Se você trabalha com forno, precisa conhecer a NR 14!

Se preocupar com a segurança e saúde do trabalhador, além de ser uma obrigação por lei, é essencial para a reputação da empresa no mercado. Além disso, quanto mais seguro e confiante o trabalhador estiver, mais produtivo ele será.

As Normas Regulamentadoras (NRs) foram criadas em 1978, com o objetivo de justamente reger todos os procedimentos preventivos e ações que visam oferecer a segurança necessária aos colaboradores, diante dos riscos que estão expostos ao desempenhar sua atividade. 

Independente da sua atuação, existe uma Norma Regulamentadora para abrangê-la! A NR 14, que vamos ver mais nesse texto, trata da segurança dos colaboradores que exercem atividades com forno.

Leia a seguir:

O que é a NR 14 e qual o seu objetivo?

Conforme vimos acima, a NR14 é a Norma Regulamentadora que estabelece quais os requisitos técnicos que devem ser adotados na construção, utilização e manutenção dos fornos. 

Isso quer dizer que ela irá estabelecer os padrões de segurança, conforto e higiene ocupacional na utilização desses equipamentos.

Além disso, a Norma garante que os riscos gerados pelo seu uso não ultrapassem os limites de tolerância estabelecidos pela NR 15, que, por sua vez, trata de atividades consideradas insalubres, ou seja, atividades que expõem os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites legais permitidos.

Quais são as medidas de segurança estabelecidas pela NR 14?

A NR 14 procura oferecer o máximo de segurança possível aos trabalhadores que exercem suas atividades com forno, diminuindo o risco de acidentes e doenças ocupacionais.

A seguir, veja as medidas de segurança descritas na NR 14 para a utilização dos fornos:

  • Os fornos devem ser instalados em locais adequados, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores;
  • Os fornos devem ser instalados de forma a evitar acúmulo de gases nocivos e altas temperaturas em áreas vizinhas;
  • As escadas e plataformas dos fornos devem ser feitas de modo a garantir aos trabalhadores a execução segura de suas tarefas;
  • Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador e evitar retrocesso da chama.

No que diz respeito, ainda, aos fornos a combustível, a NR 14 estabelece a necessidade deles portarem uma chaminé adequada para oferecer a livre saída dos gases tóxicos eliminados pelo equipamento.

Importante salientar, também, que a liberação dos gases deve, obrigatoriamente, seguir as normas técnicas em vigor sobre a poluição do ar, para não causar ou nem agravar nenhum tipo de dano ambiental.

Quais os riscos oferecidos pelo forno?

O forno pode gerar diversos tipos de riscos no ambiente de trabalho. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Ruídos extremos

Os riscos relacionados aos ruídos geralmente podem ser medidos de duas formas: através da altura e pelo tempo de exposição do trabalhador. Ou seja, quanto mais tempo exposto aos ruídos, consequentemente, pior o risco de desenvolver alguma doença.

Além dos ruídos prejudicarem a atenção do trabalhador à atividade, a exposição excessiva a ruídos pode causar problemas de audição, insônia e até mesmo impotência sexual.  

Baixa iluminação

Os trabalhadores que atuam na área de fornos industriais também podem ficar expostos ao risco de baixa iluminação, dependendo do ambiente em que o equipamento está instalado.

Esse problema pode interferir diretamente na visão e na musculatura que envolve toda a área ocular, ocasionando problemas de pele, irritação nos olhos, cansaço visual, podendo chegar até outras doenças mais graves.

Alta temperatura

O colaborador que trabalha diariamente exposto a altas temperaturas deve seguir todas as recomendações de segurança, a fim de evitar a desidratação, possíveis queimaduras e outros problemas, como por exemplo o câncer de pele.  

Este é um dos principais motivos pelos quais o uso dos Equipamentos de Proteção Individuais, também conhecidos como EPIs, é imprescindível para o profissional.

Umidade

A umidade é mais um risco descrito na NR 15, mais precisamente no Anexo X. Onde há o seguinte parágrafo:

“As atividades ou operações executadas em locais (…) com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho”.

Esses são alguns exemplos de riscos que o trabalhador que atua diretamente com fornos está exposto ao exercer suas atividades de trabalho. 

A insalubridade é tratada diretamente pela NR 15, que define os limites de tolerância para cada tipo de risco presente no ambiente de trabalho.

O termo insalubre é usado para definir qualquer risco ambiental que causará danos a curto, médio ou longo prazo à saúde do trabalhador.

Esses danos podem ser causados em diversos níveis de gravidade, e muitas vezes são irreversíveis.

Se você quer saber mais sobre a NR 15, acompanhe o nosso blog! Em breve, faremos uma publicação exclusiva sobre ela.

Atualização da NR 14

A última e única atualização da NR 14, ocorreu em 6 de junho de 1983. Entre as alterações podemos destacar:

“14.1 Os fornos, para qualquer utilização, devem ser construídos solidamente, revestidos com material refratário, de forma que o calor radiante não ultrapasse os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora – NR 15.”

“14.2 Os fornos devem ser instalados em locais adequados, oferecendo o máximo de segurança e conforto aos trabalhadores.”

“14.2.1 Os fornos devem ser instalados de forma a evitar acúmulo de gases nocivos e altas temperaturas em áreas vizinhas.” 

“14.2.2 As escadas e plataformas dos fornos devem ser feitas de modo a garantir aos trabalhadores a execução segura de suas tarefas.”

“14.3 Os fornos que utilizarem combustíveis gasosos ou líquidos devem ter sistemas de proteção para: a) não ocorrer explosão por falha da chama de aquecimento ou no acionamento do queimador; b) evitar retrocesso da chama. 14.3.1 Os fornos devem ser dotados de chaminé, suficientemente dimensionada para a livre saída dos gases queimados, de acordo com normas técnicas oficiais sobre poluição do ar.”

Como posso proteger meus funcionários?

Para proteger os funcionários da sua empresa e estar de acordo com as leis, é fundamental o uso dos EPIs.

A PreveOeste é o lugar certo para você encontrar os melhores EPIs com os preços mais competitivos do mercado.
Acesse nosso site e encontre todos os produtos ideias para você na maior loja de EPI online da região!!