NR 8: A Norma Regulamentadora dos canteiros de obra. Saiba tudo sobre ela e veja suas atualizações
Existem profissões que oferecem mais riscos de acidentes e problemas de saúde do que outras, não é mesmo?
Nesses casos as normas regulamentadoras (NRs) possuem ainda mais importância! Afinal, elas são responsáveis por determinar regras e procedimentos para que a saúde e bem estar do trabalhador sejam preservados da melhor forma.
Sem elas, o número de acidentes e doenças ocupacionais certamente seriam bem superiores aos que existem hoje em dia.
O canteiro de obras é um dos locais com mais riscos e perigos de acidentes. Em casos mais graves, podem levar a vítima até a morte.
Nesse texto, vamos falar tudo sobre a NR 8, que trata exatamente de ações preventivas e dos cuidados que as empresas e os trabalhadores devem ter para que o pior não aconteça em um local de obras.
Leia a seguir:
- O que é a NR 8 e qual sua importância?
- Quais são os principais pontos atualizados exigidos pela NR 8?
- Como proteger os trabalhadores que exercem atividades em uma obra?
O que é a NR 8 e qual sua importância?
A NR 8 é aquela que determina os requisitos técnicos mínimos para garantir conforto e segurança em edificações. Ela atua com o objetivo de assegurar as melhores condições de trabalho possíveis aos colaboradores que exercem atividades em uma obra.
Garantir a segurança dos trabalhadores durante a realização de obras não é tão simples, e é por isso que a NR 8 existe: para estabelecer os requisitos necessários para tornar um ambiente mais adequado para o trabalho.
Além de estabelecer regras e providências que devem ser seguidas para evitar acidentes e doenças ocupacionais, a NR 8 se preocupa com o conforto dos trabalhadores durante sua jornada de trabalho.
O implemento de coberturas para que o trabalhador possa se proteger do sol e da chuva, e locais próprios para descanso, são alguns exemplos disso.
Cumprindo os requisitos de segurança e conforto estabelecidos pela NR 8, a empresa, além de diminuir os impactos de doenças e acidentes de trabalho e propiciar um bom nível de conforto, contribuirá para que seus funcionários exerçam suas profissões mais confiantes, o que consequentemente aumentará o nível de produtividade.
As determinações estipuladas na NR 8 devem ser cumpridas por qualquer empresa que possua colaboradores no regime de contratação CLT.
Quais são os principais pontos atualizados exigidos pela NR 8?
A NR 8 estipula alguns requisitos relacionados à altura e piso do teto, circulação e proteção contra intempéries, a fim de garantir a qualidade da segurança durante a realização das atividades dos trabalhadores nas obras.
Veja a seguir, quais são os principais pontos exigidos pela NR 8 para assegurar a saúde e conforto dos colaboradores que trabalham nas edificações.
Altura do piso ao teto
O primeiro ponto que a NR 8 estabelece se refere à altura do piso ao teto, ou seja, a altura mínima do pé-direito.
Conforme a norma, os locais de trabalho devem ter pé-direito de acordo com as posturas municipais, atendendo as condições de conforto, segurança e salubridade, estabelecidas na Portaria 3.214/78.
Circulação
Com relação à circulação, a NR 8 estabelece que os pisos dos locais de trabalho não podem apresentar depressões e saliências que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.
Dessa forma, os pisos precisam sempre estar em perfeito estado, proporcionando a livre circulação dos trabalhadores sem oferecer riscos de queda.
Além disso, as aberturas nos pisos e nas paredes precisam estar protegidas, impedindo a queda de objetos e pessoas. Isso quer dizer que, quando houver alguma abertura, ela deve estar sinalizada da forma correta.
As escadas, rampas e pisos precisam oferecer resistência suficiente para suportar as cargas fixas e móveis, para as quais a edificação se destina.
Dessa forma, precisam ser construídos de modo que seu dimensionamento ofereça resistência e segurança não só aos funcionários, mas também às cargas que são submetidas.
As escadas e rampas fixas devem ser elaboradas de acordo com as normas técnicas oficiais e mantidas em perfeito estado de conservação.
Nas áreas escorregadias, deverão ser utilizados materiais ou processos antiderrapantes, como tapetes, fitas ou pisos antiderrapantes.
Os andares que estão localizados acima do solo, devem oferecer a proteção adequada contra quedas, de acordo com as normas técnicas e legislações municipais, atendendo às condições de conforto e segurança.
Proteção contra intempéries
Nesse caso, a NR 8 determina que as partes externas, bem como todas as que separem unidades autônomas de uma edificação, ainda que não acompanhem sua estrutura, devem, obrigatoriamente, observar as normas técnicas oficiais relativas à resistência ao fogo, isolamento térmico, isolamento e condicionamento acústico, resistência estrutural e impermeabilidade.
Outros cuidados que devem ser tomados
Nos locais onde existem obras, há diversos perigos para quem transita no ambiente. Dessa forma, é fundamental que todas as medidas de segurança sejam tomadas, a fim de garantir maior agilidade para a construção e evitando despesas não planejadas em situações de acidentes.
Assim sendo, é preciso que todas as pessoas envolvidas na obra conheçam e sigam as normas de segurança do trabalho. E, nesse caso, não estamos falando apenas de gestores, mas também dos trabalhadores e, em algumas situações, de visitantes.
Para que todos tenham o conhecimento necessário, podem ser oferecidos treinamentos e cursos que transmitam essas informações.
É importante lembrar que acidentes de trabalho são um dos maiores fatores capazes de trazer prejuízos financeiros para os empregadores, seja devido a indenizações, afastamentos remunerados ou processos trabalhistas.
Ou seja, é extremamente recomendado que as empresas do ramo invistam em soluções tecnológicas de saúde e segurança do trabalho, pois, dessa forma, as atividades são automatizadas, oferecendo maior organização, agilidade e segurança na gestão do trabalho.
Como proteger os trabalhadores que exercem atividades em uma obra?
Além de cumprir tudo o que a NR 8 estabelece, uma das ações mais importantes para proteger seus funcionários de acidentes e seus impactos é o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Mas você sabe onde encontrar os EPIs com maior confiabilidade e qualidade do mercado?
A resposta está na PreveOeste!
Somos uma das empresas mais respeitadas e procuradas quando se trata de EPIs, materiais descartáveis e produtos de limpeza!
Acesse agora mesmo nosso site e conheça a maior loja de EPIs online da região e adquira tudo o que precisa para proteger seus funcionários!