Saiba tudo sobre a luva cirúrgica estéril e sua importância para procedimentos cirúrgicos!

O uso de luvas são itens indispensáveis no dia-a-dia dos profissionais de saúde. Praticamente todas as atividades desempenhadas em clínicas e hospitais requerem a utilização desses equipamentos de proteção individual (EPIs).

O objetivo do uso das luvas é proteger os profissionais de saúde e o paciente de contrair infecções hospitalares, durante a execução das atividades cirúrgicas.

É muito importante que gestores de hospitais e clínicas disponibilizem aos profissionais luvas adequadas às atividades executadas, pois cada técnica e procedimento é recomendada que se utilize um certo tipo de luva, que tenha o material certo para a proteção do paciente e do profissional.

Para garantir o modelo certo, é importante fazer  pesquisar um bom lugar para adquirir esses itens, além de estar por dentro dos melhores materiais e tipos que o mercado oferece. É bom também estar atento ao estoque de luvas disponíveis.

O responsável por clínicas e hospitais precisa ficar atento ao comprar esses tipos de luvas, para poder garantir o modelo e tamanho corretos para a sua equipe.

É também importante garantir um armazenamento adequado, para que, assim, não haja o comprometimento dos materiais dessas luvas.

Não se esqueça, também, de garantir o descarte correto desses itens – afinal, a prevenção deve seguir todo o tempo de uso das luvas, até o final dos procedimentos cirúrgicos.

Leia a seguir:

Como escolher o material da luva?

Para identificar qual o material é o mais adequado é necessário avaliar se o usuário possui algum tipo de alergia e os níveis de elasticidade e conforto das luvas.

As luvas hospitalares são confeccionadas de borracha natural, sintética ou da mistura desses materiais, bem como de vinil.

Vale lembrar que as luvas cirúrgicas estéreis são EPIs de uso único, de formato anatômico, com punhos capazes de assegurar ajuste ao braço do usuário para utilização em cirurgias.

Cada um dos materiais possui suas características próprias, que podem fazer toda a diferença durante o uso.

Veja a seguir as diferenças entre elas:

Látex

O látex é constituído de borracha natural e oferece excelente capacidade de vedação. Tem uma boa elasticidade e durabilidade. Protege bastante contra contato potencial com sangue, fluidos corporais, secreções, excreções e objetos visivelmente sujos com fluidos corporais, é bem confortável, além de ser encontrada por valores acessíveis.

Uma desvantagem deste material é que muitos usuários podem ter ou desenvolver alergia e sensibilidade à borracha natural. Dessa forma, o ideal é suspender o uso e optar por materiais sintéticos. 

Látex de baixa proteína

As luvas de látex de baixa proteína são uma alternativa para quem tem alergia à borracha natural. Contudo, vale destacar que o item não tem muita sensibilidade.

Nitrila

As luvas de nitrila são feitas de um derivado do petróleo, com propriedades de barreira, tem a função de proteção contra perfurações, cortes e produtos químicos, sendo bastante indicadas para o manejo de agentes químicos e biológicos.

Pode ser uma excelente opção de modelo para quem tem alergia ao látex.

A única desvantagem desta luva é que ela é menos resistente ao ser colocada em contato com solventes, ésteres e cetonas. No entanto, como na área da saúde quase não se utiliza esses materiais, essa ainda pode ser uma ótima opção.

Vinil

Os modelos de luvas feitos em vinil são uma opção econômica. Elas são menos flexíveis e elásticas, como as de látex e a de nitrila. Por isso, esse modelo tem mais opções de tamanhos.

Porém, esse tipo de luvas oferecem pequena proteção contra exposição a fluidos corporais e agentes infecciosos. Segundo a OMS, a recomendação de uso para esse tipo de luva são tarefas de curta duração.

A desvantagem está na qualidade do material, que pode variar de acordo com o fabricante. Por isso, conte sempre com um distribuidor de EPIs confiável.

Por que é importante usar a luva cirúrgica estéril em procedimentos cirúrgicos?

Como são consideradas EPIs, é muito importante que os profissionais de saúde estejam sempre equipados com as luvas cirúrgicas estéril, para a proteção contra agentes infecciosos e, assim, promover a saúde.

As luvas cirúrgicas são esterilizadas e podem ser usadas para qualquer procedimento hospitalar, seja ele invasivo ou não invasivo, aqueles em que não é preciso realizar cortes ou grandes cortes para serem feitos.

Entre esses procedimentos estão cirurgias, procedimentos radiológicos, parto vaginal, preparo de quimioterápicos e nutrição parenteral total, entre muitos outros.

Veja alguns exemplos de procedimentos menos invasivos, mas, que ainda sim, necessita a utilização das luvas:

  • Partos vaginais;
  • Procedimentos radiológicos invasivos e de acesso vascular (linhas centrais);
  • Preparo de nutrição parenteral total;
  • Preparo de agentes quimioterápicos.

Em todas essas situações, não basta a utilização de uma luva de segurança, é preciso que ela seja totalmente esterilizada e de uso único, sendo descartadas após o procedimento.

Quais áreas precisam utilizar a luva cirúrgica estéril?

Como as luvas cirúrgicas estéreis são consideradas equipamento de segurança, toda a área da saúde, que realiza qualquer tipo de cirurgia e procedimento, deve fazer uso das luvas para evitar transmissões de infecções.

Sendo assim, podemos dizer que todas as áreas da medicina em que se realiza cirurgias, invasivas ou não invasivas, estão dentro das que devem utilizar as luvas estéreis, e outras como dentistas, oftalmologistas, cirurgiões plásticos, dermatologistas, ortopedia, entre outros. 

Onde encontrar a luva cirúrgica estéril?

É de extrema importância que a luva utilizada em clínicas e hospitais seja de qualidade. Nesse sentido, vale a pena até investir um pouco mais em um EPI confiável, para evitar grandes problemas mais adiante.

Agora que você aprendeu muita coisa sobre o universo das luvas cirúrgicas estéreis, sabe bem de sua importância, os tipos e melhores materiais e como deve usar.

Chegou o momento de saber onde encontrar as luvas cirúrgicas estéreis com o melhor custo-benefício do mercado. Aqui na PreveOeste temos os mais diversos tipos de luvas, com os melhores materiais, tamanhos e preço.

Através da nossa loja virtual, você poderá conhecer nosso catálogo de luvas cirúrgicas, além de ter acesso a todos os nossos produtos. Somos a maior loja de EPI online da região.

Não se esqueça: nos siga no Instagram para ver todas as novidades da área, acompanhe nosso canal no YouTube e fique bem informado através do blog!

Esse conteúdo te ajudou? Então explore nosso blog, que tem muito mais!