Máscara com válvula: O que é, como e quando utilizar?

As máscaras são um equipamento de proteção individual e se tornaram muito mais presentes no cotidiano da população desde o começo da pandemia mundial de COVID-19.

Já sabemos que todo e qualquer tipo de máscara serve para evitar a contaminação por partículas no ar e até mesmo proteger funcionários da inalação de partículas tóxicas e prevenir futuros problemas de saúde, certo?

Se você ainda não viu o nosso texto sobre máscaras, veja aqui!

Mas você sabia que existem diferentes tipos de máscaras? Pois é! Hoje falaremos sobre as máscaras que possuem válvula: quando utilizá-las? Qual a diferença entre as outras máscaras? Confira e tire todas as suas dúvidas!

Leia a seguir:

O que são máscaras com válvula?

As máscaras de proteção respiratória são EPI’s muito presentes em diversos tipos de indústria.

As máscaras que apresentam válvula tanto na região frontal ou lateral são utilizadas para facilitar a respiração.

Imagine respirar o dia inteiro dentro de uma máscara em um ambiente fechado? Deve ser muito difícil, não é?

É para facilitar essa respiração que a válvula de uma máscara respiratória existe! O ar dentro da máscara pode sair com uma maior facilidade, regulando a temperatura e também evitando que o tecido do equipamento de proteção fique úmido.

Porém, essas máscaras são até apelidadas de “máscaras egoístas”, pois ao possuírem válvula, filtram qualquer partícula externa para que não chego no indivíduo, contudo as partículas do indivíduo podem escapar ao expirar, por exemplo.

Quando utilizar máscaras com válvula?

As máscaras com válvulas devem ser utilizadas em ambientes que não precisem de esterilização, como por exemplo, setores da indústria com alta geração de poeira.

Da mesma forma, em um contexto de pandemia, as máscaras com válvulas não são recomendadas pelos órgãos de saúde e regulamentação, como a Anvisa, exatamente por não protegerem as pessoas contra partículas do próprio usuário que está usando a máscara.

Em um ambiente hospitalar, também não é recomendada a utilização dessas válvulas exatamente pelo mesmo motivo: pode contaminar o paciente em um ambiente que necessita ser limpo e sem contaminações.

Sendo assim, podemos dizer que as máscaras com válvulas são preferíveis em ambientes de trabalho que necessitam da proteção apenas daquele usuário, para que ele não inspire partículas ou odores que possam trazer riscos à sua saúde.

Em outras palavras, utilize as máscaras com válvulas quando não há necessidade de controlar a fonte, ou seja, quando o indivíduo não apresenta nenhum risco para terceiros.

Mas fique ligado! As partículas no ambiente não devem ser superiores a 10x o limite de exposição ocupacional.

Quais são os tipos de máscaras com válvula?

As máscaras faciais com válvulas também podem ser chamadas de peças semifaciais filtrantes e podem ser das classes:

PFF1 – Possuem eficácia mínima de 80%;

PFF2 – Possuem eficácia mínima de 94%;

PFF3 – Possuem eficácia mínima de 99%.

Normalmente são descartáveis, mas em ambientes que não possuem risco biológico ou contato direto com vírus ou outros contaminantes, pode-se usar novamente após a higienização correta e desde que não apresentem danos à sua estrutura.

É importante saber também que as válvulas podem e devem ser trocadas.

Quais segmentos precisam das máscaras com válvula?

Agora que você sabe quando utilizar as máscaras com válvula, precisa saber também quais são as áreas que podem fazer uso desse EPI!

Os setores que mais utilizam esse tipo de máscara, pois não há riscos, são:

  • Indústria metalúrgica;
  • Indústria química;
  • Indústria farmacêutica;
  • Indústria têxtil;
  • Laboratórios;
  • Mineração;
  • Construção naval;
  • Soldagem;
  • Pinturas;
  • Serralherias;
  • Construção civil;
  • Agricultura
  • Poeiras

Se você notar, todos esses setores oferecem algum risco ao indivíduo, como inalação de produtos tóxicos, mas não entram em contato direto com terceiros ou não há risco de contaminação e, por isso, respiradores com válvulas são mais recomendados.

Como utilizar uma máscara com válvula?

Para usar a máscara com válvula deve-se certificar se ela está bem vedada no nariz e abaixo do queixo. Além disso, deve-se ajeitar o elástico, seja ele ao redor da cabeça ou das orelhas.

E como já dissemos, não são descartáveis, se conservadas longe do risco de contaminação e sem rasgos e perfurações, podem ser usadas novamente até 15x.

Mas, então, eu posso usar a mesma máscara todo dia? Não!

O ideal é deixar a máscara descansando de 3 a 5 dias e não encostar em sua superfície, apenas no elástico. Também devem ser guardadas em local limpo e arejado, evitando umidade.

Sua higienização deve consistir apenas em deixar a máscara respirando, sem lavá-la ou dobrada, já que isso pode comprometer a eficácia.

Como comprar as melhoras máscaras com válvula?

As máscaras com válvulas e com certificação podem ser encontradas aqui.

Todos os EPIs da PreveOeste são certificados e possuem selo de qualidade, pois nosso objetivo é trazer o melhor em equipamentos de proteção, descartáveis e produtos de limpeza.

E caso tenha dúvidas na hora da compra ou qual máscara com válvula se adequá melhor ao seu tipo de atividade, pode entrar em contato conosco pelo site.

E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e acompanhar todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *