Luva de proteção mecânica: para que serve?

Constantemente ouvimos falar sobre segurança do trabalho, mas nem sempre entendemos a importância dela para manter a integridade física dos colaboradores e a legalidade perante aos órgãos regulamentadores.
O fato é que estar ciente dessa necessidade, é fundamental no entendimento de quais são os acessórios ideais para exercer cada função.
E, hoje, vamos falar um pouco da importância da luva de proteção mecânica, o que é e onde é utilizada, para que ela serve e muito mais.
Leia a seguir:
- O que são luvas de proteção mecânica?
- Luva de proteção mecânica: para que serve?
- Qual a importância das luvas de proteção mecânica?
- Quais áreas precisam utilizar as luvas de proteção mecânica?
- Onde encontrar as melhores luvas de proteção mecânica do mercado?
O que são luvas de proteção mecânica?
Primeiramente, para entender qualquer questão voltada ao tema precisamos saber o que é a luva de proteção mecânica e qual sua função.
No caso, essas luvas de segurança mecânica são equipamentos de proteção individual (EPIs) mais resistentes do que as luvas comuns e são usados para evitar a exposição das mãos dos colaboradores ao contato com situações que podem ser perigosas no trabalho.
As luvas de proteção mecânica normalmente são desenvolvidas a partir de materiais como fibras naturais – algodão, fibras sintéticas – fibras de poliamida ou poliéster e as fibras de alto rendimento, que as tornam mais resistentes e com melhor desempenho contra os riscos mecânicos.
Cada trabalho exige uma luva adequada para a função, o ideal é observar o local ao qual a luva será exposta para saber quais modelos e composições serão necessários que ela tenha, seja maior resistência ao corte, se é para uso geral, bordas afiadas, vidro, metal, entre outros.
Luva de proteção mecânica: para que serve?
Já falamos um pouco sobre o que são luvas de proteção mecânica e demos uma breve explicação para que ela serve: proteger o colaborador de situações que podem expô-lo ao perigo.
Todo local de trabalho deve seguir regras rígidas de seguranças para manter a integridade física e até mesmo mental dos funcionários.
Mas, quando o assunto é maquinário, a atenção deve ser redobrada, pois apresenta riscos maiores de ferimento durante o seu manuseio, já que há a chance de possíveis agravamentos de lesões e acidentes de trabalho.
Nesse cenário, as luvas são fundamentais para evitá-los.
Com isso, o uso de luvas de proteção mecânica passou a ser obrigatório na prevenção de acidentes dos profissionais, garantindo sua saúde e maior segurança ao executar suas tarefas diárias.
Além disso, a ausência de utilização de materiais e equipamentos de segurança adequados nos locais de trabalho, como canteiros de obras, maquinários e derivados, podem causar grandes problemas diante da justiça brasileira.
Qual a importância das luvas de proteção mecânica?
Como mencionamos anteriormente, a principal função das luvas, é o motivo dela ser tão importante: proteger e manter a segurança da saúde física dos colaboradores.
Mas, para entender melhor a importância de oferecer todos os EPIs e utilizar as luvas de proteção mecânica, que tal olhar para os dados?
De acordo com dados publicados pelo Ministério do Trabalho e Previdência de 2019, o número de acidentes no Brasil chega a 586.857. Já nos registros de acidentes sem Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) – separado dos dados totais – chega a 99.118.
O Brasil está apenas atrás da China, Estados Unidos e Rússia no ranking de Acidentes Fatais. Ainda nesses registros, os dados mostram que os acidentes mais comuns são por queda, choque e lesões.
Por mais que pareça óbvio que proteger o colaborador é importante, nem sempre é feito isso – e esses dados comprovam isso.
E, por isso, a PreveOeste presa pela utilização de equipamentos de segurança em todos os processos previstos em lei e desenvolve uma linha de acessórios com a maior qualidade e tecnologia disponíveis no mercado.
Quais áreas precisam utilizar as luvas de proteção mecânica?
Antes de indicar as áreas que precisam utilizar as luvas de proteção mecânicas, vamos ressaltar que é sempre bom usar luvas, seja para limpeza ou para evitar o contato com materiais pesados ou químicos, veja algumas opções em nosso site.
Mas, voltando ao assunto principal, as principais áreas que utilizam as luvas são:
- Construção civil;
- Agricultura;
- Carpintaria e marcenaria;
- Coleta de resíduos;
- Reciclagem;
- Linha de montagem de peças;
- Jardinagem e paisagismo.
Essas áreas precisam utilizar as luvas de proteção mecânica pois, além da maior resistência e segurança aos colaboradores, elas permitem uma troca mais ágil e conforto para a execução da função.
Por fim, esse tipo de luva possui uma durabilidade maior e são mais eficientes que as luvas comuns – de látex ou nitrila.
Onde encontrar as melhores luvas de proteção mecânica do mercado?
Falamos um pouquinho sobre tudo que envolve o universo das luvas de proteção mecânica, agora vamos indicar quais são as melhores disponíveis no mercado, sendo cada uma delas com suas funções necessárias.
A PreveOeste dispõe de uma linha de produtos de EPIs e produtos de limpeza que podem ser consultados e adquiridos em nossa loja virtual, e atende também ao público que está procurando luvas de proteção mecânica.
Separamos três opções abaixo, que são ideais para quem busca utilizá-la em atividade da indústria, metalúrgica, construção civil, mineração, frigoríficos, madeireira, jardinagem, reciclagem, montagem, carga e descarga e manutenção em geral:
- Luva Vaqueta Mista 20 centímetros CA 19544 Vestipelli
- Luva de Látex Tricotada Opti-Grip Preta para Peças Metálicas CA 30493 Vicsa
- Luva Anticorte Ultratech CA 31519 Qualiflex
Além disso, a PreveOeste oferece muitos outros produtos de segurança e limpeza como máscaras, botas, capacetes e entre outros.
Conheça uma variedade de produtos na maior loja de EPI online da região e surpreenda com nossas ofertas
Vale ressaltar que a segurança faz parte do nosso trabalho!
Pensando nisso, todos os nossos produtos estão de acordo com as exigências dos órgãos regulamentadores responsáveis.
Isso quer dizer que todos eles possuem o Certificado de Aprovação (CA), documento fornecido pelo Ministério do Trabalho, que garante a qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).Para saber mais sobre a utilização de EPIs, acompanhe o nosso blog e o nosso canal do YouTube!