Saiba tudo sobre os uniformes profissionais utilizados na indústria.

O uniforme é um dos mais importantes Equipamentos de Proteção Individual utilizado nas indústrias, protege o colaborador dos riscos que eventualmente possam existir no ambiente de trabalho e também auxilia a empresa a manter a organização e transmitir profissionalismo.

De forma geral, o uniforme é um Equipamento de Proteção Individual, que deve ser usado diariamente, de forma obrigatória no ambiente de trabalho das indústrias.

Além do mais, as empresas devem se atentar se existem regras específicas para o segmento industrial e também boas práticas do setor, para serem implantadas na rotina de trabalho.

Leia a seguir:

Normas a respeito dos uniformes profissionais na indústria

Segundo a Norma Regulatória 24 (NR-24), os uniformes são obrigatórios nas indústrias, e devem ter propriedades antichamas, anticorrosão e antiestática, quando a atividade que o colaborador exerce oferecer este risco.

As indústrias devem disponibilizar os uniformes para os trabalhadores de acordo com a demanda que cada setor , promovendo a segurança e conforto no ambiente de trabalho.

Os uniformes devem ser adequados, manter a temperatura do corpo agradável e permitir a mobilidade do colaborador, sem apertos.

Outra diretriz é o fornecimento de peças suficientes para a atividade. Nas indústrias, a recomendação é de um uniforme por dia de trabalho, já que são atividades que expõem o trabalhador a muitas sujidades. A reposição quando a peça chegar ao final da vida útil ou estragar também é obrigatória, segundo a norma.

Quais são os uniformes profissionais mais utilizados na indústria?

As indústrias não são todas iguais e os uniformes também variam de acordo com a demanda de cada área.

 Abaixo, destacamos algumas peças bastante comuns nesse segmento, confira:

Uniformes para indústria de alimentos

O principal objetivo do uniforme na indústria de alimentos é evitar riscos na produção e oferecer conforto ao trabalhador durante a jornada de trabalho, pois sua utilização evita que o colaborador utilize uma roupa própria, que pode oferecer riscos de contaminação para produção de alimentos. 

O uniforme também é uma peça feita para demonstrar limpeza e padronização, fundamentais em uma indústria de alimentos, é um item de segurança sanitária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que o uniforme seja de cor clara para que seja fácil identificar a sujeira.

Para esses setores, é muito comum o uso de conjuntos de calças com elástico e blusa de brim no branco e tons claros, e são confeccionados de maneira que itens não se desprendem facilmente e caiam durante a produção,  como fiapos de linha, botões e aviamentos.

Os uniformes para indústria de alimentos normalmente têm manga comprida para evitar que pelo e suor caiam nos produtos e são resistentes às temperaturas altas ou baixas.

Os aventais também podem compor as peças de trabalho para garantir a segurança dos alimentos, e devem ser descartáveis para eventuais visitantes.

Toucas, luvas, sapatos fechados e outros Equipamentos de proteção individual devem integrar os uniformes da indústria alimentícia.

Para os escritórios da indústria, outros tipos de uniforme podem ser adotados de acordo com a identidade da empresa.

Uniformes para indústria metalúrgica

Na indústria metalúrgica o objetivo da utilização de uniformes também é oferecer conforto e segurança aos trabalhadores que lidam com soldas, materiais quentes e diversos riscos no ambiente de trabalho. 

As peças são produzidas de maneira a preservar a integridade física do usuário, aumenta o bem-estar e produtividade durante as atividades, devem ser de manga longa, de preferência. Os modelos mais comuns de uniformes para indústria metalúrgica são os macacões de brim, além dos conjuntos de calças de elástico e guarda-pó.

Algumas empresas adicionam faixa refletiva para pátios fabris mais escuros. Optar por tecidos antiestáticos, antichamas e anticorrosão dão ainda mais segurança ao trabalhador.

O azul marinho e tons de cinza são os mais usados, cores para uniformes da indústria metalúrgica escondem as tantas sujeiras a que o funcionário fica exposto. 

Uniformes para indústria química

Devido aos diversos fatores de riscos que os profissionais da indústria química estão expostos, o uniforme é um EPI também, primordial para preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, e o ideal é que tenham propriedades antiestáticas, anticorrosão e antichamas para aumentar a segurança, estão em  normas de segurança estabelecidas pela lei.

A higiene também é importante nos ambientes dessas empresas. Por isso, as cores claras são uma opção bastante frequente.

Além do macacão de brim e conjunto de calças e blusa do mesmo material, o jaleco é comum nos setores de Pesquisa e Desenvolvimento.

Aventais descartáveis também  são uma proteção extra e úteis para essas indústrias. Luvas, máscara, propé e outros completam o kit de uniformes da indústria química.

Uniformes para indústria farmacêutica

Como na indústria química , na farmacêutica os uniformes também são fundamentais EPI’s com a  função de proteger os profissionais do contato direto na pele com substâncias abrasivas, agentes químicos, minerais e tantas outras matérias-primas que são manuseadas na rotina de trabalho, além de evitar contaminações de qualquer tipo nos produtos que estão sendo manuseados.

Dessa forma, o uniforme deve conter peças com mangas compridas e serem de cores claras para mostrar se há alguma sujidade e está na hora de trocar o uniforme, como jalecos e conjuntos de blusa e calça jeans.

De acordo com as Boas Práticas de Fabricação, é obrigatório o uso de uniforme próprio para as atividades realizadas em salas limpas, ambiente controlado ultra limpo e livre de microrganismos e particulados. 

Este uniforme evita a troca de partículas com o ambiente de acordo com as normas, não deve haver bordas de tecido cru a mostra, as costuras devem ser duplas ou superpostas, tudo para evitar a contaminação.

Uniformes para cozinha industrial

Os uniformes para cozinha industrial são essenciais para garantir a higiene dos alimentos e o conforto de quem os prepara. O objetivo principal é evitar que o profissional seja atingido por algo quente e que ele comprometa a segurança dos alimentos.

Recomenda-se  que os uniformes sejam de manga longa, feitos de tecidos que reduzem o calor, com algodão na composição.Os uniformes mantêm os profissionais sob temperatura normal na cozinha, além de proteger do fogo e das baixas temperaturas dos freezers.Tecnologias são aplicadas nos tecidos do uniforme de cozinha para ele ser repelente a água e óleo

Propriedades antichamas também são bem-vindas, já que é um ambiente com presença de fogo. Assim, se uma fagulha cair no uniforme, os riscos de queimadura são menores.

Qual a importância de utilizar os uniformes nas indústrias?

O uniforme traz benefícios não só para o funcionário, como também para a empresa. Afinal, quando todo o quadro de funcionários está equipado com seus uniformes e EPI’s de forma correta, é possível garantir a segurança de todos e o cumprimento das leis trabalhistas referentes ao tema.

E para mostrar que a companhia valoriza a segurança e a saúde de seus funcionários, é recomendado estabelecer a obrigatoriedade do uso de uniformes além de garantir que as peças sejam fornecidas por uma empresa experiente e de confiança no mercado.

Encontre os melhores uniformes para indústrias aqui!

Agora que você já sabe sobre a importância dos uniformes na indústria, chegou a hora de adquiri-los em um lugar de confiança, que trabalhe com produtos da melhor qualidade. Este lugar é na PreveOeste.

Aqui na PreveOeste temos os melhores uniformes para o setor industrial, com o melhor custo benefício do mercado. Além de diversos outros produtos EPIs para a proteção de seus funcionários e para o bem de sua empresa.

Acesse nossa loja virtual e confira nossas variedades de produtos. Somos a maior loja de EPI online da região.

Não se esqueça: nos siga no Instagram para ver todas as novidades da área, acompanhe nosso canal no YouTube e fique bem informado através do blog!

Esse conteúdo te ajudou? Então explore nosso blog, que tem muito mais!