Você sabe quais são os EPIs para Trabalho em Altura? E sobre a norma regulamentadora 35 ou NR35.

No post de hoje, você confere quais são os EPI para trabalho em altura, e o que determina a NR-35.
Independente de qual é o tipo de trabalho que o trabalhador está realizando, se existe a mínima presença de riscos ocupacionais a empresa deve, por lei, aplicar todas as medidas preventivas necessárias para garantir a saúde e a segurança de seus colaboradores.
Quando estamos falando em atividades em altura, esse pensamento continua sendo o mesmo, e é necessário tomar muito cuidado para que tudo dê certo.
Para desempenhar qualquer atividade em um local muito alto, o profissional precisa estar devidamente equipado, e utilizar equipamentos de proteção individual novos e de qualidade, tais como os previstos pela NR-35, a norma reguladora que define todo EPI para trabalho em altura.
Muitas empresas ainda pecam no quesito EPIs para trabalhos em altura. Dessa forma, elas colocam em risco a saúde e a segurança ocupacional de seus colaboradores.
Por isso, para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, e esclarecer dúvidas sobre a norma regulamentadora, preparamos esse post exclusivo para abordar mais detalhes sobre NR-35. Confira!
Leia a seguir:
- O que é a NR-35 e qual é a sua importância?
- Quais empresas precisam aplicar a NR-35?
- EPI para trabalho em altura: conheça os principais
- Onde Comprar?
O que é a NR-35 e qual é a sua importância?
Como comentamos brevemente acima, a NR-35 é uma norma regulamentadora, responsável por definir todas as leis de controle dos riscos ocupacionais, dos trabalhos e atividades que estão relacionados à altura.
Ela surgiu para ajudar a reduzir e minimizar os riscos por acidente de trabalho dentro dessas ocasiões. Afinal de contas, quando falamos em acidentes em altura, quando não é fatal, pode acabar incapacitando o profissional.
Assim, a NR-35 ajudou a estipular diretrizes únicas e muito bem definidas sobre trabalhos em altura, para que as empresas pudessem aplicá-las da maneira correta.
Nela, é possível encontrar todos os mínimos detalhes sobre procedimentos técnicos adequados, treinamentos essenciais, assim como saúde ocupacional.
Quais empresas precisam aplicar a NR-35?
Todas as empresas que possuem alguma atividade que deve ser executada a uma distância de, no mínimo, 2 metros de altura do nível mais baixo do local, deve aplicar as diretrizes impostas pela NR-35, independente de ser uma empresa pública ou privada.
Além disso, outro ponto muito importante de destacar sobre a NR-35, é que a norma impõe especificações que se aplicam tanto aos colaboradores como aos empregadores, descrevendo as responsabilidades e direitos de todos.

EPI para trabalho em altura: conheça os principais
Bom! Agora que você já sabe um pouco mais sobre a NR-35, e qual é a sua importância, vamos falar sobre os principais EPIs devemos usar em trabalho em altura.
Como comentamos acima, considera-se como um trabalho em altura, qualquer atividade feita a 2 metros acima do nível do piso mais baixo do local.
Para os trabalhos em altura, não existe apenas um equipamento para se utilizar em todas as atividades. Afinal, cada uma das tarefas em altura, precisa de seus próprios equipamentos de proteção individual.
Portanto, é muito importante conhecer bem o tipo de atividade a se executar. Assim, é possível selecionar os EPIs corretos, para garantir a segurança dos profissionais durante todo o trabalho.
Enfim, confira quais são os EPIs para trabalho em altura mais indicados e utilizados atualmente:
Cinturão paraquedista
O chamado de cinturão paraquedista é uma espécie de cinto, que fica alocado na parte inferior do peitoral do profissional e sustenta, também, a região dos ombros e ao redor das coxas, de forma muito similar aos cinturões utilizados pelos paraquedistas, daí o nome do EPI.
O cinturão serve para sustentar todo o corpo do profissional durante a execução das suas atividades nas alturas, garantindo mais segurança.
O cinturão paraquedista 4 pontos CA 35125 da Steelflex, por exemplo, é uma das opções mais completas e seguras do mercado.
Talabarte
O talabarte é um equipamento de proteção que pode ser ou não regulável, e que permite limitar os movimentos que o profissional realiza.
Dessa forma, o talabarte faz o papel de um sistema de segurança em altura, que ajuda a sustentar o colaborador no alto e evitar acidentes.
Uma ótima opção é o talabarte Y duplo 55cm da Mg Cintos, que também conta com tecnologia de absorção de energia.
Trava queda
Provavelmente, esse é um dos EPIs para trabalho em altura mais famosos. O trava queda é muito utilizado em atividades que exigem que os profissionais se movimentam de forma horizontal ou vertical.
Ele fica conectado diretamente ao cinturão de segurança de cada colaborador, para assegurar uma maior proteção do mesmo contra quedas do alto.
Existem vários tipos de trava queda, que podem variar de acordo com os pontos de ancoragem e na existência de proteção para a lombar, por exemplo.
Dessa forma, é muito importante escolher o trava queda correto para o tipo de atividade a se executar. Caso você tenha dúvidas sobre isso, recomenda-se procurar uma consultoria técnica, ou empresa especializada que possa te ajudar.
Um dos melhores e mais seguros trava quedas do mercado é o trava quedas retrátil com cabo de aço 6 metros produzido pela Steelflex, confeccionado para uso em posição vertical.
Assento de suspensão
Um último EPI considerado como fundamental para trabalho em altura, é o assento de suspensão.
Esses assentos permitem uma maior mobilidade dos profissionais, sendo indicado para atividades como limpeza de prédios, construção civil, resgates, usinas elétricas, manutenção de postes e etc.
O assento de suspensão da Steelflex, além de garantir a segurança do profissional, também é muito confortável, estável e ergonômico. Por isso, é uma ótima aposta para quem precisa adquirir esse tipo de equipamento de proteção individual.
Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado a entender mais sobre a NR-35, e os EPIs essenciais para trabalhos em altura. Comente com a gente o que achou do artigo e não esqueça de compartilhar!
Onde comprar?
Agora que você já sabe quais são os EPIs fundamentais para a proteção em trabalhos com altura e sobre a NR35. Pois bem, chegou o momento de comprar qual é a opção mais adequada para os seus colaboradores.
Para isso, entre na loja virtual da PreveOeste e encontre as opções que você precisa. Todos os produtos oferecidos na PreveOeste, contam com o Certificado de Aprovação. Desse modo, são indicadas para garantir a segurança da sua empresa.
Somos a maior loja de EPI online da região, possuímos uma variedade de produtos de limpeza, equipamentos de proteção, descartáveis e impermeáveis com os melhor preço, acesse já nosso site ou compre em nossa loja física.