Quais as melhores máscaras respiratórias para se proteger contra a COVID-19?
Atualmente, com a chegada e expansão da variante ômicron, cada vez mais as pessoas têm buscado máscaras eficazes que lhe tragam proteção durante o período que não permanecem em casa.
Seja no trabalho, na escola ou no transporte público, a exigência é encontrar um modelo que dê conta de evitar o contágio, que ocorre, principalmente, pelas vias respiratórias.
Máscaras de pano, tricô ou Neoprene estão cada vez mais em desuso, e modelos mais eficazes como a KN95 e PFF2 se fazem mais presentes no rosto da população.
Isso acontece porque, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a ser utilização de máscaras com filtros de microfibra, tratamento eletrostático e vedação completa do rosto em relação ao ambiente.
Leia a seguir:
- O que isso quer dizer?
- O que são máscaras respiratórias?
- Qual a importância de utilizar a máscara respiratória?
- Quais são os tipos de máscara respiratória?
- Quais as melhores máscaras para se proteger contra a COVID-19?
- Onde encontrar máscaras de qualidade?
O que isso quer dizer?
A resposta é que, hoje, EPIs que estavam reservados mais a ambientes hospitalares, agora fazem parte do dia a dia da população.
E como a PreveOeste é especialista em EPIs, nós preparamos esse artigo explicando um pouco mais sobre máscaras respiratórias.
Fique conosco!
O que são máscaras respiratórias?
Máscaras respiratórias, chamados também de respiradouros, são equipamentos de proteção individual que prezam pelo resguardo do usuário diante de agentes contaminados ou prejudiciais que estão presentes no ar, seja no trabalho ou no seu dia a dia.
Gases tóxicos, poeira, resíduos, aerossóis, micropartículas, resíduos, entre outros males são alguns dos riscos prevenidos por esse tipo de EPI.
Além das máscaras para contenção de doenças, há modelos utilizados também na construção civil, principalmente em locais de trabalho confinado, como já explicamos em outro artigo deste mesmo blog.
Qual a importância de utilizar a máscara respiratória?
As máscaras respiratórias são essenciais na prevenção de riscos e doenças, além de preservar a saúde do usuário dependendo do tipo de atividade que exerce.
Desta forma, é importante saber a utilidade de cada uma delas, para que você tenha melhor aproveitamento no seu uso.
Vamos compreender melhor a diferença entre máscaras de contenção de doenças e máscaras para uso profissional.
Máscaras para contenção de doenças
São aquelas fabricadas com o objetivo de impedir a chegada de agentes contaminosos nas vias respiratórias dos usuários, como gotículas de saliva, aerossóis e micropartículas.
Em síntese, busca evitar a transmissão de patologias por via aérea. São frequentes em ambientes hospitalares, mas também em clínicas estéticas e odontológicas.
São consideradas máscaras de contenção de doença: máscaras cirúrgicas e respiradores, como as máscaras N95/PFF2. Apesar de ser amplamente utilizada, máscaras cirúrgicas não são consideradas EPI.
Máscaras para uso profissional
São aquelas projetadas para garantir a segurança do usuário em ambientes de risco, trabalho confinado ou com risco já identificado. Elas são fabricadas sobre aprovação e precisam, obrigatoriamente, apresentar o Certificado de Aprovação.
Equipamentos como máscaras semifaciais, com filtros de carvão ativado, tem um potencial enorme de evitar que substâncias prejudiciais encontradas nesses locais de risco cheguem no organismo do usuário. Máscaras de pressão, acompanhada com compressor de ar, é outro exemplo deste tipo de equipamento.
Quais são os tipos de máscara respiratória?
Abaixo, listamos diferentes tipos de máscaras respiratórias. Existem diversos modelos disponíveis no site da PreveOeste. Não deixe de conferir.
Máscara Cirúrgica
Máscara descartável, não estéril e atóxica. Desenvolvida para a proteção do profissional da Saúde contra as patologias de transmissão aérea por gotículas e da projeção de fluidos corpóreos que possam atingir suas vias respiratórias.
É indicada, também, para minimizar a contaminação do ambiente com secreções respiratórias geradas pelo próprio profissional da saúde ou pelo paciente.
Máscara PFF2 com ou sem válvula
Máscara recorrente nas ruas, oferece proteção contra poeira, névoas e fumos.
Confeccionadas em microfibra e com tratamento eletrostático, é um dos modelos mais recomendados para prevenção do COVID-19.
Existem modelos com válvula, para aliviar o calor na região interna durante o trabalho.
Porém, para quem deseja adquirir a máscara para se prevenir do COVID-19, a opção mais adequada é sem a válvula.
Máscara KN95
Peça semifacial filtrante de partículas, pode prevenir patologias, poeiras, névoas e fumos que possam atingir a via respiratória. Confeccionada em camadas de polipropileno, também possui tratamento eletrostático.
Máscara semifacial anti odor
Protege contra poeiras, névoas e fumos.
Além de filtrar odores desagradáveis e prejudiciais, consegue evitar que microrganismos e partículas de materiais como mármores, granitos, óxidos de titânio, pedriscos, gesso, madeira, detergentes, fibras têxteis, pimenta e sal cheguem nas vias respiratórias.
Protege também contra poeiras danosas, como: sílica, carvão, algodão, grafite, cal, zinco, alumínio, asbestos, bauxita, manganês, cromo, chumbo e níquel.
Máscara semifacial reutilizável
Assim como o modelo anterior, oferece proteção contra partículas e uma variedade de gases e vapores quando combinado à diferentes filtros, que são ajustáveis e trocáveis para que a máscara se adeque aos diferentes trabalhos e ambientes executados pelo usuário.
Proteção respiratória por ar mandado
Funcionais para locais com baixos níveis de oxigênio, atmosfera contaminada, vapores e gases tóxicos, o equipamento em questão consiste em um conjunto facial composto por máscara de pressão, membrana acústica de aço, cilindro de fuga e válvula regularizadora.
É oferecido também cinto antichamas, ideal para o engate e ajuste do usuário no espaço confinado.
Quais as melhores máscaras para se proteger contra a COVID-19?
Atualmente o modelo PFF2 tem sido o mais recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Diferente das máscaras de pano ou de materiais mais pobres, a PFF2 como é produzida no Brasil, possui Certificado de Aprovação, e contém algumas qualidades que oferecem até 95% de proteção contra agentes externos.
Apesar de ser descartável, pode ser reutilizada se o usuário seguir algumas recomendações básicas: após o uso, deixá-la pendurada em local arejado e com luz natural, retomando-a após 3 dias no mínimo.
O fato da máscara conter tratamento eletrostático, atraindo as partículas para a superfície externa do tecido, e conter tira de metal para vedar a passagem de ar entre nariz e olhos, é outro benefício desse modelo.
Onde encontrar máscaras de qualidade?
Procure fornecedores confiáveis, que ofereçam detalhes sobre a procedência de seus produtos e apresentem o Certificado de Aprovação daquilo que estão vendendo.
Na PreveOeste, todos os nossos produtos são apresentados no site acompanhados por uma descrição, benefícios e vantagens, usos e aplicações. Este é o caminho que acreditamos ser o melhor para que nossos clientes possam fazer uma escolha consciente quando o assunto é EPIs.
Gostou desse conteúdo? Confiram também o canal da PreveOeste no Youtube.
Deixe um comentário