O que é a SIPAT e a sua importância em nosso país

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), é uma semana dedicada para que empresas que contam com o CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), possam conscientizar seus colaboradores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.

Além de conscientizar os funcionários, a ideia da SIPAT é de conscientizar também chefes e cargos administrativos sobre a importância da segurança no âmbito profissional.

Leia a seguir:

O que é CIPA?

Para entendemos melhor o que é? E a importância da SIPAT? Temos que contextualizar sobre a CIPA, suas principais diferenças e as normas que regularizam. CIPA é um órgão interno empresarial com a finalidade de prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Essa medida visa preparar os colaboradores para que atendam às normas e metodologias em caso de necessidade.

  • A CIPA está no artigo 163 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
  • A Portaria n° 3214, de 8 de junho de 1978, e a Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011, realizaram diversas mudanças.
  • A NR-5 (Norma Regulamentador 5) indica os principais pontos da CIPA, bem como seu andamento.

O objetivo da CIPA é principalmente prevenir acidentes no local de trabalho, dando para os colaboradores a segurança necessária para o desenvolvimento de suas devidas atividades.

Como funciona a SIPAT

A SIPAT é obrigatória nas empresas, independente do número de funcionários que conte em seu quadro. Geralmente, para tornar o conteúdo mais atrativo são utilizadas gincanas, palestras e jogos.

As empresas, como o nome sugere, devem abordar o tema por uma semana de maneiras diferentes. Caso o assunto seja abordado em um intervalo menor, o nome muda para DIPAT (Dia Interno de Prevenção de Acidentes do Trabalho).

Em sua grande maioria, as atividades das empresas para essa semana contam com palestras e, uma dica valiosa é buscar os Bombeiros ou até mesmo Postos de Saúde. Essas instituições fazem grandes palestras, de forma gratuita e que geram muito aprendizado.

4 objetivos importantes na SIPAT

1- Divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde;

2 – Relembrar orientações de segurança que podem ser “esquecidas” no dia a dia, para que seja sempre praticada por todos os funcionários;

3 – Criar uma atitude vigilante, visando que os colaboradores possam reconhecer e corrigir práticas incorretas no trabalho;

4 – Criar vínculos entre o funcionário e a empresa. A ideia é fazer com que o empregado goste ainda mais do seu trabalho.

Conscientização do uso de EPIs

Vale sempre lembrar que a SIPAT é uma forma de reforçar medidas de segurança no trabalho, mas que essa prática deve ser uma via de mão dupla, tendo a colaboração da empresa e também dos funcionários.

O ideal é que cada um cumpra o seu papel, como por exemplo:

Funcionário: Cobrar e fiscalizar a qualidade do EPI e a disponibilidade de equipamentos em bom estado de conservação para otimizar a sua segurança;

Empresa: Ter o controle de estoque e acompanhar o estado de conservação do EPI utilizado pelo colaborador, priorizando a saúde e fornecendo todo equipamento necessário para o desempenho do trabalho.

Vale ressaltar que a segurança do funcionário é questão prioritária para o próprio e também para a empresa. Faça parte dessa corrente e incentive o uso de EPIs em sua empresa.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *