O que é CIPA? E qual sua importância para o trabalhador? 

A segurança do trabalho é um universo repleto de iniciativas que tem como principal propósito diminuir os riscos à integridade dos colaboradores em seus diferentes setores de atuação.

Entre essas iniciativas está a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Se você não sabe do que se trata, vamos te explicar o que é o CIPA, para o que serve e qual sua relevância para o trabalhador. Saiba mais!

Leia a seguir

O que é a CIPA?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ou simplesmente CIPA, é composta por um grupo de colaboradores, tanto empregados como empregadores, que tem como propósito fomentar as leis de saúde e segurança do trabalho de forma preventiva dentro da empresa. 

Ou seja, em linhas gerais a CIPA tem o objetivo de dar autonomia aos colaboradores para acompanhar e inspecionar as medidas que seguranças que estão sendo implementadas no ambiente de trabalho.

A CIPA é baseada em uma exigência legal para todas as empresas acima de 20 funcionários. Ela é mais comum em micro e pequenas empresas. 

O número de integrantes da CIPA é vinculado à quantidade de empregados que a empresa tem em funções consideradas de risco. 

Por lei, essa comissão deve ter obrigatoriamente a presença de um presidente, um vice-presidente e um secretário, sendo que todos os profissionais da empresa devem se candidatar, mas que serão eleitos após votação democrática, apurada e fiscalizada pelos membros do mandato atual.  

O que é o curso da CIPA?

Os colaboradores que são eleitos para fazer parte da Comissão devem realizar um curso que é regulamentado pela NR5 (Norma Regulamentadora 5) no qual consiste em um treinamento para obter as competências previstas pela função, entre elas estão:

  • Metodologia: entender e aprender sobre os métodos de investigação e análise que envolvem os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; 
  • Estudar os temas e condições de trabalho que incluem os possíveis acidentes de trabalho daquela instituição/empresa;
  • Informações gerais sobre as leis trabalhistas e previdenciárias referente a segurança e saúde do funcionário;
  • Informações sobre higiene no trabalho e sobre os EPIs necessários para cada função, entre outros. 

Por que a CIPA é importante para o trabalhador?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes permite ao trabalhador viabilizar e assegurar-se de que seu local de trabalho esteja em condições de uso e com todos os aparatos de segurança, incluindo os EPIs, adequados para pleno funcionamento. 

A importância é permitir que os colaboradores sejam representados pela sua classe de trabalho para obter o que há de melhor disponível pelas leis de segurança do trabalho.

O trabalho preventivo feito pela Comissão para evitar acidentes e doenças ocupacionais é o método mais eficiente para manter uma ambiente de trabalho dentro das normas e fora riscos maiores. 

Pensando nisso, os principais pontos visualizados pela CIPA são: 

  • Identificar os perigos no processo de trabalho;
  • Identificar a origem do perigoso e adotar medidas para tornar o ambiente seguro;
  • Elaborar o mapa de riscos junto aos colaboradores e contando com a assessoria, se tiver disponibilidade, do SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho; 
  • Desenvolver um plano estratégico de trabalho para agir de forma preventiva problemas de segurança e saúde no trabalho;
  • Promover o treinamento relacionado à SST, ferramenta essencial para um trabalho preventivo de segurança.

Benefícios da CIPA para o trabalhador e para empresa

Falamos um pouco do benefício do CIPA para o colaborador, que tem oportunidade de fazer parte da Comissão responsável por assegurar as condições de trabalho fundamentais para exercitar a função em que é designado. 

Mas, que tal ver mais sobre os benefícios para os trabalhadores, e para as empresas?  

Por meio das ações preventivas, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes auxilia a Companhia a diminuir o número de acidentes de trabalho; manter o cumprimento de normas e regulamentos exigidos por lei, o que resulta na diminuição de processos trabalhistas e auxilia no aumento da qualidade de vida dos funcionários.

Qual a relação entre a CIPA e as EPIs?

A CIPA, como falamos anteriormente, é a Comissão que fiscaliza e garante o comprimento das normas NR5 que mantém a integridade dos funcionários. 

E, com isso, uma das principais formas de prevenir os acidentes em ambiente de trabalho é usando os equipamentos de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem luvas, botas, máscaras entre muitos outros. 

Cada função e área de trabalho têm duas EPIs pré-estabelecidas, profissionais de saúde, construção civil, mineradoras, petrolíferas, entre muitos outros. 

Para cumprir seu papel a CIPA deve fiscalizar desde as ações que estão sendo implementadas na empresa até o uso correto dos acessórios de prevenção de acidentes de trabalho.

Mas agora que te contamos a relação do CIPA com as EPIs, vamos te mostrar onde encontrar as melhores opções disponíveis no mercado de equipamentos de segurança para sua CIPA.

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Como falamos a pouco, estar equipado adequadamente com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é também de responsabilidade do CIPA. 

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A maior prioridade da PreveOeste é manter a alta qualidade, confiabilidade, credibilidade e diversidade em seus materiais (linha de EPIs, produtos descartáveis e de limpeza). Com isso permite que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes possa exercer as suas funções de maneira adequada e de acordo com a NR5. 

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