O que é botina de segurança? Qual a importância? Quais locais usar e como escolher as melhores marcas?

botina o que sao

As Botinas de segurança, assim como as botas de segurança, são de uso obrigatório por algumas organizações que representam risco à integridade física de seus colaboradores. Sendo assim, seu uso é imprescindível, mas há muitas dúvidas na hora de escolher o calçado ideal para determinada ocupação.

Com isso, o objetivo desse artigo é apresentar a vocês, de forma clara, o que é esse Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como o para que serve, a importância do seu uso constante e os locais a se utilizar, de acordo com a anatomia do calçado e natureza do trabalho a ser executado.

Ainda, traremos a vocês, informações que ajudarão na hora da escolha de sua botina, de acordo com todas as regulamentações, a fim de guiá-lo pelo caminho mais seguro na hora de escolher o seu calçado! Venha com a gente.

Leia a seguir:

O que é botina de segurança?

Botina de segurança é um tipo de calçado de segurança ocupacional, popularmente conhecido como Equipamento de Segurança Individual, ou seja, EPI. Estes equipamentos são utilizados de forma a proteger o colaborador contra as possíveis adversidades que colocariam em risco sua integridade durante o expediente.

Destinada a proteção dos pés, é regulamentada pela NR-6, norma regulamentadora que garante, de forma gratuita, a disponibilização desse material, pelo empregador, para que seus colaboradores fiquem mais seguros, a fim de evitar acidentes no local de trabalho.

Normalmente, as botinas de segurança têm, como foco principal, a proteção contra materiais orgânicos e/ou inorgânicos, com riscos abrasivos, elétricos, cortantes, biológicos, químicos e etc. Também é indicado para locais com temperaturas muito altas ou muito baixas, bem como ambientes escorregadios. As botinas de segurança se apresentam feitas de dois principais tipos de materiais: o couro e o PVC.

Botinas de Segurança feitas a couro, normalmente visam a melhor performance em cargos ocupacionais com maior risco de acidente com materiais cortantes, perfurantes ou que possam esmagar o pé da pessoa. Inclusive, por isso que as botinas de segurança com biqueiras de composite ou aço são mais indicadas nesses casos.

Já as botinas de segurança feitas de PVC são mais recomendadas para ocupações que demandem mais flexibilidade, agilidade, leveza e proteção contra respingos tóxicos. É interessante pontuar que, diferentemente das botas de segurança, as botinas de segurança são elencadas quando não há risco com a integridade física de tornozelos, por exemplo.

Qual a importância da botina de segurança?

A importância da botina de segurança consiste, justamente, em dar assistência contra quaisquer riscos iminentes no espaço corporativo. Além disso, ela previne acidentes graves tanto quanto os problemas de natureza menos urgentes, como, por exemplo, relacionados à ergonomia.

Sendo assim, uma botina de segurança evita, inclusive, problemas secundários que poderiam ser desencadeados pela má qualidade de um calçado, como, por exemplo, problemas na coluna, lombar e pernas, comprometendo a integridade física e motora do contratado.

Por fim, estes calçados se apresentam mais eficientes do que um calçado normal, inclusive, por sua anatomia: são trabalhados com elásticos, que garantem maior aderência ao corpo de forma prática.

Quais locais usar a botina de segurança?

As botinas de segurança devem ser utilizadas durante o expediente do respectivo cargo ocupacional do colaborador. Organizações que normalmente apresentam a necessidade desse EPI são aquelas que representam risco à saúde.

Alguns lugares exemplos para usar a botina de segurança são:
– Indústrias.
– Construção civil.
– Metalúrgicas.
– Químicas.
– Alimentícias.
– Mecânicas.
– Montagem.

Porém, as botinas de segurança, devido a sua natureza isolante, tendem a ser um ótimo mecanismo para trabalhos que colocam em risco fatores termostáticos, como diferença de temperatura de um determinado ambiente ou eletricidade iminente. Sendo assim, também é recomendada para eletricistas.

Como escolher as melhores marcas para o seu negócio?

O princípio básico que deve ser abordado no momento de escolha do calçado, é sempre verificar se ele é, realmente, fabricado perante todas as normas regulamentadoras que garantem a eficiência e eficácia do produto.

Isso significa que, caso a botina não seja feita com os materiais recomendados, ela não servirá para o seu principal propósito.

Podemos usar, como um exemplo, uma botina que tem como objetivo principal, proteger contra cortes o pé de quem a usa. Perante isso, é natural que o contratante opte pela botina com biqueira de aço, mas não só isso.

É necessário que o aço da biqueira da bota seja “aprovada para proteção contra impacto no nível de energia de no mínimo 200 J e contra a carga de compressão de no mínimo 15 KN”, segundo o Certificado de Aprovação do Equipamento.

Pior, se a botina de segurança for feita com biqueira que não atenda a esses critérios estabelecidos anteriormente, há o risco que, no momento que um objeto pesado caia sobre o pé de um indivíduo, haja afundamento do metal, causando o conhecido “Efeito Guilhotina”, decepando os dedos do respectivo sujeito.

Por isso, é de suma importância prezar pela qualidade dos produtos que serão parte do patrimônio de sua corporação. Para a necessidade que exijam botinas com biqueiras, ou não – como no caso de serviços que não apresentam riscos de acidentes mais graves, são sugeridas:

  • Botina Branca Smart Fibra Biqueira PVC CA 31241 Fujiwara;
  • Botina Preta em Couro CA 44597 Estival;
  • Botina Nobuck em Couro Relax CA 44591 Estival;
  • Botina Branca Microfibra com Elástico e Biqueira PVC CA 31396 Marluvas;
  • Botina Preta Com Elástico Bico de PVC Premium CA 18223 Kadesh;
  • Botina Preta Com Elástico Bico de PVC Usafe CA 32807 Fujiwara;
  • Botina Preta Com Elástico Sem Biqueira CA 17015 Imbiseg;
  • Botina Preta Com Elástico Bico PVC Vulcaflex CA 43377 Marluvas;
  • Botina Preta Com Elástico Biqueira PVC Para Eletricista CA 17010 Impacto Kadesh.

Por fim, é possível concluir que o calçado ideal se adapta ao tipo de proteção necessária para cada risco ocupacional, seja ele físico, químico, biológico, ergonômico e etc. É obrigatório sua garantia e gratuidade, sendo, então, de responsabilidade do empregado o uso contínuo, bem como seu zelo para com o equipamento.

Aqui na PreveOeste você consegue encontrar as melhores botinas de segurança com o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Por isso, confira a nossa loja online agora mesmo! Veja também o nosso canal no YouTube, com a revisão e dicas de uso de alguns equipamentos.

Para mais novidades, fique ligado em nosso Instagram e em nosso blog!