Os 15 EPIs essenciais para Frigoríficos e Laticínios

O universo dos Equipamentos de Proteção Individuais – EPIs envolve muitas coisas e está repleto de novidades. 

Eles foram feitos para proteger os funcionários dos possíveis acidentes e qualquer risco à sua saúde durante a execução de seu trabalho, ou seja, foram feitos para mantê-los em plena segurança.

Os EPIs estão previstos nas Normas Reguladoras (NRs) criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, neste caso na NR 6.

Com isso, cada profissão e função requer uma EPI diferente, assim como no caso dos colaboradores que trabalham em frigoríficos e laticínios. 

Para isso, separamos todas as informações que você precisa saber caso trabalhe ou queira trabalhar neste ramo. 

Leia a seguir:

O que são frigoríficos e laticínios?

Os frigoríficos e laticínios trata-se de uma câmara fria que tem o propósito de preservar produtos como carnes, embutidos e outros derivados, para comercialização e consumo final do público.

Para entender a proporção dessa indústria, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), nas três primeiras semanas de setembro de 2022 foi apontado a exportação de 114,06 mil toneladas de carne bovina in natura (sem processamento) dos frigoríficos brasileiros. 

O volume médio diário de 10,37 mil toneladas embarcado ficou 18% acima da média de agosto deste ano (8,8 mil toneladas) e 16,5% superior à média de setembro do ano passado.

Com isso, fica mais claro a importância dos profissionais de frigoríficos e laticínios e, principalmente, a importância dos EPIs para manter a integridade desses colaboradores.  

Qual a importância dos EPIs?

Como falamos anteriormente, os EPIs são Equipamentos Proteção Individual obrigatórios, previstos na Norma Regulamentadora 6 (NR6), proposta pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

E entre eles estão os capacetes, luvas, máscaras, óculos, botas entre muitos outros, sendo eles de responsabilidade do empregador disponibilizá-los corretamente.

Com isso, a principal importância dos EPIs é assegurar a integridade de seu colaborador para que não haja nenhum acidente de trabalho e que permita de forma correta a execução de sua atividade. 


De acordo com a Análise de Impacto Regulatório da Norma Regulamentadora 36, publicada pelo Ministério do Trabalho, em 2019 (dado mais recente), tivemos 23.320 pessoas acidentadas no trabalho dentro da área de frigoríficos e laticínios.

Com isso, é de extrema importância manter as luvas, toucas, roupas etc necessárias para manter a proteção em todas as etapas.

Essas etapas envolvem riscos biológicos, baixa temperatura, cortes, infecções químicas ou danos mecânicos, sendo esses alguns dos incidentes mais comuns na indústria. 

Além disso, é necessário seguir também a Norma Regulamentadora 36, que garante a segurança e saúde no trabalho em matadouros e frigoríficos. 

A partir dela é possível estabelecer um padrão de qualidade para avaliação, controle e monitoramento de riscos no abate e processamento de carnes e produtos carnes para consumo humano. 

Agora que falamos dos motivos que levam a utilização de EPIs em frigoríficos e laticínios, vamos conhecer quais são eles!

15 EPIs essenciais para Frigoríficos e Laticínios

Antes de citar os 15 EPIs essenciais para frigoríficos e laticínios, conheça as principais divisões deles: 

Dentro deste universo, separamos 15 equipamentos de proteção individuais para quem deseja trabalhar neste segmentos:

Calçados de segurança

Os calçados de segurança, também conhecidos como botas térmicas, têm solado antiderrapante e material antitérmico, que proporciona segurança ao profissional contra as baixas temperaturas. 

Os calçados são dos mais variados estilos, sendo eles:

  • Bota Térmica de Couro;
  • Bota Térmica de PVC;
  • Bota Térmica de Microfibra. 

O que diferencia os modelos é a sua utilização, alguns deles oferecem maior durabilidade e conforto, outros são menos resistentes e devem ser usados por menor tempo. Consulte um especialista! 

Luvas de proteção

As luvas de proteção para profissionais que trabalham em baixas temperaturas devem ser totalmente impermeáveis e de fácil manuseio, mesmo atuando em ambientes que podem chegar até – 32 °C. 

Selecionamos abaixo os principais modelos usados nesse ramo: 

Proteção auditiva e abafadores de ruído

Os protetores auriculares seja plug ou concha ajudam na proteção da audição do funcionário devido ao ruído de máquinas, protegendo de forma eficaz o profissional. 

A NR 15 determina os níveis máximo e o tempo que o trabalhador pode ser exposto a ruídos sonoros, assim como, exige o uso de EPIs que atenuem o barulho para não prejudicar a audição.

Capacete de segurança

O capacete de segurança é essencial para os profissionais que atuam em frigoríficos e laticínios, pois impede o possível impacto de objetos que podem cair ou bater na cabeça dos trabalhadores.

Óculos de segurança

Os óculos são especiais, feitos de lentes transparentes e resistentes, de modo a prevenir o contato dos olhos com fluidos, materiais corrosivos, entre outros, que podem afetar permanentemente a visão do colaborador. 

Vestimentas térmicas

Essas roupas especiais são extremamente necessárias em função da atividade e da baixa temperatura do local de trabalho. 

Isso porque, em geral, possuem revestimento térmico, que impede que o corpo abaixe sua temperatura devido ao ambiente. 

Os mais utilizados na área são: 

  • Japona térmica;
  • Calça frigorífica;
  • Colete nylon térmico;
  • Capuz de malha;
  • Meia térmica;
  • Uniformes brancos.

Para facilitar, vamos deixar em forma de lista os 15 Equipamentos de Proteção Individual essenciais para manter a segurança dos colaboradores que atuam em frigoríficos e laticínios:

  1. Bota Térmica de Couro;
  2. Bota Térmica de PVC;
  3. Bota Térmica de Microfibra. 
  4. Luva anticorte;
  5. Luva de Nitrílica ou Térmica.
  6. Capacete 
  7. Proteção auditiva – Plug
  8. Proteção auditiva – Concha
  9. Óculos de Segurança
  10. Japona térmica
  11. Calça frigorífica
  12. Colete nylon térmico
  13. Capuz de malha
  14. Meia térmica
  15. Uniformes brancos

Agora que já sabe tudo sobre os EPIs de frigoríficos e laticínios, vamos te mostrar onde adquirir os seus! 

Encontre os melhores EPIs aqui! 

Agora que você já sabe quais são os EPIs mais indicados para a área de frigoríficos e laticínios, você pode adquirir os seus na PreveOeste!

Nós somos especialistas em EPIs e produtos de limpeza com o melhor custo-benefício do mercado. 

Sendo assim, a PreveOeste disponibiliza uma loja virtual com tudo que precisa, sem burocracia na sua compra e com recebimento diretamente em sua casa. 

Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas ou acesse nosso site e veja todos os nossos produtos na maior loja de EPIs online da região.