Os melhores produtos para a limpeza de pisos

A limpeza de pisos pode parecer algo muito simples e sem detalhamento, porém ela requer certa atenção e cuidado para que não danifique-os.
Para isso, é preciso utilizar produtos específicos para cada tipo de revestimento.
Com a variedade de opções e pisos no mercado de construção, feitos de diversos materiais, cada uma dessas superfícies necessita de cuidados específicos.
Por outro lado, também é possível encontrar produtos que sejam mais gerais, ou seja, que podem ser aplicados em mais de um tipo de piso.
Além da utilização de produtos de limpeza corretos, cada tipo de piso necessita de cuidados no dia a dia, para manter a integridade da superfície.
Se você quer saber qual é o produto ideal para o seu piso, confira o conteúdo exclusivo que preparamos a seguir.
Leia a seguir:
- Cuidados necessários com produtos de limpeza
- EPIs necessários para utilização de produtos de limpeza
- Os melhores produtos para a limpeza de pisos
- Encontre os melhores produtos de limpeza e EPIs aqui!
Cuidados necessários com produtos de limpeza
Pouco se fala sobre os cuidados que se deve ter com o armazenamento de produtos de limpeza.
Nesse sentido, essa gestão deve conter alguns cuidados, sobretudo com produtos químicos de limpeza, afinal, há uma série de riscos envolvendo o manuseio, armazenamento e a mistura de agentes.
Esses tipos de produtos feitos para a limpeza de pisos podem ser encontrados facilmente em estabelecimentos comerciais como mercados, shoppings e lojas de artigos para casa.
Eles podem ser adquiridos por qualquer pessoa e, na maioria das vezes, sem nenhuma restrição, fiscalização especial ou recomendação.
Por serem utensílios indispensáveis para manter as casas limpas e higienizadas, deve-se ter cautela na utilização e manuseio de cada um deles.
Para que você entenda melhor, separamos uma lista de cuidados necessários com a utilização de produtos de limpeza. Confira.
Tenha em casa os produtos mais adequados à sua necessidade
Conforme falado acima, é preciso ter cuidado na hora de escolher os produtos químicos que irá utilizar na higienização dos pisos e da casa.
Por isso, escolha aqueles que tenham selos de qualidade e credibilidade no mercado, já que são rigorosamente testados em laboratórios que garantem sua eficiência e segurança.
Além disso, evite a desproporcionalidade, ou seja, não escolha um produto apenas por sua capacidade de remover sujeiras.
Lembre-se de que agentes químicos muito fortes podem corroer e danificar superfícies frágeis, comprometendo sua integridade e, consequentemente, seu tempo de duração.
Não misture produtos químicos sem conhecer os efeitos
Alguns produtos de limpeza, quando são misturados de forma indevida, podem causar efeitos nocivos.
Por exemplo, a mistura de água sanitária, amoníaco e sabão em pó causa uma reação química tão agressiva que, em ambientes fechados, provoca vapores tóxicos que podem ser fatais quando inalados em grande proporções.
Muitos acidentes são causados em residências e empresas por causa da manipulação imprudente de certos produtos pela desinformação dos usuários.
Sendo assim, evite a mistura de agentes sem antes conhecer seus efeitos e riscos.
É importante alertar também que, por mais que conste na embalagem que os produtos contêm a mesma composição e finalidade, é possível que haja algumas diferenças de um fabricante para outro.
Faça o armazenamento dos produtos com segurança e responsabilidade
É muito comum vermos problemas decorrentes de armazenamento inadequado de produtos químicos em residências, pois o acesso a eles por crianças e animais é mais fácil.
Nas empresas, geralmente existe um local específico para guardar os produtos e que só pode ser acessado por pessoas autorizadas.
Adote, então, uma gestão de organização e armazenamento de agentes e produtos químicos de limpeza, como:
- Ao adquirir um produto, preocupe-se com o local em que ele será armazenado;
- Mantenha-o em ambientes secos, arejados e não muito quentes;
- Armazene-o longe de remédios e alimentos;
- Mantenha-o longe do alcance de crianças e animais de estimação;
- Restrinja o acesso ao produto.
Enxague as superfícies
Equipamentos e superfícies devem ser enxaguados após a utilização, pois os produtos químicos continuam agindo caso sejam simplesmente deixados sobre o ambiente, podendo gerar desgaste, corrosão e danificar a área.
Em pisos e tecidos, por exemplo, pode gerar manchas, já que o produto tende a continuar reagindo à sujeira.
Em equipamentos, os resíduos químicos podem acelerar o deterioramento das mangueiras, borrachas de vedação e até mesmo os tanques das máquinas, além de poder proliferar bactérias e desenvolver mau cheiro.
Saiba como utilizar os produtos de forma segura
Como já alertado, evite a mistura de produtos, principalmente se você não estiver completamente ciente sobre seus efeitos.
Considere algumas práticas na hora de manipular produtos químicos de limpeza:
- Leia sempre as instruções do fabricante;
- Evite dosar o produto com objetos como tampas, colheres, copos, potes e qualquer outro recipiente que não tenha sido desenvolvido para essa finalidade;
- Não reutilize embalagens vazias para armazenar qualquer outro tipo de material;
- Verifique se o produto é adequado para uso no seu equipamento ou processo de limpeza (é preciso tomar cuidado com o pH, que em alguns produtos químicos é alto o suficiente para corroer componentes dos equipamentos como mangueiras e borrachas de vedação);
- Após o uso, observe se as embalagens estão bem fechadas para evitar acidentes;
- Descarte os recipientes de forma prudente e ecologicamente responsável;
- Certifique-se de que os colaboradores responsáveis pelo manuseio dos produtos estejam devidamente equipados com os itens de segurança individual — luvas, óculos, máscaras e protetores faciais, além de sapatos fechados e impermeáveis.
Tenha um plano de medidas preventivas
Para empresas, é muito importante ter um plano de medidas preventivas e disponibilizá-lo para toda a equipe de limpeza da companhia.
Nele, devem constar informações a respeito dos perigos do contato direto entre agentes químicos e as mais diversas partes do corpo. São elas:
- Vias respiratórias: boca, laringe, nariz, bronquíolos, brônquios e alvéolos pulmonares;
- Via dérmica: pela pele, causando reação alérgica imediata, irritação, queimaduras ou lesões graves;
- Via digestiva: comum em acidentes domésticos em que ocorre a ingestão do produto químico.
O manual deve conter informações do que deve ser feito em caso de exposição, suas reações conforme o tempo em que ela ocorreu, a natureza do incidente e a concentração do agente.
EPIs necessários para utilização de produtos de limpeza
Agora que você já sabe sobre os produtos e manuseio, é importante falarmos de equipamentos de proteção para os profissionais.
Atividades de limpeza em geral podem representar ao trabalhador riscos de diversos tipos, como o contato direto com produtos químicos corrosivos, risco biológico (comum na área hospitalar), perigo de corte, altas temperaturas, entre outros.
Veja abaixo, alguns dos EPIs indispensáveis para manusear produtos de limpeza com segurança:
Luvas
O uso de luvas para as situações citadas acima são indispensáveis.
Saber identificar qual o exato perigo que cada tarefa tem e especificar qual é a luva mais apropriada é fundamental para que acidentes de trabalho não ocorram.
Em higienização de bancadas e retirada de pó e de outros resíduos, é possível utilizar luvas descartáveis.
Já as nitrílicas protegem contra agentes biológicos e químicos.
Ainda existem as fabricadas em PVC, que são ideais para trabalhos com solventes, graxa e óleo.
Por fim, temos a luva de raspa, apropriada para agentes abrasivos e escoriantes.
Protetor auricular
Há setores industriais onde ruídos excessivos são inevitáveis durante o desenvolvimento de tarefas.
Na limpeza profissional, bombas de água e lavadoras de alta pressão são os principais responsáveis pelo som intenso.
Nos ambientes em que o nível de som é bem maior que o suportável, a não utilização desse equipamento de segurança traz danos irreversíveis, como a perda auditiva progressiva.
Esses protetores também têm diversos tipos e benefícios específicos, então, encontrar o ideal protegerá o trabalhador e evitará danos à saúde ou à integridade física dos colaboradores e visitantes.
Respirador
Saber identificar e mensurar os riscos provenientes da qualidade do ar também é papel do setor de segurança do trabalho.
Os gases tóxicos e prejudiciais estão muito presentes nessas atividades, por isso, é fundamental fazer um bom controle de agentes nocivos.
Como a limpeza deve ser feita em diversos setores, é fundamental que o profissional capacitado esteja bem protegido com respiradores, considerando todas as especificidades do trabalho a ser realizado e do ambiente onde ele está inserido.
Bota
É impossível imaginar um profissional da limpeza trabalhando sem botas, pois o uso desses calçados fechados, nessas ocasiões, é importante para proteger da umidade, do contato com produtos corrosivos e da queda de materiais, bem como para evitar choques e ajudar na locomoção, diminuindo, inclusive, a chance de escorregões.
O mercado oferece botas de diversos modelos e tamanhos. Na limpeza profissional, geralmente são utilizados calçados emborrachados e impermeáveis, devido ao grande uso de produtos químicos para a higienização.
O colaborador pode precisar se proteger também contra impactos, e com botas que tem a ponta de ferro, que ajudam no revestimento contra materiais corrosivos que podem penetrar o PVC.
Já as botas térmicas, são usadas para quando a limpeza deve ser feita em locais com temperaturas extremas acima dos limites das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
Placas de sinalização
As placas de sinalização também são equipamentos fundamentais para alertar os colaboradores e visitantes a respeito dos perigos que o ambiente pode proporcionar, principalmente em relação aos riscos de quedas.
As placas servem para sinalizar, por exemplo, que o piso está molhado e escorregadio, que existem trabalhadores realizando manutenção no local ou que determinada área não deve ser utilizada.
Avental
Durante a limpeza industrial, é comum a utilização de água e de outros produtos químicos diluídos. Por isso, é fundamental que o empregado mantenha o seu corpo protegido durante todo o processo, evitando o contato com esses fluidos enquanto executa a tarefa.
Dessa forma, o trabalhador garante o seu conforto térmico e evita lesões e doenças de pele.
Os aventais geralmente têm uma proteção impermeável para que os produtos químicos diluídos na água não entrem em contato direto com o corpo ou com as roupas do usuário.
O ideal é utilizar os modelos de plástico ou de PVC, que também protegem contra gordura e outros agentes insalubres.
Os melhores produtos para a limpeza de pisos
Para lavar pisos, seja de casa ou de empresas, é muito importante ter atenção em quais produtos de limpeza utilizar e quais os certos, isto é, os que são adequados para cada material e superfície.
Veja abaixo como higienizar e quais produtos usar em cada tipo de piso:
Piso de cerâmica
Esse é um dos pisos mais usados no Brasil, sendo bem comum em residências mais antigas.
Para limpá-lo, pode ser utilizado detergente com água, na proporção de uma colher de sopa de detergente para cada 5 litros de água.
Basta esfregar o chão com uma vassoura, enxaguar e retirar o excesso de água.
Piso de porcelanato
O porcelanato tem sido muito usado nos últimos anos, sua cobertura espelhada confere um ar sofisticado para o ambiente.
Mas, esse piso é um dos mais delicados na hora da limpeza.
Então, para higienizá-lo, é recomendado começar varrendo com uma vassoura macia, depois passar um pano com detergente diluído em água e finalizar com um pano seco para retirar o excesso de água, deixando o piso seco e sem marcas.
Piso vinílico
O piso vinílico é usado para substituir os pisos de madeira, porque é bem parecido, é mais barato e tem a instalação prática e rápida.
Para limpar esse tipo de piso, é bom começar varrendo, passar um pano levemente umedecido com água e, depois, finalizar com um pano seco.
Piso laminado
O piso laminado é muito semelhante ao piso vinílico, porém sua durabilidade é menor.
Esse é um piso que não se pode molhar, então, para sua limpeza, é recomendado a utilização de uma vassoura ou aspirador de pó.
Depois, recomenda-se o uso de um pano levemente umedecido com a cera específica para pisos laminados e, para finalizar, é preciso secar a área.
Piso de madeira
Muito presente em casas e apartamentos antigos, o piso de madeira saiu de uso nos últimos tempos.
Isso se deve aos preços elevados de fabricação e instalação, bem como pela manutenção.
Ele não é difícil de limpar, mas por se tratar de madeira, é recomendado o uso de uma camada de cera para o polimento. Não é indicado que molhe esse tipo de revestimento.
Além disso, pode ser feita a limpeza do piso com uma vassoura macia, aspirador e com pano levemente umedecido para finalizar.
Encontre os melhores produtos de limpeza e EPIs aqui!
Agora que você já sabe tudo sobre os cuidados com a limpeza de pisos, os EPIs necessários para manter a sua ou a integridade de seus colaboradores, chegou a hora de escolher os melhores produtos de limpeza e EPIs do mercado.
E quando falamos em qualidade e baixo custo, falamos da PreveOeste! Afinal, somos a maior loja de EPI online da região.
Confira toda a nossa seleção de produtos de limpeza aqui!
Já para os EPIs, você pode acessar aqui.
E não se esqueça: nos siga no Instagram para ver todas as novidades da área, acompanhe nosso canal no YouTube e fique bem informado através do blog!