Qual a importância do cinto de segurança como EPI?

Os equipamentos de proteção individual são fundamentais para garantir a segurança e integridade física dos trabalhadores que exercem suas atividades em ambientes com alto risco de acidentes. Não é diferente com o cinto de segurança, que é um dos mais importantes EPIs para trabalho em altura.

EPIs são equipamentos e acessórios desenvolvidos para proteger uma parte específica do corpo ou o indivíduo todo contra riscos que sua profissão oferece à sua saúde. Eles são capazes de prevenir grande parte dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É obrigação da empresa fornecer gratuitamente os EPIs apropriados e em bom estado para as atividades de seus colaboradores. Caso isso não ocorra, estará sujeita a multas, interdição, processos judiciais e pagamentos de indenizações e pensões.

Leia a seguir:

O que é um cinto de segurança?

O cinto de segurança é um EPI necessário para a segurança física dos trabalhadores que realizam suas atividades em alturas e elevações, que passam longos períodos sentados ou, mesmo, para determinados tipos de transportes de cargas.

A norma regulamentadora que explica as obrigações para o cinto de segurança como EPI no trabalho em altura é a NR 35.

O cinto de segurança deve ser selecionado com muita atenção, levando em consideração os seguintes fatores: conforto, carga aplicada, riscos e o fator de segurança em caso de queda.

Para que o cinto seja eficaz em sua função, ele precisa estar em perfeitas condições e ser utilizado adequadamente. Por isso, é importante que os técnicos de segurança definam procedimentos de conservação de EPIs que assegurem a vida útil do cinturão, conforme as instruções do fabricante e as boas práticas de higienização.

No momento de colocá-lo, o trabalhador deve ajustar muito bem todas as alças, além de conferir se as conexões com outros equipamentos foram travadas corretamente e realizadas nos pontos certos. Para garantir esses cuidados, o empregador precisa orientar seus colaboradores através de treinamentos.

Tipos de cinto de segurança

Existem diversos tipos de cinto de segurança no mercado. Para que você saiba qual é o específico para determinada atividade, é necessário o relatório de Análise de Risco, também conhecido como AR, que deve ser realizado no ambiente de trabalho antes que o colaborador exerça sua função.

Independentemente do modelo, o cinto deve contar com certificado de aprovação, obedecer às recomendações do fabricante, ser instalado com o correto treinamento dos funcionários e ter a conscientização por parte dos envolvidos sobre o seu uso.

A seguir, vamos mostrar os tipos mais comuns de cinto de segurança utilizados na prevenção e controle de acidentes. Confira!

Cinto paraquedista com um ponto de conexão

Ideal para usar em conjunto com talabarte em Y, trava quedas retrátil, trava quedas para corda ou trava quedas para cabo de aço. É importante salientar que só é permitido usar um dispositivo por vez, já que ele possui apenas um ponto de conexão. 

O cinto paraquedista pode suportar uma massa de até 100kg. Pode ser utilizado por um trabalhador com mais de 100kg, porém essa possibilidade não garante a sua integridade física em caso de queda.

Cinto para espaço confinado com alças nos ombros

Ideal para ser utilizado em atividades onde é necessário o uso em conjunto do trapézio, no içamento ou resgate em espaços confinados. Dependendo do modelo e marca, pode suportar um peso de até 140kg.

Cinto com ponto de conexão lateral

Esse modelo de cinto de segurança é utilizado juntamente com o Talabarte de Posicionamento, que irá manter o colaborador fixo no local e com as mãos livres para executar suas atividades. Suporta, em média, até 100kg.

Cinto para alpinismo industrial, acesso por cordas e resgate

Ideal para atividades onde exijam mais conforto para o trabalhador, esse tipo de cinto pode ser utilizado em sistemas de ascensão ou descida e resgate de vítimas. 

Como os outros modelos de cinto de segurança, o aconselhável para uso é o limite de 100 kg, podendo variar de acordo com a marca e modelo.

Cinto paraquedista para solda

Como o próprio nome sugere, esse equipamento é ideal para atividades de solda, pois é feito com as fitas em aramida e possui resistência aos respingos oriundos da atividade de soldagem. 

Deve ser utilizado com os dispositivos de retenção de queda no mesmo material, no caso do talabarte. Também tem a capacidade de suportar 100 kg.

Cinto com proteção lombar

Esse EPI é adaptado para proteger a parte lombar da coluna do trabalhador, e deve ser usado em atividades que possam apresentar risco à região.

O cinto torna a região da lombar mais firme, evita esforço além do necessário, oferece sustentação, protege a coluna contra fortes impactos, assegura uma boa postura e evita lesões na área.

Quais áreas precisam de um cinto de segurança como EPI?

Em geral, todos os profissionais que executam trabalhos em altura precisam utilizar o cinto de segurança. É definido como trabalho de altura todos aqueles que são executados em altura superior a dois metros, seja em escadas, andaimes ou plataformas.

Alguns exemplos de segmentos ou atividades que precisam utilizar o cinto de segurança como EPI são:

  • Construção Civil;
  • Eletricistas;
  • Alpinistas;
  • Bombeiros;
  • Balonismo;
  • Limpeza de Janelas;
  • Trabalho Industrial com corda;
  • Defesa Civil;
  • Arboricultura;

Encontre o cinto de segurança ideal para o seu negócio

Quando se trata da segurança dos trabalhadores, não há como ignorar riscos e procedimentos de prevenção de acidentes. 

E umas das melhores maneiras de prevenir é a utilização dos EPIs.

Os equipamentos de proteção individual são obrigatórios e fundamentais para dar segurança para os colaboradores exercerem suas atividades com mais tranquilidade. 

Adquirir um produto errado resulta em muitos pontos negativos: multas para o empregador; insegurança e exposição ao risco para o trabalhador; recompra de equipamento; gasto desnecessário de dinheiro

A maior loja de epi online da região tem uma oferta incrível não só de cintos de segurança, como de diversos EPIs. Aqui você encontra o melhor custo benefício do mercado!

Acesse nosso site e adquira seu EPI!