NR1: Saiba tudo sobre essa norma e as suas atualizações!
As normas regulamentadoras (NRs) foram criadas com o objetivo de estabelecer regras e condições para que os riscos de doenças e acidentes no ambiente de trabalho sejam reduzidos.
Existem obrigações referentes aos empregadores e empregados que devem ser cumpridas por lei e, caso não sejam, tanto a empresa como seus funcionários estarão sujeitos à penalidades.
No artigo de hoje veremos o que determina a Norma Regulamentadora 1, também conhecida como NR 1, por que ela é tão importante, para quem se aplica, quais as responsabilidades de empregadores e empregados e suas atualizações.
Leia a seguir:
- O que é a NR1?
- Qual a responsabilidade da empresa e do trabalhador dentro da NR 1?
- Para quem aplica a NR1?
- Atualização de 2022 sobre a NR1
- Encontre tudo o que você precisa para cumprir a NR1!
O que é a NR1?
A NR 1 torna obrigatória todas as normas regulamentadoras relativas à medicina e segurança do trabalho nas empresas públicas, privadas ou qualquer outra que possua o regime de CLT com o empregado, tratando das disposições gerais e do gerenciamento de riscos ocupacionais, ou seja, situações de perigo à saúde e integridade física do trabalhador que podem ocorrer durante sua atividade de trabalho.
Para que serve a NR1?
A NR 1 age diretamente na avaliação de riscos ocupacionais e na elaboração de planos de ações para evitar tais riscos dentro do ambiente de trabalho.
É um documento emitido pelo Ministério do Trabalho fundamental para que as empresas tenham conhecimento do campo de aplicação, definições, termos e disposições gerais das regulamentações referentes à saúde e segurança no trabalho.
Essa norma regulamentadora serve como base para a regulamentação das demais subsequentes – ao todo são 37 normas. Por se tratar de uma regra geral, a NR 1 é aplicada em toda situação onde não há uma regra específica para uma determinada atividade de trabalho.
Outra função da NR 1 é de estabelecer que a Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho é o órgão responsável pela coordenação, controle, orientação e supervisão das atividades relativas à segurança e medicina do trabalho.
A empresa que não cumprir o que é determinado pela NR 1 está sujeita a multas e até a interrupção de suas atividades. O empregado também possui suas responsabilidades e, caso não as cumpra, poderá sofrer advertências e até ser demitido por justa causa.
As obrigações e responsabilidades de empregadores e empregados, veremos logo a seguir.
Qual a responsabilidade da empresa e do trabalhador dentro da NR 1?
A fim de prevenir os riscos de acidentes e doenças relacionadas às atividades de trabalho, a NR 1 determina responsabilidades tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. Veremos abaixo quais são essas responsabilidades, começando pelo empregador.
Responsabilidades do empregador mediante a NR 1
A NR 1 diz que as responsabilidades que cabem ao empregador são:
- Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho;
- Comunicar aos trabalhadores:
I. os riscos ocupacionais que existem nos locais de trabalho;
II. quais as medidas de prevenção adotadas pela empresa para eliminar ou diminuir tais riscos;
III. o resultado dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;
IV. os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.
- Emitir ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos trabalhadores;
- Permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho;
- Determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho, incluindo a análise de suas causas;
- Disponibilizar à Inspeção do Trabalho todas as informações relativas à segurança e saúde no trabalho;
- Executar medidas de prevenção, ouvindo os trabalhadores, de acordo com a seguinte ordem de prioridade:
I eliminação dos fatores de risco;
II. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva;
III. minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas administrativas ou de organização do trabalho;
IV. adoção de medidas de proteção individual.
Responsabilidades do empregado mediante a NR 1
Já as responsabilidades inerentes aos empregados, são as seguintes:
- Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador;
- Submeter-se aos exames médicos previstos nas NR;
- Colaborar com a organização na aplicação das NR;
- Usar o equipamento de proteção individual (EPI) fornecido pelo empregador.
Todas as empresas e seus funcionários que atuam em segmentos onde há riscos à saúde e integridade física, tem como obrigação cumprir essas responsabilidades estabelecidas pela NR 1.
Para quem aplica a NR1?
A NR 1 se aplica a todos os empregadores e empregados que trabalham em regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
Ou seja, empresas de quaisquer tamanhos e segmentos, órgãos públicos de administração e dos poderes legislativo, judiciário e Ministério Público.
Atualização de 2022 sobre a NR1
A atualização da NR 1 torna obrigatório também a implementação do gerenciamento de riscos ocupacionais (GRO) nas atividades de trabalho das empresas.
Todo e qualquer local público ou privado, móvel ou imóvel, edificado ou não, próprio ou de terceiro, onde a empresa exerça suas atividades de forma permanente ou temporária, deve possuir o GRO.
O gerenciamento de riscos (GRO) deve fazer parte do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), ou seja, além do documento impresso, é necessário também que os documentos online com assinatura digital sejam enviados ao Ministério do Trabalho.
Dentre os documentos podemos também exigidos pela atualização, podemos destacar:
- PPRs;
- Laudos;
- ASOs;
- PCMSO;
- Análises ergonômicas de trabalho;
- Certificados;
- Treinamentos.
Além desses documentos online assinados, a empresa deve armazená-los em formato de PDF para futuras consultas.
Encontre tudo o que você precisa para cumprir a NR1!
Você acabou de saber a importância da NR 1 para sua empresa e colaboradores!
Soube também que a NR 1 determina regras e obrigações estabelecidas por lei e que, quando não cumpridas, podem resultar em multas e sanções.
Para que sua empresa não corra esses riscos, fique de acordo com a NR 1!
Na PreveOeste você encontra soluções para ficar de acordo com as leis e protege seus funcionários de riscos de acidentes e de problemas de saúde!
Acesse nosso site e encontre o que há de melhor em Epis,produtos de limpeza e descartáveis no mercado na maior loja de EPIs online da região