Quais os EPIs mais usados em restaurantes?
Um dos primeiros passos para desenvolver o ambiente do seu restaurante é investir em segurança para as pessoas que nele trabalham, pois a cozinha pode ser um ambiente propício a acidentes com equipamentos perigosos e várias pessoas trabalhando ao mesmo tempo.
Pensando nisso, entram os EPIs, ou seja, os equipamentos de segurança individual.
Esses equipamentos precisam estar presentes em qualquer tipo de empresa onde exista algum risco ao trabalhador.
Em um ambiente voltado para a culinária, existe a possibilidade de que alguns acidentes ocorram, como queimaduras por fogo ou gelo, cortes feitos por facas, choques elétricos, quedas, entre outros.
Por outro lado, também devemos pensar na higiene. Afinal, estabelecimentos que trabalham com comida precisam manter um elevado nível de higiene no local.
Pensando em todas essas situações e buscando as melhores formas de resolver esses problemas, preparamos um conteúdo exclusivo sobre os principais EPIs utilizados em restaurantes.
Leia a seguir:
- O que leva um equipamento a ser um EPI?
- Os EPIs mais usados em restaurantes
- Porque é preciso usar EPIs em restaurantes?
- Onde encontrar os EPIs para seu restaurante?
O que leva um equipamento a ser um EPI?
Em primeiro lugar, é preciso entender que o EPI é um equipamento de uso individual, destinado à proteção de riscos à segurança e saúde do trabalhador.
O seu uso está descrito na NR 6, Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). E todo EPI tem um CA, ou seja, um Certificado de Aprovação, emitido pelo próprio MTE.
Tamanha é a importância do CA que ele precisa ser renovado a cada 05 anos. Além disso, apenas com esse certificado um equipamento de proteção se torna de fato um tipo de EPI.
O EPI é de uso obrigatório e deve ser disponibilizado gratuitamente pelo empregador. O tipo de EPI utilizado depende da empresa, do ramo de atuação e seus riscos.
Os EPIs mais usados em restaurantes
Aventais
Em razão da grande exposição que a região do tronco recebe no momento em que se está cozinhando, é preciso o uso de um avental térmico.
Dessa forma, o usuário estará prevenido de possíveis acidentes que levem a queimaduras.
O uso do avental também evita o respingo da comida que está sendo preparada na roupa do profissional.
Ou seja, ele age tanto na proteção como também auxilia na higiene dos uniformes.
Calçados de segurança
O principal motivo do uso de calçados de segurança é a proteção dos pés do trabalhador.
O calçado de segurança na cozinha evita quedas de objetos como facas ou objetos pesados sobre os pés, além disso também oferece conforto e postura da pessoa que trabalha por muito tempo em pé.
Outro ponto importante está na ação antiderrapante de suas solas, que previne escorregões em solo úmidos e molhados como a cozinha.
Luvas de segurança
Na cozinha, as mãos fazem parte de praticamente todos os processo, desde o preparo até a finalização de um prato. Por isso tamanha a importância do uso de luvas de seguranças.
Esses equipamentos de proteção podem variar os estilos e matérias dependendo do motivo do seu uso.
Afinal, é preciso de um modelo específico para evitar o corte por uso de facas, outro para não ocorrer nenhuma queimadura ao tirar algo do forno e um terceiro modelo para não ocorrer a contaminação de algum alimento.
Confira os principais modelos de luvas a seguir:
Luva de látex
As luvas de látex são ideais para o momento da limpeza da cozinha.
Isso acontece porque esse material atua protegendo desde a mão até um pedaço do antebraço contra as ações dos produtos de limpeza na pele.
Essa luva também pode prevenir escorregões da louça durante sua lavagem.
Luva de malha de aço
A malha de aço trata-se de um material muito resistente à corte.
Dessa forma, é a melhor escolha para o uso do profissional enquanto ele está trabalhando com facas e deseja evitar que ocorra algum tipo de corte acidental.
Luva de vinil
Caso a ideia seja evitar a contaminação tanto de quem está preparando, quanto do alimento, essa é a melhor escolha.
As luvas de vinil são descartáveis e usadas com a finalidade de evitar o contato direto entre quem está cozinhando e o que está sendo cozido.
Luva térmica
O próprio nome já direciona qual é a funcionalidade da luva térmica: evitar ferimentos causados pelos extremos de temperatura, que são o fogo e o gelo.
Dessa forma, costumam ser usadas para o manuseio de panelas ou formas que estavam expostas a altas temperaturas.
As luvas térmicas também devem ser usadas pelos profissionais que estão trabalhando com alimentos congelados ou na limpeza de freezers e geladeiras.
Mangotes ou mangas
A função principal das mangas está na proteção do antebraço dos profissionais. Afinal, essa é uma região que fica a maior parte do tempo muito próxima ao calor que vem do fogo.
Pensando nisso, os mangotes entram em ação com a finalidade de guardar esse pedaço do braço contra qualquer queimadura enquanto algum prato ou alimento estão em produção.
Touca higiênica
As toucas higiênicas estão muito ligadas à sanitização do local.
Ela evita que o odor fique no cabelo de quem está trabalhando na cozinha e que caiam fios de cabelo no alimento que está sendo preparado.
Touca ninja poliviscose
Esse tipo de touca protege a região do pescoço e da cabeça tanto de ferimentos quanto de sujeiras.
A touca ninja é confeccionada com um material resistente que aguenta altas temperaturas, por isso, é importante para os profissionais que trabalham em restaurantes.
Máscara facial
A máscara facial na cozinha tem um papel importante para evitar que partículas ou cheiros fortes sejam aspirados pelo colaborador, atrapalhando sua respiração, como exemplo farináceos, cheiros de frituras entre outros.
Além disso, reforça a higiene nos alimentos preparados no ambiente.
Porque é preciso usar EPIs em restaurantes?
Os EPIs têm seu primeiro foco na segurança dentro de qualquer ambiente de trabalho e na área de restaurantes a situação não se diverge.
No entanto, seu uso não se limita apenas a esse tipo de função.
É muito importante, também, que os profissionais sejam treinados e orientados quanto ao uso dos EPIs em todas as atividades da cozinha, pois, além da proteção ao colaborador essa atitude previne riscos judiciais, multas e processos civis, deixando o empregador dentro da legislação.
Os EPIs também são importantes para a manutenção da higiene dentro do restaurante, quesito este obrigatório para um bom estabelecimento de comidas.
Garantindo a qualidade dos alimentos e do serviço o cliente também se beneficia com o uso dos EPIs, já que terá a certeza que está comendo em um local limpo e próprio para isso.
Onde encontrar os EPIs para seu restaurante?
Quando se pensa em equipar seu restaurante com os melhores produtos, o ideal é a pesquisa. Afinal, dessa forma você encontra o que existe de melhor no mercado.
Pensando nisso, a PreveOeste criou uma loja online que conta com uma infinidade de itens essenciais para o bom funcionamento de seu estabelecimento.
Além disso, em nosso blog e em nosso canal do YouTube você encontra uma variedade de conteúdos para que possa conhecer um pouco mais sobre os EPIs e a segurança no trabalho.
Outra forma de nos acompanhar e ficar sabendo de todas as novidades é seguir nossa conta no Instagram.
E se você conhece um amigo que tenha um restaurante, que tal encaminhar esse texto a ele?
Conheça a maior variedade de EPIs, na maior loja de EPI online da região, você só encontra aqui na PreveOeste.