Setor de estética, tudo o que você precisa saber sobre esse segmento.

O trabalho realizado pelos profissionais da estética pode parecer inofensivo e sem muita necessidade de cuidados. Porém, como em qualquer tipo de trabalho, a área da estética também pode oferecer alguns riscos aos trabalhadores.

Por isso, a biossegurança é fundamental nessa área. Mas o que é a biossegurança?

O conceito de biossegurança na estética refere-se à prevenção de doenças neste ambiente de trabalho, de modo a minimizar os riscos e promover a saúde dos colaboradores e clientes.

De maneira geral,  é o conjunto de instrumentos e procedimentos para garantir a saúde e higiene no ambiente de trabalho.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o conceito significa “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.”

Ou seja, a biossegurança diz respeito a um conjunto de condutas e ferramentas que devem ser respeitadas e utilizadas em determinados ambientes para garantir boas condições sanitárias para quem promove o serviço e para quem utiliza dele. Para estar de acordo com os procedimentos de segurança é preciso manter atenção a algumas questões que trataremos a seguir.

Uma das ações de biossegurança para a proteção da saúde do colaborador (a) durante o trabalho, é o uso dos EPIs, Equipamentos de Proteção Individual.

Esses equipamentos são utilizados para impedir que agentes químicos e/ou tóxicos, presentes em alguns produtos, possam entrar em contato com alguma parte do corpo do profissional, comprometendo a sua saúde.

Além disso, os EPIs protegem que microrganismos provenientes dos clientes sejam passados através de fluidos orgânicos, como sangue, secreções e excreções, que podem contaminar o profissional.

Os Equipamentos de Proteção Individual incluem luvas, jaleco, touca, máscara e óculos de proteção.

Leia a seguir:

Quais os EPIs necessários no setor de estética

Veja abaixo os Equipamentos de Proteção Individual necessários para quem trabalha com estética:

Luvas

São usadas como uma barreira de proteção mecânica, prevenindo a contaminação das mãos ao manipular materiais que contenham agentes químicos e ou contaminados, assim reduzindo a possibilidade de transmissão de microrganismos. Sempre lave as mãos antes de vesti-las e atente-se para não sair com as luvas fora do ambiente de trabalho, não abrir portas e não mexer no celular durante seu uso. Nunca reutilize as luvas e faça o descarte de forma segura.

Jalecos

São usados para fornecer uma barreira de proteção à roupa do profissional, protegendo a pele da exposição de agentes químicos e ou sangue e fluidos, reduzindo a transmissão de microrganismos. Deve ser de manga longa e seu uso é permitido somente nas áreas de trabalho, nunca em refeitórios, elevadores, toaletes, e outros locais públicos.

Touca

O uso da touca evita a queda de cabelos na área de procedimento, tendo em vista que é uma fonte de infecção, pois pode conter inúmeros microrganismos. Além disso, protege a profissional de uma possível contaminação em seus cabelos, através de secreções que podem espirrar do paciente. Dessa forma, é uma medida de segurança e higiene tanto para o paciente como para o profissional, pois ambos devem utilizá-la durante o procedimento.

Os cabelos devem estar totalmente presos, sem mechas aparentes. Toucas descartáveis não devem ser guardadas e utilizadas, pois apresentam um meio bastante propício para a proliferação bacteriana.

Máscaras

Importante forma de proteção da boca e nariz contra a ingestão e inalação de agentes químicos e ou de microrganismos durante a fala, tosse e espirros. As máscaras devem ser utilizadas durante todos os procedimentos, podendo ser usada por no máximo 2 horas e descartada a cada paciente.

Óculos de proteção

Os Óculos devem ser utilizado para evitar que agentes químicos e ou sangue, pus ou saliva atinjam os olhos da profissional durante o procedimento. Sua limpeza deve ser realizada com soluções anti-sépticas e germicidas.

Qual a importância de utilizar os EPIs no setor de estética

Muitas pessoas mudaram seus pensamentos sobre procedimentos estéticos. Devido ao grande número de informações disponíveis, é cada vez mais comum a procura por conteúdos sobre determinado assunto e serviços antes que seja feita a decisão de um fazer um certo investimento ou, então, a visita a um estabelecimento estético.

Dessa forma, demonstrar profissionalismo, não apenas no serviço técnico prestado, mas também observando os cuidados pertinentes à legislação específica que envolve segurança, é um fator importante na hora de garantir a preferência dos clientes.

Nesse sentido, é necessário oferecer proteção e seriedade, consequentemente, apresentando credibilidade ao cliente, o que facilita a fidelização de sua clientela.

Essa realidade ficou ainda mais evidente com a pandemia da COVID-19, já que a doença se propaga muito facilmente, principalmente ao entrar em contato com as mucosas.

Os estabelecimentos de beleza, em especial os salões de beleza, precisam ficar ainda mais atentos e cuidadosos com os procedimentos de segurança e higiene. Cada cliente precisa ser tratado com cuidado e seguindo todas as medidas de segurança.

Fazendo isso, o estabelecimento demonstra além de credibilidade e respeito à legislação, zelo e carinho com sua clientela.

Como mencionamos acima, a biossegurança na estética é um assunto delicado e que fica cada vez mais importante. Sendo assim, é fundamental seguir à risca os procedimentos adotados pela legislação, para evitar problemas e atuar com profissionalismo.

Fora isso, tem também os cuidados simples com o próprio colaborador, que também pode adoecer se tiver contato com microorganismos oriundos de clientes e/ou se tiver contato com algum agente proveniente dos produtos utilizados.

Dessa forma, é imprescindível que o profissional de estética esteja equipado com todos os EPIs necessários para a sua segurança e a do cliente.

Vale lembrar, que a empresa deve providenciar esses equipamentos de proteção individual de seus funcionários e exigir o uso contínuo, assim como requisitar a utilização obrigatória de máscaras para seus clientes.

Encontre os melhores EPIs aqui!

Agora que você já sabe os procedimentos necessários para ter segurança na área de estética, chegou a hora de adquirir os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da melhor qualidade para que seu estabelecimento tenha, além de credibilidade, segurança tanto para os profissionais, quanto para os clientes.

 Aqui na PreveOeste você encontra os melhores EPIs para área estética e com o melhor custo benefício. Visite nossa loja online e veja nossas opções e fique de olho em nossos produtos. Somos a maior loja de EPIs online da região.

Não se esqueça: nos siga no Instagram para ver todas as novidades da área, acompanhe nosso canal no YouTube e fique bem informado através do blog!

 Esse conteúdo te ajudou? Então explore nosso blog, que tem muito mais!