Máscaras respiratórias: tudo o que você precisa saber

Atualmente, todos nós estamos ouvindo muito sobre as máscaras faciais, não é mesmo? 

Com a pandemia de COVID-19 esse item passou a ser obrigatório para toda a população. 

Porém, quem já trabalhava com produtos ou em ambientes perigosos já sabia o que era usar uma máscara durante o dia todo. 

Isso porque ela é um equipamento de proteção individual (EPI) indispensável para manter a saúde de todos os trabalhadores. 

Seja você um profissional que precise da máscara como EPI ou uma pessoa que passou a adotar o objeto depois da pandemia, que tal conhecer melhor sobre as máscaras respiratórias?

Leia a seguir:

O que são máscaras respiratórias? 

As máscaras respiratórias também podem ser encontradas como respiradores. Elas são EPIs indispensáveis para garantir a segurança de todo o sistema respiratório humano.

As máscaras respiratórias consideradas como EPIs não incluem as máscaras cirúrgicas ou as de pano, feitas em casa.

Elas foram autorizadas para o uso da população após a pandemia do coronavírus e essa foi uma forma de contenção para que a doença não se espalhasse ainda mais. 

Com isso, as máscaras respiratórias consideradas EPIs são as N95 ou PFF2. Há, também, outros tipos de proteção respiratória que são consideradas EPIs, como:

  • Máscaras semi-faciais;
  • Respirador motorizado;
  • Equipamento de respiração autônomo.

Qual a importância de usar uma máscara respiratória?

Como o próprio nome diz, os equipamentos de proteção individual servem para garantir a segurança e a proteção dos trabalhadores que são expostos a produtos químicos e agentes físicos ou biológicos durante o seu expediente. 

Alguns exemplos dos agentes físicos que podem ser considerados prejudiciais para a saúde são: 

  • poeira;
  • névoa;
  • poluição;

Já os agentes biológicos, podemos citar os exemplos de: 

  • vírus;
  • bactérias;
  • fungos;

Quanto aos elementos químicos, alguns exemplos que são altamente prejudiciais à saúde, são:

  • gazes;
  • vapores;
  • fumaças tóxicas.

A proteção acontece pois as máscaras têm o poder de filtrar as partículas desses elementos tóxicos, e, com isso, ela impede que eles sejam inalados pelo corpo humano. 

Quando as máscaras não são utilizadas corretamente, os colaboradores podem sofrer diversas consequências para a saúde, como intoxicação ou envenenamento. 

Além disso, para aqueles que trabalham com a área da saúde, por exemplo, podem correr o risco de serem expostos a vírus e bactérias altamente infecciosas e danosas à saúde.

Conheça as máscaras respiratórias

Conforme já dito acima, há diversas opções de máscaras respiratórias que podem ser consideradas como EPIs. 

Além dos seus diversos tipos, cada uma delas é utilizada para um fim diferente. 

Máscara PFF2 ou N95

As máscaras N95 são comercializadas aqui no Brasil com o nome de PFF2, que significa peça semifacial filtrante. 

Elas são altamente eficazes para filtrar partículas de vírus e bactérias, por exemplo. Porém, não são as mais recomendadas quando o assunto é a proteção contra aerossóis. 

Durante a pandemia do coronavírus, essas máscaras são as mais adequadas para utilização, visando a contenção do vírus.

Para os profissionais que trabalham na área da saúde, elas são as mais indicadas para que não haja nenhum tipo de contato com bactérias, vírus ou outros agentes biológicos. 

Respirador semi-facial

Esse equipamento também tem o objetivo de filtrar as partículas contaminadas para que elas não tenham contato com o profissional, evitando problemas como intoxicação.

A principal característica desse objeto é o seu formato. Diferentemente do respirador facial, que cobre o rosto todo, no semi-facial é necessário a utilização de óculos de proteção para garantir a proteção de toda a face.

O seu formato é favorável para a utilização dos trabalhadores, já que não impede o uso de capacetes, óculos ou outros equipamentos necessários para a proteção. 

Ao contrário da PFF2, essa máscara é eficaz contra a contaminação de partículas via aerossóis. 

Respirador motorizado

Como o próprio nome sugere, nesse tipo de proteção há um equipamento motorizado para ajudar na contenção das partículas e evitar contaminação do colaborador.

Eles também são eficazes contra a contaminação por aerossóis e são utilizadas quando o profissional trabalha em áreas onde o risco para intoxicação ou contaminação são maiores. 

Proteção respiratória autônoma

Esse é um aparelho de respiração que conta com um cilindro de ar comprimido e é autossuficiente. 

Geralmente, ele é mais utilizado pelos profissionais que atuam como bombeiros ou outros profissionais que enfrentam, em seu dia a dia, situações de falta de oxigênio. 

A COVID-19 e as máscaras

Assim como já foi falado, as máscaras de pano ou as cirúrgicas não são consideradas equipamentos de proteção individual. 

Porém, visando diminuir o avanço do vírus, a ANVISA liberou o uso dessas máscaras. Quer saber mais sobre como usar cada uma delas?

Máscara de tecido

Elas são as mais comuns atualmente. São as máscaras caseiras e podem variar entre formas e tecidos. Essas máscaras são laváveis e reutilizáveis.

Elas podem ser utilizadas para sair na rua, para ir em locais abertos ou fechados. Também funcionam perfeitamente em lugares com bastante fluxo de pessoas, como ônibus, metrôs, entre outros.

Máscara cirúrgica 

As máscaras cirúrgicas, ao contrário das máscaras de tecido, não podem ser reutilizadas. Elas são feitas para utilizarem apenas uma vez, e, depois disso, serem descartadas. 

Essas máscaras também podem ser utilizadas no dia a dia e funcionam muito bem em locais com grande aglomeração.

Onde encontrar uma boa máscara respiratória?

Por ser um equipamento de proteção individual, é muito importante que a qualidade do produto seja a melhor possível, afinal, estamos tratando de elementos essenciais para a preservação da saúde. 

Aqui na PreveOeste você pode encontrar esses equipamentos com a mais alta qualidade e com os melhores custos. 

Quer ver mais sobre a qualidade das nossas máscaras? O nosso canal do YouTube está recheado de informações e testes para que você possa tirar todas as suas dúvidas. 

Por isso, não perca tempo! Compre já a sua máscara da PreveOeste e garanta qualidade e proteção para você e toda a sua equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *