Proteção térmica para câmara fria: qual a importância e quais EPIs são necessários?

proteção termica para camera fria

Quando as pessoas trabalham em câmara fria, estão expostas a riscos causados por um agente físico, neste caso, o frio extremo. O risco de desconforto térmico compromete a saúde do trabalhador. 

Conforme a determinação da NR-6 (Norma Regulamentadora), os colaboradores de uma empresa que trabalham em câmara fria, precisam utilizar EPIs – Equipamentos de Proteção Individuais – que ajudem no conforto térmico. 

Ou seja, são necessárias vestimentas e equipamentos que dificultem o resfriamento excessivo do corpo. Neste texto vamos descobrir qual a importância e quais EPIs são necessários para quem trabalha em câmara fria.

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre a câmera fria e os equipamentos de proteção individual necessários aos trabalhadores que estão expostos à ela!

Leia a seguir:

O que é câmara fria?

A câmara fria é um local utilizado para armazenar produtos que, devido suas características, necessitam de um controle rígido de temperatura. 

As indústrias farmacêuticas e alimentícias são as que mais usam essas câmaras, pelo fato da conservação de alimentos perecíveis e de medicamentos sensíveis serem feitas justamente com a ajuda de baixas temperaturas.

As câmaras precisam conter também dispositivos que facilitem a abertura de suas portas, a fim dos trabalhadores não realizarem muito esforço para abri-las. Fora isso, é necessário que existam alarmes dentro da câmara fria para casos de emergência. 

As câmaras com temperaturas igual ou inferior a -18º devem indicar o período de permanência máxima em seu interior. Os colaboradores têm direito a uma pausa após 1h e 40min de trabalho.

Como deve ser feita a avaliação das condições de trabalho?

Em razão da sensibilidade ao frio ser variável de indivíduo para indivíduo, são levados em consideração três fatores para avaliar se os trabalhadores realmente estão expostos a baixas temperaturas e potencialmente prejudiciais. São eles:

  • Temperatura do ambiente: a medição é realizada por um termômetro responsável até por registrar temperaturas abaixo de zero;
  • Velocidade do vento; 
  • Atividade física, que leva em consideração as tabelas de gasto calórico em cada função;

Esses fatores auxiliam na determinação do grau de exposição do profissional a temperaturas baixas e as medidas de segurança que devem ser tomadas. 

Resumindo, quanto menor a temperatura do local de trabalho, maior deve ser o isolamento térmico proporcionado pelos EPIs para câmara fria.

Qual o grau de Insalubridade para câmara fria?

A empregadora deverá pagar o adicional de insalubridade no valor de 20% do salário-mínimo colaborador que trabalha em uma câmara fria, pelo motivo da exposição ao agente nocivo “frio excessivo”.

Quais são os EPIs necessários? 

Vamos descobrir agora quais são os EPIs necessários e obrigatórios para quem trabalha em câmara fria. Confira a seguir!

Uniforme completo para câmara fria

O uniforme completo para câmara fria contém calça e blusa produzidas em material impermeável e térmico para a proteção dos membros e tronco e para impedir o contato direto com o frio intenso.

Capuz de proteção

O capuz de proteção é encarregado de proteger o pescoço e a cabeça do trabalhador que está exposto às baixas temperaturas da câmara fria. Ele não deve atrapalhar a amplitude da visão do usuário.

Bota térmica

Utilizada para proteger os pés contra o frio extremo, deve sempre ser utilizada acompanhada de meias térmicas específicas para câmaras frias.

Luvas de segurança

As luvas são utilizadas para a proteção das mãos contra os efeitos das baixas temperaturas da câmara e não devem comprometer os movimentos manuais do trabalhador.

Máscara facial

Nos casos de câmara fria em que existem odores fortes frequentes, como no açougue por exemplo, o uso de máscara facial também é indicado. 

Qual a importância da utilização de EPIs em câmaras frias? 

Os EPIs são importantes para proteger individualmente o empregado de possíveis lesões causadas por acidentes de trabalho e evitar doenças ocupacionais. É importante salientar que os EPIs protegem o empregado quando o risco estiver ligado ao exercício da função e à exposição ao agente.

Quando os trabalhadores ficam expostos a temperaturas extremamente frias, o organismo entra em vasoconstrição e há redução da circulação sanguínea. Diversos problemas podem aparecer em consequência da constante exposição ao frio, impactando principalmente a pele e o sistema respiratório.

Algumas das doenças relacionadas ao trabalho em câmaras frias são:

  • Perniose: feridas na pele ou inchaços que ocorrem após a exposição a temperaturas muito frias;
  • Fenômeno de Raynaud: condição em que algumas áreas do corpo ficam dormentes e frias;
  • Ulceração: formação de úlceras, lesões superficiais na pele, que podem ocasionar dores e formação de bolhas;
  • Pé de Imersão: lesão provocada por baixas temperaturas, que acontece quando o pé permanece úmido, envolto em meias ou botas no tempo frio durante vários dias. O pé fica pálido, pegajoso, inchado, dormente e frio. 
  • Hipotermia: queda significativa e potencialmente perigosa na temperatura do corpo, causada pela exposição prolongada ao frio. Pode causar dores fortes, confusão mental, alucinações, fraqueza muscular e até mesmo parada cardíaca e morte;
  • Otite: inflamação no ouvido que pode ser causada por bactérias ou vírus, comum quando a pessoas ficam expostas a baixas temperaturas;

Quais áreas precisam utilizar os EPIs para câmara fria? 

Abaixo vamos listar algumas áreas em que as câmaras frias estão presentes e onde os EPIs podem ser utilizados:

  • Indústria de Laticínios;
  • Mercados;
  • Frigoríficos;
  • Açougues
  • Farmacêuticas;
  • Hospitais;
  • Porto/Contêiner ;
  • Restaurantes;
  • Fábrica de Sorvetes;
  • Indústria de Pescados

Onde encontrar os melhores EPIs para a minha empresa?

O empregador possui um papel muito importante na proteção da saúde de seus trabalhadores e na prevenção de acidentes. 

É preciso conscientizar os colaboradores da importância do uso dos EPIs e oferecer a eles equipamentos de qualidade, além de treiná-los para o uso correto e fiscalizá-los, destacando a importância de suas funções.

A PreveOeste é uma empresa especializada em EPIs  e pode ajudar a sua empresa a adquirir os melhores equipamentos de segurança individual do mercado!  Acesse agora mesmo a loja online e conheça nossos produtos!

Não deixe de nos seguir também no Instagram e YouTube, além de acompanhar as publicações do nosso blog, onde damos dicas valiosas sobre todos os tipos de EPIs, quais suas funções e, em quais áreas podem ser utilizados.