Qual diferença entre luva nitrílica e luva de látex?
Tanto a luva nitrílica quanto a luva de látex são considerados EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para uma série de atividades.
Apesar de semelhantes na sua função e presentes em áreas comuns, existem algumas diferenças entre ambas no que diz respeito a confecção, elasticidade e adaptabilidade nas mãos do usuário.
Como todo EPI, tanto a luva nitrílica como a luva de látex devem ser comercializadas acompanhadas de um Certificado de Aprovação (CA), que garante a validade do produto, assim como a consulta de suas aplicações.
Esse tipo de equipamento é utilizado para proteger as mãos de fluidos e agentes químicos na execução de determinadas tarefas.
Sua utilidade é visível em setores como:
- Hospitais.
- Clínicas médicas.
- Odontológicas.
- Veterinárias.
- Laboratórios.
- Estúdios de tatuagem.
- Clínicas de estética.
- Podologia.
- Salões de beleza.
- Indústrias e segmento alimentício.
Na PreveOeste, temos diversos modelos de luvas nitrílicas e luvas de látex disponíveis.
Ainda não sabe qual escolher? Confira o nosso texto sobre luvas!
Leia a seguir:
- O que é luva nitrílica?
- O que é luva de látex?
- Qual a diferença entre luva nitrílica e luva de látex?
- Qual a importância de usar as luvas nitrílicas ou de látex?
- Quais áreas precisam da luva nitrílica ou das luvas de látex?
- Saiba onde encontrar luvas nitrílicas e de látex!
O que é luva nitrílica?
Produzida com borracha sintética feita a partir deste derivado do petróleo, que é a nitrílica, este EPI é uma boa alternativa para quem tem casos mais severos de alergia ao látex.
Sim, pois para algumas pessoas, a proteína presente na borracha natural, assim como seu uso constante, pode gerar complicações nas mãos.
Ainda que sejam menos flexíveis, esse modelo de luva oferece proteção para o manejo de produtos químicos e biológicos, além de apresentarem alta resistência e durabilidade.
São impermeáveis e de utilização única.
O que é luva de látex?
Produzida em borracha natural, as luvas de látex são bem populares no mercado. Costuma ter um preço acessível e alta flexibilidade.
Para quem apresenta alergia ao látex, também existe a opção de luvas de látex de baixa proteína, que pode inibir esse tipo de agravante.
O lado positivo deste material é que, por mais que esteja esticado, evita a passagem de fluídos pelos poros, protegendo o usuário de micro-organismos e contaminações.
Também é de utilização única, sendo necessário fazer o descarte após o uso.
Qual a diferença entre luva nitrílica e luva de látex?
Sendo assim, a diferença está no tipo de material utilizado para produzir as luvas.
Contudo, no geral, a função acaba sendo praticamente a mesma. O mais importante é o usuário saber adequar o EPI a sua necessidade e local de trabalho.
Também é importante lembrar: há uma diferença entre luvas cirúrgicas e luvas de procedimento, independente do que seja confeccionada.
Luvas cirúrgicas podem ser feitas de látex e são recomendadas para procedimentos invasivos, como operações e partos, por exemplo. São esterilizadas e completamente diferentes dos modelos de luvas vendidos em caixas descartáveis.
Por isso, atente-se ao CA e a descrição do produto oferecida pelos fabricantes e fornecedores.
Qual a importância de usar as luvas nitrílicas ou de látex?
Tanto as luvas nitrílicas como as luvas de látex têm como função proteger as mãos do usuário contra fluidos, agentes químicos e possíveis contaminações.
Não à toa, estão presentes em ambientes de alto risco biológico, como hospitais e clínicas em geral, por exemplo.
Protegida as mãos, o usuário pode executar determinadas atividades sem receios de que esses agentes entrem em contato com a pele ou até mesmo com a corrente sanguínea, o que seria possibilitado por um corte., em um caso hipotético.
As luvas podem evitar também que as mãos contaminem determinado produto. É comum, na indústria alimentícia, operadores estarem sempre equipados com este EPI.
É importante frisar que se deve fazer o uso correto das luvas para potencializar sua eficácia:
- Evite manipular a região das palmas;
- Se precisar fazer ajustes, utilize a ponta dos dedos;
- Enquanto estiver utilizando as luvas, não toque os olhos, nem outras partes do rosto;
- Após o uso, faça o descarte e higienize as mãos;
- Para retirar as luvas, puxe as pelo pulso, virando-as do avesso.
Quais áreas precisam da luva nitrílica ou das luvas de látex?
As luvas nitrílicas ou luvas de látex estão presentes em diversos segmentos, que podem ir do agronegócio até o atendimento hospitalar.
Não é incomum percebê-las em estúdios de tatuagem, clínicas de estética, clínicas odontológicas, prestadoras de serviços de higiene e limpeza, indústria alimentícia, restaurantes e áreas que trabalham com o preparo de alimentos, bibliotecas e arquivos, para proteção das mãos, entre outras.
Saiba onde encontrar luvas nitrílicas e de látex!
A PreveOeste é o melhor lugar para você adquirir suas luvas nitrílicas e de látex.
Aqui, todos os produtos são acompanhados de seus respectivos Certificados de Aprovação, assim como uma breve descrição e tópicos apresentando vantagens, benefícios e aplicações.
Desta maneira, você terá mais consciência e esclarecimento na escolha de seu EPI.
Além disso, temos diversos modelos disponíveis. Basta consultar a guia luvas no site, e explorar.
Gostou deste texto?
Consulte também o canal da Preveoeste no Youtube. Lá, os melhores profissionais apresentam, também, os melhores produtos.
Deixe um comentário