Mineração: quais os principais EPIs para segurança no trabalho?

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são itens muito importantes para determinados tipos de trabalho, pois protegem e evitam acidentes em atividades que envolvem riscos ao trabalhadores.

O setor de mineração é uma das atividades que mais geram perigo, sendo a quarta no ranking em número de acidentes e a segunda em termos de fatalidades no Brasil. Devido a esse extremo risco, os EPIs para a segurança no trabalho na mineração são essenciais e obrigatórios. 

Mais adiante, veremos quais são os principais EPIs para a segurança no trabalho na indústria de mineração.

Leia a seguir:

O que é mineração?

A mineração é um segmento da indústria que explora, extrai e se beneficia de minerais que são encontrados no solo e nas rochas.

É um importante setor para a economia, já que movimenta muito dinheiro. Além disso, diversos produtos que encontramos sendo comercializados, como equipamentos eletrônicos, cosméticos, metais e itens usados na construção e indústria, possuem recursos extraídos da mineração. Isso sem falar nas jóias, que são cobiçadas e desejadas em todo o mundo.

Essa atividade pode ser separada de duas formas: a extração subterrânea e a extração a céu aberto. Vamos conhecer mais a fundo sobre o assunto? Veja a seguir:

Lavra a céu aberto

O método de extração a céu aberto dos minérios, se refere ao processo de retirada deles em locais com menor profundidade. Nesse caso as jazidas estão próximas à superfície. Geralmente, esse processo de extração esgota totalmente os recursos encontrados no local explorado. 

As principais formas de de lavra a céu aberto são as seguintes:

  • Cavas;
  • Lavra por dissolução;
  • Encostas;
  • Fatias.

Lavra subterrânea

Já o método de extração subterrânea, como o próprio nome dá a entender, explora minérios em locais mais profundos, abaixo da superfície. Nessa técnica, os minérios devem ser demarcados através de sondas durante o processo de topografia do local a ser explorado. 

A lavragem subterrânea pode ser dividida de três formas:

  • Com abatimento;
  • Com realces autoportantes;
  • Com realces das encaixantes.

Como vimos anteriormente, a mineração é uma importante atividade para a economia do Brasil, que é um dos países com maior potencial de exploração de minérios do mundo. 

Em nosso território podem ser encontrados aproximadamente 70 tipos de minérios diferentes que são extraídos em mais de 3000 minas espalhadas pelo país, gerando empregos e sendo uma importante atividade para o nosso PIB (Produto Interno Bruto).

Quais os riscos de trabalho da mineração?

A mineração é uma das atividades que mais geram riscos à saúde e integridade física dos trabalhadores, conforme falamos um pouco acima. Em termos de índice mundial, é considerado o trabalho mais fatal entre todos.

Dentre os principais riscos que podemos ressaltar na mineração, estão:

  • Chances de desabamento, inundações e desmoronamentos;
  • Dependendo do local, baixo nível de oxigênio;
  • Chances de inalar poeira e pó;
  • Perigos relativos ao manuseio de veículos, equipamentos e máquinas;
  • Risco relativo a eletricidade;
  • Riscos inerentes à ergométrica;
  • Perigos que os trabalhos executados em alturas e espaços confinados oferecem;
  • Riscos relativos a explosão e incêndios.

Esses são apenas alguns dos riscos que o colaborador que trabalha com mineração está exposto, pois eles podem variar de acordo com o tipo e local de extração, o tipo do minério que está sendo explorado, e quais equipamentos são utilizados no processo.

A Norma Regulamentadora 22 (NR 22) é a que determina a atividade de mineração, sendo importante para avaliar os riscos ao trabalhador a fim de preservar sua saúde e evitar acidentes. A NR 22 determina os procedimentos obrigatórios para as empresas mineradoras e as regras que devem ser cumpridas nesse tipo de trabalho.

Quais os principais EPIs na área da mineração?

Por ser uma atividade industrial que envolve bastante risco aos trabalhadores, os EPI’s são fundamentais para a preservação da saúde e a diminuição dos acidentes na área de mineração.

Fora isso, são obrigatórios em atividades que expõem os colaboradores a riscos. Se as empresas não disponibilizarem esses equipamentos aos funcionários, estarão sujeitas a multas e sanções.

A responsabilidade do empregador vai além de fornecer os EPIs, sendo responsável também por formar uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para avaliar os riscos da atividade e do local de trabalho, e fornecer treinamentos constantes para que as situações de riscos sejam evitadas e, os equipamentos tanto para o trabalho, como para a proteção individual, sejam utilizados da forma correta e segura. 

A seguir, vamos informar quais são os principais EPIs utilizados na mineração. Confira!

Capacete de proteção

O uso do capacete de proteção é essencial para as atividades desempenhadas em espaços confinados, onde frequentemente são transportados itens pesados

No caso da mineração, são equipamentos de proteção individual planejados para a segurança dos trabalhadores contra a queda de rochas e objetos, além de outros riscos comuns encontrados em minas, que podem resultar em quedas e cortes na região da cabeça.

Alguns modelos de capacetes ainda são equipados com lâmpadas, ajudando os mineiros a transitar já que, na maioria das vezes, eles atuam em locais com baixo nível de iluminação. 

Protetores auditivos auriculares

O ambiente de trabalho nas minas é um dos que mais produz ruídos e barulhos, por esse motivo, os protetores auditivos-auriculares são tão importantes.

O processo de extração dos minérios muitas vezes envolve o uso de máquinas que emitem bastante ruídos, que podem causar danos à audição dos trabalhadores devido a frequência e o nível alto de barulho.

Para que os danos à audição e, até mesmo ao nível de produtividade, não sejam afetados, o uso dos protetores auriculares são fundamentais e obrigatórios na mineração.

Máscara de respiração

O trabalho de mineração geralmente é realizado em espaços confinados, com baixos níveis de oxigênio, e, ainda pior, expõe os trabalhadores a gases poluentes e agentes químicos nocivos à saúde.

A fim de evitar riscos à saúde, a utilização de máscara de respiração para mineração é fundamental, já que alguns modelos desse EPI contém filtros de carvão ativado que auxiliam na eliminação de substâncias perigosas.  

Luvas resistentes a cortes

No processo de extração dos minérios são utilizadas máquinas e instrumentos cortantes e perfurantes. Por isso, o uso de luvas resistentes a cortes é extremamente importante, já que evita lesões e cortes nos dedos e nas mãos dos trabalhadores. 

Óculos de proteção

Esse importante EPI tem o objetivo de impedir que a poeira e estilhaços de pedras, que se soltam no processo de extração, atinjam os olhos do trabalhador.

Dessa forma,os óculos de proteção evita que a visão do funcionário seja atingida, evitando lesões e irritações na região.

Onde encontrar os melhores EPIs do mercado?

Como pudemos constatar, os EPIs são fundamentais e obrigatórios para garantir a saúde e aumentar o desempenho dos colaboradores de uma empresa.

Mas você sabe onde encontrar os melhores EPIs do mercado?

A resposta é muito simples: em uma das empresas mais consolidadas e respeitadas no mercado quando se trata de equipamentos de proteção individual – a PreveOeste!

Conheça os melhores produtos e marcas do mercado,na maior loja de EPIs da região.