Quais os EPIs mais utilizados por dentistas?

Os EPIs são Equipamentos de Proteção Individual que devem ser utilizados em todas as atividades que expõe o profissional a algum tipo de risco.

Mas, quando falamos em equipamentos de proteção, associamos somente a riscos graves, como cortes e queimaduras.

Porém, eles também se fazem necessários em outras atividades como médicos, dentistas, montagem e desmontagens, cargas e descargas, entre outros.

Para saber quais são os EPIs mais utilizados por dentistas, confira o conteúdo exclusivo que preparamos.

Leia a Seguir:

O que são EPIs?

Conforme falado acima, os EPIs são Equipamentos de Proteção Individual, obrigatórios e previstos na Norma Regulamentadora 6 (NR6), proposta pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Entre esses equipamentos estão os capacetes, luvas, máscaras, óculos, botas, entre muitos outros. Cada área de atuação requer um equipamento de proteção específico e deve ser escolhido por um especialista ou responsável por inspecionar aquela determinada função.  

Os EPIs têm o propósito de garantir e prevenir a integridade dos colaboradores que exercem atividades consideradas nocivas à saúde e com potencial de risco à sua segurança.

No caso dos dentistas, vamos te mostrar quais são os EPIs necessários para sua proteção, a importância e onde encontrá-los. Confira!

O que são EPIs para dentistas e quais são eles?

Os dentistas são profissionais que entram na lista de pessoas que precisam de EPIs para realizar suas funções, assim como os médicos, devido a sua exposição a vermes, vírus e fluidos corporais.

E, no caso da odontologia, os acessórios obrigatórios, previstos na Norma Regulamentadora 6, têm a principal função de proteger quanto bactérias e infecções tanto do paciente quanto do profissional.

Entre os equipamentos estão: 

Luva

As luvas de procedimento são produzidas normalmente a partir do látex, que permite uma maior proteção contra a contaminação e disseminação de bactérias e germes encontrados constantemente em consultórios odontológicos. 

Dentro da categoria de luvas, existem as de procedimento e as cirúrgicas. O que as diferencia é para que elas são destinadas:

  • As luvas cirúrgicas, como o próprio nome sugere, são destinadas para cirurgias. Elas são esterilizadas e podem ser usadas para qualquer procedimento hospitalar, seja ele invasivo ou não. 
  • Já as luvas de procedimento só podem ser utilizadas para atividades simples, como por exemplo examinar a boca de pacientes por meio de equipamentos específicos.

Máscaras descartáveis

As máscaras são necessárias para proteção do dentista, pois protege a área do nariz e da boca, já que nesta profissão o colaborador fica exposto a boca do paciente, no qual contém diversos microorganismos e saliva.

Jaleco 

No geral, é comum que os profissionais da saúde utilizem jaleco branco.

Isso também funciona para os dentistas, e tem como propósito proteger a roupa contra bactérias e fluidos. 

O ideal é que seja utilizado somente em área hospitalar ou de consultório para evitar maior contaminação de bactérias.

Touca

A touca descartável protege contra a queda de cabelo no paciente ou contra o respingo de sangue, saliva e fluidos no profissional. 

Óculos de proteção

Os óculos de proteção não costumam ser tão comuns entre os dentistas, mas é muito necessário pelos mesmos motivos da máscara e luvas: para evitar bactérias, respingos de sangue e outros fluidos nos olhos do profissional. 

Além disso, eles também protegem os olhos de agentes biológicos e protegem durante o manuseio dos aparelhos odontológicos. 

Os óculos não são descartáveis, mas precisam ser higienizados para serem reutilizados.

Diante de todos esses EPIs, é válido lembrar que, normalmente, a maioria dos profissionais odontológicos trabalham por conta própria, sendo eles responsáveis pela compra dos seus próprios equipamentos de segurança. 

E para facilitar, disponibilizamos o atendimento da PreveOeste para ajudá-los a escolher os melhores EPIs para sua segurança.

Qual a importância de EPIs para dentistas? 

Os profissionais de saúde precisam de acessórios e ferramentas que os protegem da exposição de vírus, bactérias e outros microrganismos. 

Durante a pandemia do novo coronavírus, ficou ainda mais evidente o quão importante é o uso de EPIs.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% dos profissionais apresentaram doenças resultantes da profissão na área da saúde durante a pandemia, sendo os enfermeiros os mais afetados no Brasil.

Já em outros países como Itália, Espanha e Portugal, essa porcentagem variou de 12 a 20% dos profissionais de saúde. 

Essa exposição faz parte do cotidiano de quem trabalha em hospitais, centros médicos e consultórios com atendimento ao público.

Assim como no caso dos dentistas, o risco de contaminação por incisões, saliva, sangue e, sobretudo, entorses não devem ser subestimados. 

Isso porque, ainda que o procedimento seja simples, há um contato entre o odontologista e a região bucal do paciente, que deve ser considerada delicada e propensa a infecções. 

No geral, o uso de EPIs nos setores odontológicos e de saúde é uma questão de biossegurança e respeito ao profissional.

Dentista: encontre os seus EPIs aqui! 

Como mencionamos, normalmente os próprios dentistas são responsáveis pela compra dos seus EPIs, diferente da maioria das outras profissões. 

E, com isso, na PreveOeste é possível não só adquirir seus acessórios e equipamentos, como também enviar suas perguntas pelo chat, que serão respondidas pelos nossos profissionais, que, por sua vez, estão à disposição para orientá-los. 

Você encontra todos os tipos de EPIs e produtos de limpeza, na maior loja de EPIs online da região, aqui na PreveOeste é possível realizar seu pedido sem sair de casa e sem burocracia.

Entre em contato conosco para garantir a segurança para você e seus profissionais. 

Além disso, não se esqueça de nos seguir no Instagram, YouTube e conferir nosso blog para ficar por dentro de novidades do mundo dos EPIs e produtos de limpeza!