Mosquetão: o que é, como usar e onde encontrar?

Você sabe o que é um mosquetão? Não? Então veio ao lugar certo! Vamos explicar tudo sobre ele! O que é, como usar, e onde podemos encontrá-lo.

O mosquetão é um acessório de segurança muito importante para alguns ramos de atividades e também para algumas práticas esportivas.

É fundamental a escolha correta desse acessório para que acidentes graves sejam evitados, pois, como normalmente é utilizado em alturas, a atenção aos pequenos detalhes faz uma enorme diferença. Outro fator fundamental é adquirir um mosquetão de qualidade, em um lugar confiável e que ofereça os melhores à disposição no mercado.

Vamos descobrir mais sobre o mosquetão? Então, continue por aqui!

Leia a seguir:

O que é mosquetão?

O mosquetão é um anel, composto de alumínio, inox ou na maioria das vezes em aço, que possui uma parte móvel chamada gatilho, que faz o movimento de abrir e fechar, permitindo a passagem dele através de uma corda, olhal ou estrutura e fechamento seguro.

O uso do mosquetão é fundamental tanto nas atividades profissionais realizadas nas alturas, quanto também em esportes radicais, como rapel, escalada e canyoning.

Esses acessórios de segurança são constantemente usados em sistemas de segurança pessoal, ancoragens e para içar cargas,tendo como objetivo unir com segurança os mais diversos materiais e equipamentos, proporcionando alta resistência durante a movimentação de cargas.

O mosquetão pode conter até 3 travas de segurança, possuindo uma rosca de gatilho manual ou automática (dupla ou tripla), e em certos modelos pode não possuir roscas. 

Também podem ser usados para prender na cadeirinha equipamentos utilizados durante uma escalada. Em determinadas situações, os mosquetões possuem uma trava manejável com uma única mão, para que o praticante de rapel solte em caso de emergência.

Tipos de mosquetão e como usá-los

Os mosquetões podem ser classificados em dois tipos: profissionais e esportivos. Os mosquetões profissionais são aqueles utilizados por trabalhadores que exercem suas funções nas alturas, e os esportivos são usados em atividades de lazer e recreação.

Primeiramente vamos falar sobre as classes de mosquetão utilizadas profissionalmente, que são:

  • Classe A: Conector de ancoragem
  • Classe B: Conector de base
  • Classe M: Conector multiuso
  • Classe Q: Malha rápida
  • Classe T: Conector terminal

Essas classes são regulamentadas pela Norma Europeia EN 362, que especifica os requisitos, métodos de ensaio, marcação e informações fornecidas pelo fabricante para conectores, e pela NBR 15837, norma que especifica os requisitos, métodos de ensaio, marcação e manual de instruções para os conectores de equipamentos de proteção. 

Veja abaixo mais informações sobre cada uma dessas classes!

Mosquetão Classe A 

Os mosquetões de Classe A são normalmente usados como ponto de ancoragem, possibilitando uma fixação em um local específico. É bastante usado também como instalador, possibilitando a primeira subida em um trabalho na altura, por exemplo.

Mosquetão Classe B

Esse tipo de mosquetão também é conhecido como conector de base, sendo o mais comum encontrado no mercado! Seu uso é propício para conectar equipamentos como cordas, chapas, entre outros. Você consegue encontrá-lo em vários formatos, seja oval, formato D, assimétrico ou simétrico.

O mosquetão dessa classe também é bastante utilizado com a finalidade esportiva, tendo como referência o Tipo H, que vamos falar mais para frente. 

Mosquetão Classe M

O Mosquetão Classe M normalmente é fabricado em aço, sendo o mais polivalente dos modelos. É usado para diversas finalidades: desde a ancoragem, como o classe A, até uma simples conexão entre dois materiais. Devido a isso, também é conhecido como mosquetão multiuso. 

Mosquetão Classe Q

Esse tipo de mosquetão possui um sistema de trava em forma de rosca, como se fosse um parafuso, que você pode apertar com uma chave específica. É usado tanto para ancoragens, quanto para fixação em determinados locais por longos períodos de tempo. 

Mosquetão Classe T

O Mosquetão Classe T ,que também é chamado de conector terminal, é um tipo diferente do objeto, pois possibilita a execução de uma força apenas em uma direção. O modelo mais utilizado é o MGO, fundamental para a construção civil através dos talabartes

Agora vamos falar sobre os mosquetões esportivos, que são regulamentados pela EN 12275 e devem, obrigatoriamente,possuir a certificação da União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA). Aparentemente são muito parecidos com os modelos profissionais.

Os mosquetões esportivos são divididos em cinco tipos:

  • Mosquetão Tipo B
  • Mosquetão Tipo HMS ou Tipo H
  • Mosquetão Tipo K
  • Mosquetão Tipo Q
  • Mosquetão Tipo X

A seguir, vamos falar um pouco sobre cada um deles!

Mosquetão Tipo B

O Mosquetão Tipo B não possui um sistema de trava de segurança. Logo, sua abertura funciona com uma mola que ao ser pressionada abre o equipamento para ser preso à uma corda ou outro objeto. 

Por não possuir sistema de travamento de segurança, não deve ser utilizado em ancoragens ou descensores.

Mosquetão Tipo HMS (ou Tipo H)

Esse modelo de mosquetão possui normalmente o formato de uma pêra, sendo ideal para usar junto com o nó “meia volta fiel” ou UIAA para um sistema de frenagem na descida. 

Mosquetão Tipo K

Esse modelo é o mais indicado para ser utilizado em uma via ferrata, isto é, em uma parede rochosa previamente preparada para a escalada. Normalmente possui uma base larga e o sistema de trava automática, podendo ser simples ou duplo.

Mosquetão Tipo Q

O mosquetão Tipo Q também é chamado de Malha Rápida, possuindo um sistema de trava rosqueado, como um parafuso. Dessa forma, é recomendado que seja fixado em um determinado local, ou utilizado para abandono na parada na via.

Mosquetão Tipo X

Esse modelo é simétrico, onde a parte superior e a inferior possuem o mesmo diâmetro. É indicado para utilização em roldanas, trava-quedas, ou no sistema de freio pois proporciona uma grande estabilidade.

Quais áreas precisam do mosquetão?

As áreas em que o uso dos mosquetões é necessário são:  

  • Construção;
  • Resgate com corda, como bombeiros, polícia e defesa civil;
  • Limpeza, principalmente quando feitas em prédios;
  • Espeleologia, que é o estudo de cavernas;
  • Arboricultura, que é o estudo de árvores;
  • Escalada;
  • Balonismo, ou seja, o esporte praticado com um balão de gás;
  • Trabalho Industrial com corda;

Encontre o mosquetão ideal para você aqui!

O mosquetão é um equipamento de segurança que envolve a vida de um ser humano, por isso, é fundamental que seja escolhido em um lugar de confiança e que ofereça os materiais de melhor qualidade.

A PreveOeste é o lugar ideal para isso!  Aqui você adquire o mosquetão correto para sua necessidade!

Acesso nosso site e conheça a maior loja de EPIs online da região e veja nossa incrível diversidade de produtos relacionados à segurança dos trabalhadores, além dos melhores descartáveis e produtos relacionados à higiene!

Nos encontramos em breve!