuário do contato de diferentes fluídos na realização de alguns procedimentos ou atividades. 

Tatuadores, profissionais de estética e enfermeiros são alguns dos profissionais que recorrem a luvas de procedimento como EPI

Vamos conhecer mais sobre esse acessório, seu uso e relevância?

Leia a seguir:

O que são luvas de procedimentos?

Diferente das luvas cirúrgicas, as luvas de procedimento não são esterilizadas. 

Ou seja, apesar de protegerem o usuário no contato com fluídos que podem estar contaminados, elas não servem como acessório em processos cirúrgicos, por exemplo, onde as mãos entram em contato com partes internas do corpo. 

Para esse caso, utiliza-se luvas cirúrgicas. 

Temos um artigo neste mesmo blog comparando os dois tipos de luvas. Não deixe de consultar!

Apesar de não serem esterilizadas, o uso da luva de procedimento é muito abrangente e presente em diferentes segmentos. 

Existem modelos variados, produzidos com diferentes materiais. 

Luvas de Latex

As luvas de látex ou borracha natural são as mais populares no mercado, tanto pelo seu baixo preço como por sua flexibilidade.

O material também tem características que, por mais que esteja esticado, evita a passagem de fluídos pelos poros, protegendo o usuário de microrganismos e contaminações. 

Luvas de Látex de baixa proteína

O uso constante de luvas de látex natural pode ocasionar alergias e, naturalmente, existem pessoas que já possuem essa condição. Uma saída é recorrer às luvas de látex de baixa proteína, que inibe os efeitos da alergia, mas não necessariamente os resolve. 

Luvas Nitrílicas

Feitas deste derivado do petróleo, são uma boa alternativa para quem tem casos mais severos de alergia ao látex. Ainda que sejam menos flexíveis, esse modelo de luva oferece proteção para o manejo de produtos químicos e biológicos. 

Luvas de vinil

Luvas de vinil ou mista, principalmente na área da saúde, oferecem proteção por um curto período de tempo para fluídos e agentes infecciosos. São recomendadas para atividades mais ágeis.

Todos esses modelos estão disponíveis no site da PreveOeste. Não deixe de consultar nossa guia de luvas.

Quais áreas precisam utilizar as luvas de procedimentos?

Geralmente associadas a área da saúde, as luvas de procedimentos encontram utilidade em diversos segmentos. Vamos conhecer alguns deles?

Bibliotecas e arquivos

Por mais curioso que seja, trabalhadores de bibliotecas e arquivos fazem constantemente o uso de luvas de procedimentos. 

Livros e periódicos, dependendo da idade, soltam substâncias que podem conter microrganismos. Em contato com os olhos, através do toque das mãos, podem trazer complicações.

As luvas são uma opção para organização e manuseio do acervo, sendo descartadas logo após o uso. 

Hospitais

Talvez o local que mais utilize luvas de procedimento. Seja para segurar um palito enquanto avalia a garganta do paciente, até para aplicar injeções ou fazer retirada de material, é fundamental que os profissionais que trabalham em hospitais este acessório. 

Clínicas odontológicas

O odontologista se coloca diante de fluidos corporais o tempo todo.

Ao ter a boca do paciente aberta diante de si, está à mercê de gotículas de saliva e outros riscos. O uso de luvas no manuseio de suas ferramentas, assim como a proteção das mãos, é extremamente comum, recorrente e recomendável. 

Salões de Beleza e clínicas de estética

Neste seguimento, há contato constante com o corpo das pessoas. Pinças, pequenos procedimentos, trabalho nos pés e mãos dos clientes. 

São atividades cujo contato pode trazer riscos e, por isso, não é incomum vermos os profissionais utilizando luvas de procedimento. 

Estúdios de Tatuagem

O tatuador profissional também está sujeito ao contato com fluídos corporais. Ao perfurar a pele do cliente para realizar o desenho por baixo da epiderme, causa micro lesões que podem sangrar. 

O uso de luvas é, inclusive, recomendado pela ANVISA, que regulamenta também esse tipo de estabelecimento.

Indústria Alimentícia

Tanto em nível industrial como comercial, o uso de luvas de procedimento é extremamente comum. 

Elas são usadas no manuseio e preparo de determinados alimentos e nos estabelecimentos comerciais. 

Quem nunca, após a pandemia de COVID-19, não foi em um self-service que solicitava o uso de luvas para se servir no buffet?

Clínicas Veterinárias

Sim, o profissional veterinário também recorre às luvas de procedimento durante consultas, coleta de exames e análise de material. 

Esses são apenas alguns segmentos que utilizam as luvas de procedimento. Na PreveOeste, as luvas no catálogo de nosso site sempre são acompanhadas de informações essenciais como o Certificado de Aprovação do produto, uma descrição e sua aplicação nos diferentes segmentos.  

Qual a importância da luva de procedimento?

As luvas de procedimento, de uso tão abrangente, têm importantíssimo papel na prevenção de doenças e contaminações. 

Ainda assim, é preciso fazer o uso correto do equipamento, para que ele tenha seu potencial protetivo elevado ao máximo. 

Por isso, recomendamos algumas ações antes e depois de utilizar suas luvas. 

Vamos a elas?

  • Lave e seque bem as mãos antes de vesti-las. As luvas de procedimento podem vir com algum tipo de pó para evitar o suadouro nas palmas e aderir mais a pele, de modo que o manuseio de seu usuário não seja prejudicado. 
  • Encaixe-as nos dedos com cuidado. Luvas de procedimento possuem formato anatômico, o que facilita a vestimenta. 
  • Durante a execução da atividade, evite levar as mãos enluvadas ao rosto. 
  • Se precisar fazer ajustes, puxe sempre a luva pela ponta dos dedos, nunca pela palma.
  • Após o uso, faça o descarte imediato em lixo adequado. Evite tocar na palma da luva. Você pode retirá-las pelo punho: feche os dedos e puxe-a, de modo que já sairá do avesso. 
  • Lave as mãos. 

Desta maneira, além da proteção garantida pelas luvas, é possível evitar contágios no ambiente de trabalho.

Como comprar as melhores luvas?

Confira se as luvas de procedimento estão dentro das regras vigentes de fabricação e com a validade em dia, acessível pelo Certificado de Aprovação (CA). 

Pense também na qualidade do material e se você possui algum tipo de impeditivo que possa prejudicar o uso de luvas, como alergia a látex, por exemplo. 

Avalie sempre a descrição do produto, assim como sua aplicação e recomendações, e procure fornecedores confiáveis, com boa avaliação dentro do mercado. 

Na PreveOeste, as luvas de procedimento disponíveis estão catalogadas com todas as informações disponíveis para o consumidor. 

Gostou deste artigo? 

Nosso canal do Youtube também tem muito conteúdo de produtos sendo apresentados pelos melhores profissionais do mercado. Inscreva-se!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *