Você sabe quais são os EPIs para Espaço Confinado?

Os profissionais que precisam trabalhar constantemente dentro de espaços confinados ficam expostos a muitos riscos e acidentes de trabalho, além de estarem em contato com situações que contribuem para a deterioração da saúde

No entanto, muitas empresas não possuem conhecimento sobre quais EPIs são necessários e indispensáveis para que os profissionais consigam executar o seu trabalho em segurança

Se você quer garantir a segurança dos seus colaboradores da melhor maneira, continue a leitura para conferir os EPIs mais utilizados em trabalhos realizados em espaços confinados e conhecer mais sobre os riscos que são sofridos por esses profissionais!

Leia a seguir:

O que é um trabalho em espaço confinado?

Antes de falarmos mais sobre os principais EPIs para trabalhos em espaços confinados, vamos explicar o que é caracterizado com um trabalho desse tipo.

De acordo com a Norma Regulamentadora, os espaços confinados são aqueles que possuem uma área que não foi construída para a ocupação de um ser humano, seja por ser muito pequena, por possuir limitações na hora de entrar e de sair, ou por não ter ventilação suficiente.

Então, basicamente, se trata de lugares em que uma pessoa não conseguiria sobreviver tranquilamente e com saúde por um longo período, independente do fator ser pouca ventilação, pouco espaço ou dificuldade de acesso. 

Além desses fatores que citamos acima, a norma também indica que locais com exposições frequentes a gases considerados prejudiciais e tóxicos, ou que lugares que possuem visibilidade muito baixa também se enquadram na lista de espaços confinados. 

Para deixar mais claro, alguns dos principais espaços confinados de trabalho que temos atualmente são reservatório, tubulações, esgoto, reatores, poços, minas, vasos de pressão, etc.

Geralmente, existem muitos espaços como esses em empresas industriais, como nos casos de indústrias alimentícias, químicas, de papel, de mineração, siderúrgicas e diversos outros segmentos

Ou seja, a grande maioria das empresas que atuam no setor comercial acabam precisando de profissionais que atuem em espaços confinados, para casos de inspeções, limpezas e obras, e que devem ter acesso aos EPIs essenciais para manter a saúde e a segurança em dia.

Quais são os riscos de trabalhar em espaços confinados?

Os profissionais que trabalham em espaços confinados correm vários riscos no seu dia a dia, que podem ser desde riscos físicos, até riscos químicos, ergonômicos, mecânicos e biológicos. 

É claro que os riscos do espaço confinado variam de profissão para profissão, mas, no geral, os mais comuns são: 

  • Riscos de esmagamento ou soterramento, 
  • Riscos de intoxicação causada por algum produto químico, 
  • Riscos de contaminação por gases, por vírus e por bactérias, 
  • Sofrimento de lesões, 
  • Riscos de explosões e de incêndios, 
  • Riscos ergonômicos, sendo o principal deles o problema de coluna, 
  • Riscos de sofrer queda, 
  • Riscos de sofrer descargas elétricas, e 
  • Risco de ser picado por algum animal venenoso. 

Por isso, quando falamos em empresas com funcionários trabalhando em espaços confinados, a chave para manter a segurança de cada profissional é ter planejamento. É de responsabilidade da empresa em questão o oferecimento dos materiais de trabalho adequados.

Além dos riscos que listamos aqui, é essencial que as empresas pensem em todos os demais riscos atmosféricos e físicos que podem afetar os seus profissionais, de forma a prevenir acidentes antecipadamente.

Fonte/Reprodução: Freepik

Principais EPIs para espaço confinado 

O processo de seleção dos equipamentos de proteção individual para profissionais que atuam em espaços confinados depende dos riscos avaliados do espaço em questão. 

O foco principal dos EPIs é dar a segurança necessária para que o colaborador complete as suas tarefas diariamente mantendo a sua integridade física e a sua saúde a longo prazo. Portanto, cada empresa precisava verificar quais tipos de riscos os seus funcionários estão expostos e selecionar os equipamentos que ajudem a minimizar os impactos. 

Assim, a escolha dos EPIs deve ser feita com base na avaliação de risco do espaço confinado em específico, de forma que somente após a realização dessa avaliação será possível verificar, da melhor maneira, quais são os equipamentos de segurança indicados para os agentes.

Existem 6 principais equipamentos de segurança individual que costumam ser utilizados em atividades desenvolvidas em espaços confinados, sendo eles: 

Respirador 

Utiliza em casos de espaços sem a correta circulação de ar ou quando o local possui riscos de gases tóxicos, poeira, incêndio, etc. 

Luvas de proteção 

As luvas de proteção são consideradas um EPI básico para espaços confinados, independente do tipo de espaço. Ela ajuda a evitar queimaduras e lesões nas mãos durante a execução das tarefas. 

Óculos de proteção

Assim como as luvas, os óculos de proteção também são itens essenciais e indispensáveis para qualquer profissional que atue em espaços confinados, pois ajudam a proteger a região dos olhos de lesões, alergias e problemas mais sérios.

Capacetes

Os capacetes são ótimas apostas de equipamento de segurança para a realização de todos os tipos de atividades em espaços confinados, ajudando a preservar a região da cabeça e evitar cortes e lesões. 

Calçados ou botinas de segurança, 

A depender do tipo de espaço confinado, os calçados de segurança podem ser úteis para evitar lesões e queimaduras na região dos pés. 

Cintos de segurança com trava-quedas

Muito indicado para locais altos, como poços e canais de elevadores, que pode ser utilizado com cintos de segurança.

Por que investir em EPIs para espaços confinados?

Bom, sem dúvidas a principal e maior razão para que as empresas invistam em equipamentos de proteção individual para profissionais que realizam atividades diárias em espaços confinados é para garantir e preservar a proteção desses trabalhadores. 

Os trabalhos em espaços confinados costumam ser acompanhados do risco de sofrer vários tipos de acidentes de trabalho, que podem ir desde lesões e doenças, até situações muito mais graves, como a invalidez do profissional e a morte. 

Por conta disso, o uso dos EPIs corretos e adequados para espaços confinados se tornou obrigatório por Lei, e visa garantir, acima de tudo, a saúde de cada um dos profissionais que atuam nesse tipo de ambiente.

Somos a maior loja de EPI online da região, possuímos uma variedade de produtos de limpeza, equipamentos de proteção, descartáveis impermeáveis com os melhor preço, acesse já nosso site ou compre em nossa loja física.