Saiba tudo sobre o uso das meias térmicas no setor frigorífico

Os serviços realizados em um frigorífico tem grande importância e impacto em nosso cotidiano, pois os alimentos que chegam nas casas e nos mercados, chegam conservados, ideal para consumo, por passarem por um frigorífico. 

Além disso, remédios e outros produtos também são diretamente afetados pela forma de transporte dos frigoríficos

Dessa forma, os frigoríficos compõem um processo que vai além de abater animais e fazer a conservação de suas carnes em ambiente refrigerado.

Sendo assim, vamos pensar nos colaboradores que precisam trabalhar diariamente neste ambiente, que oferece temperaturas extremamente baixas.

O chamado frio ocupacional pode fazer com que ocorra a diminuição da temperatura interna do corpo. Como consequência disso, podem haver desconfortos, prejuízos ao bem-estar do trabalhador e desenvolvimento de úlceras na pele, cefaléia e diversas outras doenças.

Para evitar que isso aconteça, é essencial utilizar EPIs específicas para o trabalho em câmara fria.

É necessário que estejam protegidos e devidamente equipados para garantirem sua integridade física.

Por isso, as meias térmicas protegem os pés do trabalhador, mantendo-os aquecidos, proporcionando maior segurança e conforto.

Leia a seguir:

O que é a meia térmica?

As meias térmicas, são parte do EPI para quem trabalha em câmaras frias, em frigoríficos, são como meias comuns mas possuem tecnologia que permite a absorção do suor que o colaborador possa vir a ter durante a execução das tarefas de forma evitar que os pés fiquem úmidos e ao mesmo tempo manter o aquecimento. 

O seu uso deve ser combinado com botas térmicas específicas para câmara fria, assim é possível garantir uma proteção completa e eficiente.

Quais riscos a câmara fria pode oferecer?

 A câmara fria é um espaço para armazenagem de produtos que, por conta de suas características, precisam de um controle rígido de temperatura.

Os setores alimentício e farmacêutico são os que mais utilizam essas salas refrigeradas, uma vez que a conservação de alimentos perecíveis e de medicamentos sensíveis é feita justamente com auxílio das baixas temperaturas.

Trabalhadores que atuam em açougues, mercados, grandes farmácias, portos, caminhões, contêineres, indústrias de laticínios, indústrias farmacêuticas e em áreas específicas de hospitais são alguns que ficam expostos ao frio intenso.

Nesses casos, os riscos estão diretamente associados ao tempo de exposição e à sensibilidade do organismo, sendo obrigatório que o profissional faça algumas pausas ao longo de sua jornada de trabalho.

Quando o corpo humano fica exposto a temperaturas muito baixas, o organismo entra em vasoconstrição e há redução da circulação sanguínea. Uma série de problemas podem surgir como resultado da exposição ao frio, afetando especialmente o sistema respiratório e a pele.

Saiba quais doenças estão associadas ao trabalho em câmara fria

Ulceração: pequenas lesões na pele, que podem gerar alterações na cor, bem como causar dores e até formação de bolhas;

Pé de imersão: esta é uma doença que acomete trabalhadores que ficam com os pés expostos a água fria ou locais úmidos, causando estagnação do sangue e consequente paralisação dos pés e pernas;

Fenômeno de Raynaud: em virtude da diminuição da circulação sanguínea nos dedos, os membros podem ficar azulados e insensíveis, com sensação de dormência;

Perniose: ao sofrer congelamento, algumas partes do corpo podem ficar com queimaduras e sensação de dor. O tratamento é complicado e bastante demorado;

Hipotermia: esta é uma consequência grave e que pode, eventualmente, levar ao coma ou morte. Trata-se de um estado em que o corpo perde a sensibilidade e a força muscular, levando à redução da capacidade de percepção.

Para evitar as doenças mencionadas acima e minimizar as consequências do frio, é essencial respeitar as normas de segurança e adotar medidas para garantir a integridade dos trabalhadores.

Por isso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual é um dos principais cuidados obrigatórios, bem como o oferecimento de treinamento adequado para enfrentar ambientes adversos.

Tipos de meias térmicas para câmaras frias

O mercado oferece diversos tipos de meias térmicas para câmaras frias, veja abaixo alguns deles:

Meia Térmica de Nylon

As meias térmicas de nylon são bem reforçadas, com forro e revestimento no pé e com punho em poliéster. Essas meias são bem resistentes e oferecem maior proteção térmica e podem ser usadas sem botas.

Meia térmica de algodão

As meias térmicas confeccionadas em algodão são ideais para a proteção dos pés do trabalhador que está em ambientes de baixa temperatura, porém é de extrema importância ser usadas com botas para uma proteção completa. 

Além das meias, quais outros EPIs o trabalhador que atua em câmaras frias deve usar

O indivíduo que trabalha muitas horas dentro de uma câmara fria, deve usar alguns equipamentos de proteção individual, além das meias térmicas, como:

Roupa completa para câmara fria

Composto por blusa e calça, ambos fabricados em material térmico e impermeável, este EPI para câmara fria protege não apenas o tronco, como também os membros do usuário de modo a evitar o contato direto com o frio intenso.

Luvas

As luvas térmicas protegem as mãos do trabalhador contra os efeitos da baixa temperatura, mas deve-se ficar atento para que o dispositivo não comprometa a execução das tarefas manuais.

Capuz

O capuz térmico para câmara fria é um EPI responsável por proteger a cabeça e o pescoço do profissional e, assim como acontece com as luvas, seu uso não deve atrapalhar a amplitude de visão do usuário.

Bota

As botas garante a proteção dos pés contra o frio extremo, mas seu uso deve ser feito sempre em conjunto com as meias térmicas específicas para câmara fria, garantindo, assim, uma proteção completa e eficiente

Vale destacar que é dever da empresa contratante fornecer gratuitamente todos os Equipamentos de Proteção Individual necessários para garantir um trabalho seguro a seus colaboradores.

Encontre as melhores meias térmicas e EPI aqui!

Agora que você já sabe sobre a importância dos frigoríficos e do uso de EPIs e meias térmicas nesse setor, chegou a hora de adquirir esses tipos de EPIs em um lugar de confiança, que trabalhe com produtos da melhor qualidade. Este lugar é na PreveOeste.

Aqui na PreveOeste temos as melhores meias térmicas para câmaras frias, com o melhor custo benefício do mercado. Além de diversos outros produtos EPIs para a proteção de seus funcionários e para o bem de sua empresa.

Acesse nossa loja virtual e confira nossas variedades de produtos. Somos a maior loja de EPI online da região.

Não se esqueça: nos siga no Instagram para ver todas as novidades da área, acompanhe nosso canal no YouTube e fique bem informado através do blog!

Esse conteúdo te ajudou? Então explore nosso blog, que tem muito mais!