Quais os EPIs mais utilizados para eletricista de alta tensão?
Há muitos profissionais que realizam atividades ligadas à eletricidade, porém os que estão na linha de frente certamente são os eletricistas de alta tensão. Entre as obrigações do empregador, está oferecer a seus funcionários equipamentos para que eles se protejam de eventuais acidentes.
Quando os riscos são ignorados, os trabalhadores ficam expostos a situações perigosas que envolvem a eletricidade. Por isso, as medidas tomadas em relação à proteção são extremamente úteis para garantir a saúde do eletricista.
Nessa profissão, infelizmente não são poucos os acidentes que ocorrem relacionados à energia elétrica. Os motivos vão desde a falta de instrução, até a negligência de empregadores e colaboradores.
Por isso, o uso dos equipamentos de proteção individual são tão importantes!
E você sabe quais EPIs são os mais utilizados pelo eletricista de alta tensão?
Leia a seguir:
- Quais são os riscos para um eletricista de alta tensão?
- Quais os EPIs mais utilizados?
- Os melhores EPIs para eletricistas
Quais são os riscos para um eletricista de alta tensão?
Antes de falarmos sobre os EPIs que são utilizados para proteger os eletricistas, é importante conhecer os riscos aos quais esses profissionais estão expostos. Além do choque elétrico, veja a seguir quais são os principais riscos para um eletricista de alta tensão.
Arcos Elétricos
Os arcos elétricos produzem calor suficiente para ultrapassar a barreira de tolerância da pele, causando queimaduras de segundo ou terceiro grau. Eles produzem energia suficiente para queimar roupas e causar incêndios.
Os arcos elétricos geralmente são causados por curto-circuitos acidentais no interior de painéis elétricos, em virtude do acúmulo de poeira condutiva ou falta de manutenção.
Queimaduras
As queimaduras elétricas estão entre as mais graves lesões ao corpo humano. Um dos principais motivos é o fato dela provocar lesões internas mais graves do que as externas.
As queimaduras causadas por eletricidade são mais acentuadas nos pontos de entrada e saída da corrente elétrica, sendo mais graves quanto maior for o valor da corrente e a sua duração.
Quedas
Os eletricistas de alta tensão quando são atingidos por um arco voltaico ou choque elétrico estão sujeitos a mais uma consequência grave, a queda.
Em atividades relacionadas à eletricidade, os dados mostram que as quedas são um dos acidentes mais comuns que ocorrem durante o exercício da profissão. Muitos desses acidentes são causados pela falta de uso de EPIs, descuido, desleixo ou inexperiência.
Campo eletromagnético
O campo eletromagnético é o resultado da passagem da corrente elétrica alternada nos meios condutores. Os danos causados por campos eletromagnéticos nos eletricistas de alta tensão, ocorrem principalmente quando estão executando serviços relacionados a distribuição e transmissão de energia elétrica.
As consequências do campo eletromagnético no corpo humano são térmicas, conforme mencionamos acima, problemas endócrinos e possíveis doenças relacionadas à exposição à radiação eletromagnética, mas que não foram comprovadas cientificamente, como tumores e câncer.
Incêndio, explosão e choque acústico
Explosões podem ser provocadas por vapor explosivo, faíscas de escova de motor e por arcos elétricos. Os incêndios geralmente são causados por curto circuitos em materiais combustíveis e o choque acústico provocado pelo deslocamento de ar em consequência de uma explosão, como um trovão por exemplo.
Ataque de insetos
Durante a realização de serviços em postes, torres, na leitura de medidores ou nas atividades relacionadas à poda de árvores, os eletricistas de alta tensão estão expostos a ataques de insetos como marimbondos e abelhas.
Ataque de animais
Os ataques de animais ocorrem geralmente durante a execução de atividades como construção, supervisão e manutenção em redes de transmissão em áreas silvícolas e florestais. O profissional deve ficar atento a animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões.
Riscos em ambientes fechados ou confinados
Quando o serviço é executado em ambientes fechados, como em estações de distribuição e transformação e caixas subterrâneas, acabam expondo os eletricistas aos riscos de asfixia por falta de oxigênio ou por exposição aos contaminantes relacionados aos serviços ligados à eletricidade.
Riscos ergonômicos
Os riscos ergonômicos podem estar relacionados a postura exigida em determinadas situações durante a execução do serviço, pressão excessiva relacionada a necessidade de urgência de alguns atendimentos, ao risco contínuo que o trabalhador está exposto nessa profissão, e alguns fatores ambientais, como a exposição a radiação, calor, condições climáticas, agentes biológicos, entre outros.
Quais os EPIs mais utilizados?
Como vimos, a profissão de eletricista de alta tensão está sujeita a várias situações de risco. Para a prevenção dessas situações, é necessário o uso de EPIs por parte dos trabalhadores dessa área.
Os equipamentos de proteção individual específicos para os profissionais que trabalham com redes energizadas, manobras de chaves e alta tensão são:
- Luvas de vaqueta;
- Uniforme anti chamas, contendo calça e camisas manga longa feitas com material específico para retardar o efeito das chamas;
- Capacete de Segurança;
- Botina de eletricista;
- Óculos de proteção;
Os eletricistas de alta tensão também utilizam o kit de segurança para trabalho nas alturas, que inclui:
- Cinto de segurança tipo paraquedista;
- Talabarte de posicionamento;
- Cesto aéreo;
- Trava quedas;
- Talabarte de duas pernas em Y;
Para os profissionais que trabalham com motoserra, usada principalmente na poda de árvores, também deve ser usado um kit específico, que inclui:
- Botinas com biqueira de nylon ou polímero;
- Calça e luvas de proteção para operador de motosserra;
- Perneira de proteção contra animais peçonhentos;
- Capacete com viseira de tela com a utilização dos óculos de segurança e protetor auricular tipo concha;
Os melhores EPIs para eletricistas
Neste texto descobrimos os riscos que os eletricistas correm ao praticar sua profissão, e quais são os EPIs necessários e obrigatórios para que eles se sintam seguros em suas atividades.
Os equipamentos de segurança individuais devem ser cedidos pelas empresas em que trabalham e, caso o profissional trabalhe por conta própria, é fundamental que ele adquira e utilize durante o serviço
Se você não sabe ainda onde comprar os melhores e mais confiáveis EPIs do mercado, a solução está na PreveOeste.
Somos uma empresa com grande tradição na comercialização de equipamentos de proteção individual.
Nosso site oferece uma variedade impressionante de equipamentos para eletricistas e demais profissões que necessitam de EPIs.
Acesse nosso site, maior loja de epi online da região e se surpreenda!