Talabarte: O que é e como usar?

O talabarte faz parte daqueles equipamentos que muita gente sabe o que é, mas não sabe o nome. Vamos simplificar para você: Aquele cabo que o trabalhador usa quando vai se expor em um local muito alto.
Brincadeiras à parte, esse é um EPI fundamental e indispensável no trabalho em altura ao lado do cinturão de segurança.
Essa dupla tem a missão de garantir a proteção contra acidentes de trabalho principalmente à queda. Geralmente é usada em trabalhador que realiza seu serviço em andaimes, telhados e torres, por exemplo.
Pensando nisso, vamos separar aqui os tipos de talabarte mais utilizados no mercado.
Leia a seguir:
- Talabarte simples em “I”
- Talabarte duplo em Y
- Equipamento com absorvedor de energia.
- Temos também o especial de posicionamento
- Equipamento de segurança é na Preveoeste
Talabarte simples em “I”
Com apenas um gancho, o talabarte simples é usado em situações onde não existe a necessidade de reposicionar o gancho.
Talabarte duplo em Y
Esse tipo possibilita alterar o posicionamento dos ganchos para garantir a movimentação de maneira ágil e segura. O talabarte duplo, pelo formato que apresenta, é chamado de talabarte em Y.
Equipamento com absorvedor de energia.
Para talabartes que possuem mais de 90 cm de comprimento se torna obrigatória a inclusão do absorvedor de energia. Esta tecnologia, a desaceleração é gradativa e garante que a força de impacto não ultrapasse 6 kN, protegendo muito mais o trabalhador.
Temos também o especial de posicionamento
Utilizados em atividades que necessitam de trabalho posicionado e com as mãos livres para executar tarefas, esses EPIs não podem ser utilizados para retenção de queda.
Equipamento de segurança é na Preveoeste
Na hora de escolher o seu talabarte com todos os certificados necessários e com alta qualidade para garantir a sua segurança no serviço.
No nosso site, além de uma linha completa de equipamentos de segurança, você ainda tem pagamento facilitado, melhor preço e entrega rápida para todo o Brasil. Conte com a Preveoeste para garantir um ambiente de trabalho mais seguro.
Deixe um comentário