Segmento automotivo e os EPI’s essenciais

Pensando nisso, trabalhamos com a série de segurança no trabalho e abordamos diretamente a importância dos Equipamentos de Proteção Individual em diversos setores e agora, viemos falar sobre o segmento automotivo.

A segurança é prioridade em todo e qualquer ambiente de trabalho, garantindo tranquilidade para o empregado e também para as empresas.

Pensando nisso, trabalhamos com a série de segurança no trabalho e abordamos diretamente a importância dos Equipamentos de Proteção Individual em diversos setores e agora, viemos falar sobre o segmento automotivo.

Por mais simples que possa parecer, lidar com carros exige tantos cuidados quanto em qualquer outro ramo da indústria e, por isso, separamos alguns EPI’s indispensáveis para o setor automotivo.

Listamos abaixo alguns equipamentos que precisam estar na lista das empresas que atuam neste ramo. Confira!

Leia a seguir:

Luvas de proteção

Esse equipamento é recomendado para mecânicos, área de funilaria e pintura. Separamos a necessidade da utilização deste EPI em cada área.

Aos mecânicos, o equipamento protege as mãos de resquícios mais quentes, como óleo, por exemplo.

Na funilaria, o material precisa ser de couro para proteger o trabalhador em etapas de solda, por exemplo.

Com os trabalhadores que atuam com pintura, o material deve ser impermeável para evitar o contato das mãos com a tinta por um longo período de tempo.

Tecido adequado

Cada setor do ambiente industrial precisa de um tecido que possa proteger o trabalhador de riscos diferentes. Por exemplo, um funileiro, vai precisar de um tecido que o proteja de queimaduras e cortes. Nesse caso, o tecido indicado seria o brim, que é resistente e feito de algodão e fibra sintética.

Já se o trabalhador atua com pintura, é interessante um macacão longo e de tecido resistente e impermeável, visando proteger o corpo da exposição com a tinta.

Calçados de segurança

Um dos EPI’s mais utilizados em todo ambiente do setor automotivo.o calçado e surge como um “coringa” e pode atuar em todas as áreas, protegendo o trabalhador de queimaduras, batidas, arranhões e cortes.

Protetor auricular

Outro EPI básico de qualquer setor. Protege os ouvidos de ruídos que, com excesso de exposição, o trabalhador pode desenvolver perda auditiva.

Gostou desse conteúdo? Espalhe por aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *