Máscaras respiratórias podem ser reutilizadas? Saiba como

 A pandemia mundial de COVID-19 deixou todo mundo com medo e aflito sobre como lidar com o vírus.

A partir disso, surgiram diversas formas de proteção, como máscaras cirúrgicas, respiratórias, de pano, utilização de álcool gel e lavagem constante das mãos.

E falando um pouco mais das máscaras, como saber se elas estão sendo efetivas? Qual é o modo certo de utilizá-las?

Tudo isso e muito mais você irá aprender no artigo de hoje. Confere aqui embaixo!

Leia a seguir:

O que são máscaras respiratórias?

As máscaras respiratórias são equipamentos de proteção individual (EPI) e tem como objetivo filtrar as impurezas e partículas estranhas presentes no ar e que podem causar danos à saúde, como o vírus da COVID-19.

Outras partículas que são filtradas e separadas por esse tipo de máscara são:

  • Poeira;
  • Fumaça;
  • Vapores de produtos químicos e/ou orgânicos;
  • Gases maléficos aos pulmões.

Além disso, as máscaras respiratórias oferecem proteção tanto para a pessoa que está usando, como também para outros que estão em um mesmo ambiente.

Em relação à proteção da pessoa, a máscara protege contra os agentes que podem colocar em risco a saúde do indivíduo.

Já para terceiros, caso a pessoa que está utilizando máscara possui algum agente que pode causar malefícios à saúde de outros, como o vírus sars-cov-2, a máscara irá inibir a proliferação dessas partículas para o ambiente.

Tipos de máscaras respiratórias

Existem diversos tipos de máscaras respiratórias. Com certeza você já se perguntou qual seria a mais eficaz contra o COVID ou até mesmo a diferença entre elas. Por isso, pode ficar tranquilo que iremos tirar todas as suas dúvidas agora!

Máscara cirúrgica

Protege o indivíduo contra fluidos do ambiente e são descartáveis. É recomendado descartar em local apropriado logo após o uso e o limite para a utilização de uma mesma máscara é de 2 horas;

Peça facial filtrante (PFF) 

Como o nome já diz, oferece proteção ao indivíduo contra agentes externos a partir de um filtro. Também são descartáveis.

Filtros

Possuem o mesmo objetivo que uma PFF, contudo são filtros que serão adicionados às máscaras, criando um conjunto que deve inibir partículas do ambiente de entrarem em contato com o sistema respiratório da pessoa. O conjunto por si só não é descartável, devendo fazer reposição periódica das peças para garantir eficiência.

Protetor respiratório

Protege o indivíduo contra partículas do ambiente. Nesse caso, o próprio corpo do respirador é a barreira contra as partículas estranhas. 

Além disso, a barreira interna não deixa que o fluido do indivíduo vá para o ambiente. Em sua maioria são descartáveis, mas podem ser reutilizados se lavados da forma correta.

Os respiradores e filtros ainda possuem índices de eficiência:

  • PFF1 – Eficiência mínima de 80% (aerossóis mecanicamente gerados);
  • PFF2 – Eficiência mínima de 94% (aerossóis termicamente gerados e agentebiológicos, como o vírus da COVID-19);
  • PFF3 – Eficiência mínima de 99% (partículas altamente tóxicas ou de toxicidade desconhecida).

E se você quiser saber mais ainda sobre cada tipo de máscara respiratória, dê uma olhada no nosso canal do Youtube, que conta com diversos reviews e opiniões sobre diferentes marcas!

Qual a diferença entre máscara de proteção e respirador?

Agora que você sabe os diversos tipos de máscaras respiratórias, quais são as diferenças entre elas?

E a resposta é simples: sua função! Uma máscara de proteção terá uma indicação diferente de um respirador, portanto depende de sua atividade e o porquê está utilizando determinada máscara.

As máscaras de proteção bloqueiam as partículas, além de evitar a disseminação de um contaminante que o indivíduo que está a utilizando possa ter.

Por sua vez, os respiradores podem filtrar as partículas que estão presentes no ar, trazendo uma etapa de segurança a mais contra o vírus, por exemplo. Nesse caso, as máscaras do tipo N95 são conhecidas pela sua eficácia ao proteger o indivíduo contra vapores e gases nocivos à saúde.

Máscaras respiratórias podem ser reutilizadas?

Com a pandemia também vieram diversas perguntas: como limpar minhas máscaras? Elas podem ser usadas novamente? Onde comprá-las?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido à falta de máscaras respiratórias para venda e distribuição, elas poderão ser reutilizadas desde que mantenham sua integridade e estejam funcionais, além de que o filtro não pode estar, sob hipótese alguma, sujo ou danificado.

Em outras palavras, para a população em geral, as máscaras respiratórias podem ser reutilizadas desde que estejam da mesma forma como quando compradas. Não podendo estar rasgadas, sujas ou com elásticos “frouxos”, comprometendo qualquer forma de proteção da máscara.

Já trabalhadores da área da saúde que estejam em contato com risco biológico, não podem reutilizar as máscaras e devem descartá-las da forma correta a cada uso.

Uma máscara respiratória deve ser descartada imediatamente quando tiver contato direto com aerossóis, sangue, fluidos corporais, secreções e ao ter contato com alguém contaminado.

E lembre-se: máscaras úmidas, amassadas e com vincos também devem ser descartadas!

Como reutilizar máscaras respiratórias?

Agora que você sabe que as máscaras respiratórias podem ser utilizadas dependendo das condições, como fazer a reutilização correta e garantir a sua proteção?

Antes de reutilizar uma máscara, é importante inspecionar visualmente sua integridade. Após isso, é necessário realizar o teste de vedação, para saber se os elásticos que prendem nas orelhas ou ao redor da cabeça continuam funcionais.

Ao colocar uma máscara já utilizada, deve-se evitar tocar o interior da máscara e higienizar as mãos antes e depois de colocá-la e ajustá-la.

Por fim, as máscaras respiratórias devem ser sempre utilizadas apenas por uma pessoa e separando sempre as novas das já usadas.

Como encontrar as melhores máscaras respiratórias?

Pensando sempre no bem-estar e proteção dos nossos clientes, a PreveOeste disponibiliza diversos modelos e marcas de máscaras da mais alta qualidade.

Que tal conferir todas as opções disponíveis para você ou para o seu negócio?

E caso tenha dúvida sobre a diferença entre as máscaras, é só entrar em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *