Tudo o que você precisa saber sobre calçado softwork
Você pode pensar que dificilmente um tipo de calçado pode ser considerado um equipamento de segurança, né? Pois bem, sim. Alguns sapatos podem salvar a integridade física de alguém que vai realizar algum tipo de serviço que apresente algum risco à saúde, como em caso de pisos escorregadios, manejar algo pesado que possa cair nos pés ou se o trabalhador mexer com algo que possa passar eletricidade.
E hoje em dia, além de funcionais, alguns tipos de calçados para uso profissional também são produzidos com alta tecnologia, com diversas opções de designs modernos aliando segurança, conforto e beleza
Por isso, é de suma importância que os trabalhadores, sobretudo, os empregadores, se certifiquem de que os serviços estão sendo realizados com proteção, desde a cabeça aos pés, evitando assim, qualquer tipo de acidente.
Leia a seguir:
- O que são calçados softworks?
- Qual a importância do calçado softwork?
- Quais áreas devem utilizar o calçado softwork?
- Encontre os melhores EPIs para o seu negócio aqui!
O que são calçados softworks?
Quando se fala em calçados de proteção individual para trabalhos profissionais, o mais indicado do mercado é o softworks.
Esse tipo de sapato é considerado um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e é indicado para ser utilizado em em restaurantes, padarias, hospitais, clínicas, hotéis, frigoríficos, açougues, abatedouros, limpeza e outros ambientes com pisos escorregadios.
Além disso, existem uma gama de modelos de softworks que são antiderrapantes e contam com o Certificado de Aprovação, um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que identifica Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que estejam em linha com as exigências da NR 6 – Equipamento de Proteção Individual.
Esses tipos de sapatos são feitos de material impermeável, leve, flexível, tem absorção de impactos e seu solado é antiderrapante e resistente a óleo.
Os modelos são considerados modernos e são, na maioria das vezes, confeccionados em EVA composto com componentes bactericidas.
Para realizar a higienização do calçado, é muito simples, basta utilizar apenas água e sabão, ou também água sanitária para desinfetar. A secagem também é simples e pode ser feita deixando secar sozinho ou apenas com um pano seco.
Qual a importância do calçado softwork?
Como dissemos acima, é dever da empresa e do empregador, segundo a NR6 —uma norma regulamentadora que estabelece a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas — providenciar a entrega de EPIs, inclusive algum tipo de calçado de segurança.
Qualquer tipo de risco que o trabalhador possa estar exposto durante a realização de suas atividades, é importante o uso dos equipamentos de proteção corretos para cada tipo desses perigos.
Trabalhadores das áreas de limpeza, cozinha industriais e hospitais, estão constantemente expostos a certos tipos de riscos como temperaturas extremas, seja ela quente ou fria, contato com produtos químicos, e chão escorregadio, e para garantir a segurança desses indivíduos os calçados softworks são essenciais.
Quais áreas devem utilizar o calçado softwork?
Como já mencionado neste conteúdo, os calçados softworks são equipamentos de segurança, sendo assim, o uso deste dispositivo deve ser feito por trabalhadores que exercem funções que protejam os pés de escorregar ou de exposição a temperaturas extremas, entre outras.
Em caso de trabalhadores que são expostos a riscos maiores, como eletricistas, operadores de construção civil, o calçado deve ser outro diferente do softwork. Devem buscar o EPI correto para a sua função.
As áreas em que os calçados softworks são indicados, são:
Área de limpeza
Por conta da grande exposição com água e lavagem de pisos, os calçados softworks podem e devem ser usados na área de serviços de limpeza. Como o solado do sapato é antiderrapante, é ideal para evitar possíveis quedas devido ao chão molhado.
Restaurantes, Cozinhas Industriais, Padarias e Hotéis
Como os estabelecimentos que trabalham com alimentos, tendem a estar expostos com chão molhado, os calçados softworks são ideais para evitar quedas entre os colaboradores.
Além disso, pode ocorrer, também, que alguns alimentos caiam no chão, o que pode provocar quedas ao serem pisados.
Hospitais, Clínicas e Laboratórios
As áreas hospitalares são os locais mais comuns de encontrarmos os calçados softworks, pois, além de serem bastante confortáveis para uma rotina de uma área muito ativa, eles também protegem contra escorregões e possíveis cortes e perfurações.
Açougues e frigoríficos
Nos açougues e frigoríficos o uso dos calçados softworks são essenciais para evitar quedas, por conta da umidade frequente em que se encontra o chão desses estabelecimentos.
Por estar em constante manuseio de produtos que são armazenados congelados, o trabalhador é exposto a temperaturas que podem alcançar 30ºC negativos.
Dessa forma, o uso desse tipo de calçado é imprescindível, pois protege os pés, não só contra riscos de acidentes ocupacionais, mas, principalmente, contra o frio, a umidade e agentes biológicos, evitando lesões e infecções na pele, além de evitar que o colaborador escorregue quando tiver água no chão.
Encontre os melhores EPIs para o seu negócio aqui!
Agora que você sabe melhor sobre os calçados softworks e entendeu mais para que eles servem, é importante escolher uma loja segura e de qualidade para adquirir o seu produto.
Aqui na PreveOeste temos os melhores modelos de softworks, feitos com materiais da melhor qualidade, e com a autenticação do Certificado de Autenticação, emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Nós temos mais de 20 anos no mercado e somos a maior loja de EPIs online da região.
Temos expertise em atender as necessidade e responsabilidades de proteger seus colaboradores e assim, entregar bons produtos com o melhor custo benefício.
Visite nosso site e veja nossos diversos modelos de calçados softworks. Aproveite também e veja nossa gama de produtos para a segurança da sua empresa e dos seus funcionários.
Não se esqueça: nos siga no Instagram para ver todas as novidades da área, acompanhe nosso canal no YouTube e fique bem informado através do blog!
Esse conteúdo te ajudou? Então explore nosso blog, que tem muito mais!